CONHECIMENTO CIÊNTIFICO

r

Falar em conhecimento ciêntifico é falar em ciência.Este tipo de conhecimento assenta numa linguagem e realidade própria, incluindo uma cadeia:-factos (realidades),-fenómenos (ocorrências),-dados.O investigador, partindo das relações entre fenómenos, procura evidências para afirmar, descrever ou negar factos.É organizado, sistemático, racional, objectivo, empirico, replicável, metódico, comunicável, analítico, comulativo, sistemático e preciso na sua fundamentação.

Ciências Sociais e Humanas

Aceita-se que apenas uma parte dos factos que ocorrem, sejam directamente observáveis.

Processo de produção do conhecimento

Dados: O inestigador ao precisar de mais informação, parte de um conjnto parcial de dados par a elaboração de um resumo descritivo dos fenómenos observados.

Teorias: Inicia-se com a formulação de um enunciado hipotético em face de um dado corpo de conhecimentos teóricos prévios, organizados e consistentes, avançando de seguida para a sua testagem. É um método dedutivo.

Comum

r

Informação que nos chega através dos nossos antepassados e educadores. São as coisas que mais povoam o nosso quotidiano.

Práctico

r

Conhecimento adquirido á medida que vamos manipulando os objectos físicos, adquirindo experiência.

Investigação Cientifica

r

Na condução de uma investigação, o investigador é orientado por determinados objectivos operacionais, que irão variar da natureza dos fenómenos e das variáveis em presença, bem como das condições de maior ou menor controlo em que a investigação irá decorrer.O objectivo do investigador pode situar-se na explicação das relações de casualidade entre os fenómenos, obtida através da comparação.

Os objectivos da investigação podem ser apresentados de uma forma mais descritiva ou explicativa

No nível mais descritivo o primeiro objectivo é a "inventariação" das características num grupo.

A um nível mais descritivo, a investigação pode agora avançar para a "descrição de uma eventual relação entre fenómenos". Aqui o investigador pode "comparar", ou seja, recolher vários conjuntos de dados e estimar eventuais diferenças em termos de proporção ou de médias. Pode ainda correlacionar, isto é, apreciar o grau de variação conjunta de duas ou mais variáveis.

Investigação Psico-Educativa

r

As duas prespectivas que podem caracterizar maioritariamente as investigações são: empírico-analítica e a humanista-interpertativa.

Prespectiva empírico-analítica: aparece frequentemente confundida com outras expressões como investigação quantitativa, positivista e experimental. Tem como objectivoexplicar, predizer e controlar os fenómenos.

Presepectiva humanista-interpertativa: aparece mais associada a expressões como investigação qualitativa e naturalista. É uam reacção á prespectiva acima mencionada e assume-se como uma perspectiva marcadamente anti-positivista. O seu estudo não pode ser feito sem o recurso á própria perspectiva dos sujeitos implicados nas situações.

Empirico

r

Conhecimento baseado na experiência, fenómens e factos.

Teoria

r

É um sistema ou quadro descritivo, e se possível explicativo, predictor e controlador (muitas vezes provisório) dos fenómenos.