Habilitações de Biomedicina
Patologia Clínica
Poderá atuar no processo de coleta, armazenamento e análise de fluidos corpóreos, assim como ser responsável por procedimentos pré e pós-transfusionais, além de ter a responsabilidade de emitir laudo e se responsabilizar pelo diagnóstico liberado.
Parasitologia
A habilitação em Parasitologia permite que o profissional desenvolva pesquisa sobre parasitas, fornecendo diagnóstico clínico e auxílio governamental, em relação ao saneamento básico.
Hematologia
O profissional que busca o conhecimento sobre aspectos hematológicos deverá procurar um constante aprimoramento, tendo conhecimento dos avanços tecnológicos, uma vez que muitas análises são realizadas por meio de equipamentos. No entanto, vale ressaltar que, quando o equipamento não está de acordo, ou por algum motivo estiver estragado, as análises serão realizadas pelo profissional, por isso é imprescindível o conhecimento de todas as técnicas manuais para cada tipo de análise.
Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia
A habilitação em docência tem crescido muito nos últimos anos na área da Biomedicina, visto que proporciona uma gama de grandes possibilidades para compreender diferentes áreas da própria atuação do profissional. Dentre as áreas que estão catalogadas de acordo com o CFBM, temos: Biofísica Área que compreende a comunicação ocorrida no organismo, mais precisamente é a compreensão dos estímulos de contato e da ação e reação do organismo . Virologia esta área é procurada por aqueles profissionais que querem desvendar o mundo enigmático dos vírus, ou seja, a virologia é o estudo das características essenciais e estruturais de um vírus. Fisiologia:
O profissional que busca compreender a área da fisiologia, através de pesquisa e da docência, deve se preparar para um mundo em que todo o tempo haverá mudanças. Histologia Humana o profissional atuará através da pesquisa de como os tecidos interagem entre si. Patologia
Nesta área de compreensão do profissional biomédico, ele poderá desenvolver pesquisa e trabalhar como docente nas mais diversas áreas de análises patológicas de um organismo, desde análises morfológicas de tecidos, até mesmo análises bioquímicas, hematológicas e imunológicas. A patologia é uma área que abrange inúmeras subáreas juntamente a ela, para que a pesquisa seja desenvolvida . Embriologia a área de pesquisa relacionada à embriologia vai buscar justamente estas respostas, para compreender como acontece a formação, desde a junção dos gametas sexuais até à formação de um feto. Psicobiologia
A psicobiologia é um tanto quanto nova na área de docência e pesquisa do profissional biomédico, mas veio para agregar muito conhecimento.
Saúde Pública
O profissional biomédico é um dos profissionais que podem estar à frente de projetos e até mesmo orientar processos relacionados à saúde pública
Análises Bromatológicas
O profissional biomédico, o que podemos acrescentar é que a Bromatologia se relaciona com tudo aquilo que é, de alguma forma, alimento para os seres humanos, tem a ver com o alimento, desde a produção, coleta, transporte da matéria-prima até a venda como alimento natural ou industrializado. Além disso, verifica se o alimento se enquadra nas especificações legais, detecta a presença de adulterantes, aditivos que são prejudiciais à saúde, se a esterilização é adequada, se existiu contaminação com o tipo e o tamanho de embalagens, rótulos, desenhos, tipos de letras e tintas utilizadas. Enfim, tem a ver com todos os diferentes aspectos que envolvem um alimento, permitindo o juízo sobre a qualidade do mesmo.
Citologia
Nesta atividade biomédica, poderão ser realizadas análises morfológicas das células e suas interações com o meio em que vivem, assim interagindo também com a disciplina e a habilitação relacionada à histologia humana, uma vez que um grupo de células formam um tecido .Para o acadêmico obter esta habilitação, deve ter compreendido tais aspectos durante sua formação e buscar pós-graduações específicas da área, podendo ser do tipo especialização, ou ainda, mestrado e doutorado.
Acupuntura
O profissional que busca compreender a acupuntura poderá fazer pós-graduações específicas relacionadas à área
Reprodução Humana
Esta interação de disciplinas e áreas de estudo dão ao profissional biomédico devidamente habilitado a realização de análises de identificação e classificação oocitária, processamento seminal, espermograma, criopreservação seminal, classificação embrionária, criopreservação embrionária, biópsia embrionária e Hatching, entre outras técnicas que permitam a reprodução assistida/reprodução in vitro
Farmacologia
A habilitação em Farmacologia permite que o profissional Biomédico realize estudos sobre os efeitos dos fármacos no organismo humano e suas interações com outras substâncias, a partir do estudo de propriedades físicas, químicas e bioquímicas para o desenvolvimento de novos medicamentos, buscando entender os processos de farmacocinética e farmacodinâmica dos compostos químicos.
Histotecnologia Clínica
Esta habilitação permite que o profissional processe amostras histológicas (fragmento de tecido humano, produto de biópsia) para análise macroscópica, imunohistoquímica, citoquímica e molecular, firmando os respectivos laudos.
Sanitarista
Os profissionais estão aptos a aplicar conhecimentos, com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença, controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais
Perfusão Extracorpórea
O Perfusionista (como é chamado o profissional da CEC), realiza o procedimento e monitora seus parâmetros, tais como: oxigenação, temperatura, pressão arterial, volemia e a coagulação sanguínea. Para atuar nesta área, o biomédico deve possuir título de especialista em Circulação Extracorpórea, emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea, e estar habilitado pelo CRBM.
Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
No Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório o objetivo é proteger as vias neurais dos riscos durante diferentes tipos de cirurgias, diminuindo o risco de déficits neurológicos pós-operatórios para o paciente. Na eletromiografia (EMG) é feita uma avaliação neurofisiológica do sistema nervoso periférico.
Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico
Esta habilitação permite ao profissional biomédico auxiliar e trabalhar em conjunto com outros profissionais, como médicos, fisioterapeutas e educadores físicos
Microbiologia
O profissional que deseja atuar nesta área poderá executar diferentes métodos analíticos para o reconhecimento e identificação, mas é necessário o biomédico ter habilitação em Microbiologia, a qual pode ser oferecida durante a graduação ou através de pós-graduações. No entanto, da mesma forma que a parasitologia, a microbiologia pode ser exercida por profissionais que tenham a habilitação em análises clínicas, já que esta contempla diferentes tipos de análises
Imunologia
Este profissional deve ser habilitado juntamente à sua graduação, ou através de pósgraduações, sendo responsável pela identificação, análise e por firmar laudo imunológico para um melhor diagnóstico. Além disso, o profissional poderá desenvolver pesquisa na área imunológica, desde o reconhecimento de novos antígenos, até ao desenvolvimento de novas vacinas.
Bioquímica
O profissional que compreende as técnicas e a repercussão desses índices no organismo deverá passar pela habilitação em bioquímica, a qual pode ocorrer durante sua graduação e pós-graduação. No entanto, o profissional que for patologista clínico, e buscar aperfeiçoamento na área, poderá atuar nesta habilitação. Um aspecto importante a se ressaltar é que o profissional patologista clínico pode realizar as mais diversas análises laboratoriais, mas o processo de aperfeiçoamento nos permite ter melhores habilidades frente a uma área de maior compreensão e afinidade. Como profissional com esta habilitação, ou que trabalhe no setor, o biomédico pode realizar as análises e firmar laudo, sendo passível de ser o técnico responsável pelo setor.
Banco de Sangue
Nesta habilitação o profissional biomédico poderá ser responsável por todas as análises realizadas, porém não pode ser responsável técnico em si, que é a cargo do médico hematologista . No entanto, o biomédico devidamente habilitado poderá estar à frente de análises, como, por exemplo, de tipagem sanguínea, que é o reconhecimento do sangue e do grupo Rh do paciente, para que ele seja um possível doador, por exemplo.
Radiologia
O profissional que escolhe trabalhar com o diagnóstico por imagem poderá ter em suas habilitações a área da radiologia. Como foi mencionado anteriormente, o profissional que atua nesta área fará parte de um corpo clínico responsável por submeter o paciente a diagnósticos por imagem em geral, sendo capaz de oferecer ao paciente toda a tecnologia e o manejo correto das mesmas. Além disso, o profissional poderá atuar no campo da informática médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas
Microbiologia de Alimentos
O profissional Biomédico legalmente habilitado nesta área pode assumir as atividades de responsabilidade técnica, realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos.
Análise Ambiental
A partir do conhecimento de análises ambientais, e de disciplinas relacionadas ao meio ambiente em sua graduação, o biomédico habilitado nesta área está capacitado a realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente. Este profissional também pode assumir responsabilidade técnica pelo tratamento de água e de efluentes, participar de perícias e consultorias, emitir relatórios e laudos técnicos, assinando-os (CRBM/5, 2021).
Genética
O profissional habilitado nesta área:Realiza exames em diferentes produtos biológicos, recorrendo a tecnologias bioquímicas e moleculares adequadas, desenvolvendo atividades de rastreio e diagnóstico laboratorial bioquímico e molecular, no período pré-natal e pósnatal. Monitoriza, em termos analíticos, doentes com erros hereditários do metabolismo, apoiando terapêuticas inovadoras e mantendo os seus registros e bases de dados. Presta serviços de análise proteômica e a quantificação de biomarcadores de relevância clínica, para fins de diagnóstico, prognóstico ou monitoramento de doenças, ou em apoio a atividades de investigação científica. Trabalha com a nutrigenômica, na qual compreendemos a interação de nossos genes com os alimentos, ou melhor, com os componentes presentes nos alimentos. A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração.
Biologia Molecular
É uma área intimamente ligada à genética e à bioquímica. A Biologia Molecular consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas.
Informática de Saúde
O profissional biomédico está apto a atuar nos segmentos dos Sistemas de Informação em Saúde, Prontuário Eletrônico do Paciente, Telemedicina, Sistemas de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais Biológicos, Processamento de Imagens Médicas, Internet em Saúde, Padronização da Informação em Saúde.
Toxicologista
O profissional devidamente habilitado está apto para atuar nas áreas Forense, Ambiental, Analítica, Ocupacional e Experimental, as quais têm como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos
Auditoria
O campo de trabalho está diretamente ligado aos processos de certificação e acreditação, para laboratórios de análises clínicas, indústrias e hospitais. O profissional também poderá executar auditorias de contas hospitalares, e é justamente por causa destas formas de atuar que os profissionais estão procurando a auditoria como campo de atuação.
Biomedicina Estética
Na prática, o Biomédico Estético tem a função de resolver problemas estéticos e promover o bem-estar físico e estético dos pacientes, realizando procedimentos e tratamentos preventivos do envelhecimento fisiológico do organismo e disfunções estéticas faciais ou corporais.
Gestão das Tecnologias de Saúde
A Gestão das Tecnologias de Saúde veio para habilitar e certificar que o profissional biomédico tem totais condições de auxiliar nas mais diferentes vertentes da área da saúde. De maneira geral, o profissional que optar por este campo de atuação será responsável técnico pela elaboração e implantação do plano de gerenciamento das tecnologias utilizadas na prestação de serviços de saúde
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
O Biomédico habilitado nesta área está apto para prestar atendimento, incluindo a atuação como supervisor, assunção de chefia e, ainda, compor os serviços de equipes de saúde em Universidades Públicas ou Privadas e em unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis de complexidade