Período de Descolonização Afro-Asiática e Era Vargas

Descolonização Afro-Asiática

Figuras centrais

Nelson Mandela

Gandhi foi o pois o líder indiano que coordenou a luta pacifica pois contra os colonizadores Ingleses utilizando de artifícios como discursos de paz e a não desobediência civil.

Gandhi infelizmente é morto por um ativista religioso contudo a índia consegue sua independência em 1947

Mahatma Gandhi

Nelson Mandela assim como Gandhi lutou pela liberdade de seu povo e sua terra no período do Apartheid.

Mandela não utilizava de métodos violentos mas apos observar um massacre durante uma manifestação começou a utilizar da violência o que acabou acarretando em sua prisão mas não na sua derrota sendo assim mesmo preso nunca parou de lutar pelo direito de seu povo e em 2 de fevereiro de 1990 o Apartheid acabou.

Guerra Fria na Descolonização e Movimentos Nacionalistas Afro - Asiáticos

Boa parte da influencia da guerra fria para a descolonização da Africa se encontra no contexto de influencia por parte das duas potencias EUA e URSS que visavam interesses na parte econômica nesses territórios visando disseminar suas ideologias nesses territórios.

Pan-Americanismo: União dos continentes americanos.

Pan-Africanismo: Fortalecer estes continentes no panorama internacional.

Vargas

Na historia do Brasil a Era Vargas se trata de um período de interesses de um governo autoritário e ditatorial.

Nesse período temos uma constituição outorgada (1937).

Características marcantes desse período são a centralização do poder no então Vargas, Corporativismo Pelego para manipular os trabalhadores,Negação do Federalismo junto com termino de partidos opositores, Censura na parte da imprensa surgindo a DIP e o Estado de bem estar social.

Leis Trabalhistas

Durante a era Vargas a imagem que se era vendida sobre Vargas se baseava na ideia de "Pai dos Pobres" ou seja alguém que se preocupava com o trabalhador e seu bem estar e que estava disposto a ajudar as pessoas mas no fundo tudo não passava de uma forma de tentar ganhar a lealdade dos trabalhadores para os seu interesses futuros exdemplo claro disso os Sindicatos pelegos que serviam como uma forma de amaciar o tralhador visando a disciplinar que na verdade não passava de um esquema entre patroes e o governo de Vargas.