Mecanismos defesa: Qualquer ação inconsciente do ego que venha a reduzir, modificar, transformar ou mesmo eliminar qualquer pulsão do id ou exigência do super ego, capaz de trazer risco ao indivíduo.

Projeção: É quando projetamos no outro partes nossas que não reconhecemos e repudiamos.(desejo, fantasia)

Negação: Não aceitar ou recusar uma parte da realidade que está desagradavel, sendo assim criar algo fictício, podendo ser algo bom ou ruim. Ex: morte

Música: Via Láctea- Legião Urbana. Compositores: Renato Manfredini Junior / Eduardo Dutra Villa Lobos / Marcelo Augusto Bonfa
"Quando tudo está perdido, eu me sinto tão sozinho, quando tudo está perdido, não quero mais ser eu".

A musica retrata a melancolia de Renato Russo que está lutando contra a Aids, mesmo acreditando que sempre há soluções para todos os problemas, ele sabe que está morrendo e acaba sentindo-se sozinho enquanto espera pela morte. E com essa melancolia, ele não quer ser mais quem é, está desistindo de tudo e todos. E para os Maias, "a via láctea era a estrada mística através da qual as almas seguiam para o submundo dos mortos".

Resistência: É o trivial da terapia. Formas de atrasos, guardar segredos, não dar continuidade no assunto, esquecer a sessão, ( Sinais pontuais)

Cisão: É uma divisão que não permite que eu perceba o objeto inteiro (rompe, quebra a minha leitura sobre o objeto).

Repressão: Impede que pensamentos dolorosos cheguem a consciência, afastando a lembrança de determinados fatos (Afastar algo que te fez mal, reprimiu)

Regressão: Leva a reversão temporária para um estágio anterior de desenvolvimento, em vez de lidar com os impulsos inaceitáveis (fase de conforto).

Dissociação: Momento em que o individuo "esquece"/"desliga" quando passa por um choque.

Sublimação: Canalizar um impulso instintivo para uma finalidade construtiva e socialmente aceita. (impulsos são deslocados para a arte, leitura)

Introjeção: O individuo incorpora aspectos de outros e "coloca" em si, como uma qualidade sua.

Idealização: Idealizar uma pessoa sem defeitos, sem erros.

Ex: começo de relacionamento.