inteligências multiplas

Intrapessoal

Capacidade de identificar e compreender as próprias emoções, sentimentos, objetivos.

As pessoas com essa inteligência mais desenvolvida, conhecem bem seus pontos fortes e fracos, conseguem resolver conflitos mais rapidamente, são focadas e determinadas.

Interpessoal

Capacidade de interpretar gestos, sentimentos e palavras subentendidas. Psicólogos e educadores requerem este tipo de habilidades.

Em caso de crianças, elas se mostram desde pequenas sensíveis aos outros.

Musical

Capacidade de reconhecer e reproduzir diferentes tipos de sons.

A pessoa tem facilidade de decorar músicas e melodias, é sensível a barulhos. No caso de crianças, ela consegue perceber diferentes sons no ambiente e canta para si mesma.

Naturalística

Capacidade de relacionar com o meio ambiente. O indivíduo que possui essa habilidade demonstra maior integração com plantas e animais.

Um bom exemplo são os ambientalistas.

Cinestésica

Habilidade de total domínio do corpo e capacidade física para se expressar.

Exemplo disso são os atletas e artistas circenses.

Espacial

Habilidade de criar e visualizar objetos e espaços mentalmente. Arquitetos, por exemplo, tem facilidade de criar e organizar espaços antes de transpor para o papel.

Pode ser observada em crianças que tem facilidade e interessa para montar quebra-cabeças ou organizar objetos no espaço.

Lógico-matemática

Na Teoria das Inteligências Múltiplas, essa inteligência é apenas mais uma habilidade e não se sobressai diante das outras. Está ligada a capacidade de ordem, sistematização de um indivíduo que consegue resolver problemas complexos que envolvem números de maneira rápida.

É o caso de cientistas, engenheiros, economistas. Pode ser observada em crianças que demonstram facilidade para contar e fazer cálculos.

Linguística

Habilidade do ser humano de dominar o idioma e se comunicar com outros. As pessoas que possuem essa inteligência mais desenvolvida têm facilidade para negociar algo, convencer, se expressar.

Jornalistas, políticos e poetas são um bom exemplo disso. Em crianças, ela pode ser observada naquelas que tem facilidade para contar histórias ou relatar, com precisão, experiências vividas.