PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Psicologia da Educação fornece ao educador ferramentas para auxiliar os alunos a lidar melhor com essas e outras situações, instruindo-os com o que for necessário para superar o problema.
PROJETOS DE PSICOLOGIA
É preciso ter um plano de ação escolar que organize e oriente os trabalhos para alcançar as metas. Um modelo de plano de ação nada mais é que um planejamento estratégico de atividades para atingir um objetivo. Ou seja, trata-se de orientar as ações com foco em objetivos bem delimitados.
PSICOLOGIA EM UMA DISCIPLINA CIENTIFICA
Esse tipo de psicologia estuda os processos mentais com base em diferentes perspectivas, tal como as já citadas afetiva e a cognitiva. A psicologia científica, despojada da especulação e da metafísica, nasceu no século XIX.
APRENDER E ENSINAR
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
O desenvolvimento é um processo que ocorre depois da aprendizagem, mas requer prática constante e aperfeiçoamento, de modo a transformar as habilidades recém- adquiridas em comportamentos ou hábitos. Para Vigotski a aprendizagem e desenvolvimento têm uma relação complexa, na qual a primeira- a aprendizagem- é que irá prover o desenvolvimento. ... Assim, o desenvolvimento é percebido de forma conjunta às práticas culturais e educativas, incluindo, portanto, o processo de aprendizagem.
Tópico principal
Tópico principal
DESENVOLVIMENTO HUMANO
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. O objetivo central do desenvolvimento é melhorar a vida humana. Isso significa ampliar as capacidades, as oportunidades e as escolhas das pessoas. Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Tópico principal
Tópico principal
!
Tópico principal
Tópico principal
Tópico principal
Tópico principal
W b
LINGUAGEM PARA VYGOTSKY
Vygotsky afirma que a linguagem possui duas funções básicas: intercâmbio social e pensamento generalizante. A função de intercâmbio social é bem visível nos bebês, uma vez que conseguem, por meio de gestos, expressões e sons, demonstrar seus sentimentos, desejos e necessidades.
LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS
A construção de conceitos interfere na ruptura epistemológica de uma ciência com o senso comum e no desenvolvimento de modelos científicos voltados para a observação, descrição e interpretação dos objetos teóricos e empíricos de um campo do conhecimento.
CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO
A construção do conhecimento é entendida como um processo dinâmico, sem fim. A cada conexão estabelecida pelo cérebro humano, a partir das diferentes leituras das experiências vivenciadas pelo indivíduo, o conhecimento é construído e, portanto, é cumulativo.
VYGOTSKY
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
PIAGET
Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais global. Tinha como objetivo estudar a evolução do pensamento da infância até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.
“Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. Por conseguinte, essas regras estão de fato vinculadas à vida cotidiana.
MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA CRIANÇA
Por fim, pautadas nas manifestações, interesses e necessidades das crianças, priorizamos quatro das múltiplas linguagens presentes no cotidiano da educação infantil, são elas, a linguagem oral, a contação de história, a linguagem audiovisual e a linguagem por meio das artes visuais (pintura, colagem, modelagem).