Teorias psicológicas

Construtivismo

r

Construcionismo na escolaImplicações pedagógicas: mesclar o ponto de partida (ASSIMILAÇÃO) elementos conhecidos com o ponto de chegada (ACOMODAÇÃO) elementos desconhecidos.Errar faz parte do conhecimentoA interação física:exploração do ambienteAprendizagem por descoberta: solucionar problemas testando hipóteses.

Você modifica o ambiente e o ambiente te modifica!

Esquema: educação infantil

Jean Piaget

Interação social

Espitemiologia genética

Equilibração marjorante

Assimilação

Acomodação

Socioconstrutivismo

r

Pensamento e LinguagemLinguagem: parte fundamental do nosso mundoPensamento verbal = quando pensamos e uma vozinha interior vai costurando nosso raciocínio.Linguagem racional = quando falamos sobre nossos planos, apresentamos idéias, etc.Implicações pedagógicas:Pseudoconceitos: conhecimento espontâneo baseados nas nossas observações;Conceitos verdadeiros: pesquisas controladas. A Escola deve fazer a criança a abandonar os "achismos".

Aprendizado como resultado de sua interação com um grupo

Papel da linguagem: é fundamental. É uma poderosa "ferramenta cultural", capaz de modificar os rumos do desenvolvimento.

Lev Vygotsky

a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor - ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa

Ferramentas cognitivas

Interação social

Zona de Desenvolvimento Proximal

Brincadeiras!

Behaviorismo

r

Implicações pedagógicas: eficácia da punição, segundo Skinner funciona como desvantagem tanto par ao organismo punido como para a parte punidora.Planejamento no trabalho: segundo o Behaviorismo alguns princípios devem nortear o planejamento pedagógico: Diagnóstico: diagnosticar os conhecimento prévios dos estudantes para identificar o que eles já sabem sobre os conteúdos que serão trabalhados e o que ainda precisam aprender.Objetivos: ter objetivos de ensino/aprendizagem bem definidos.Gradualismo: começar o processo pelos conteúdos mais simples e gradativamente par aos mais difíceis.Avaliação processual: avaliar as aprendizagens constantemente.Adequação do material: os materiais didáticos devem ser sempre revisados e, quando necessários, refeitos.Autoavaliação: garantir espaço para a autoavaliação de maneira que o estudante possa reforçar sua própria aprendizagem, identificando seus êxitos.

Marco definidor do surgimento foi a publicação do artigo: Psycology as the Behaviorist Views - John Watson (1913)

Condicionamento Operante

Reforço positivo: uma variável apetitiva é adicionada ao contexto em que o reforçamento deve acontecer.

Reforço negativo: uma variável aversiva é removida do contexto em que o reforçamento deve acontecer.

Extinção operante

Punição positiva

Punição negativa

"Ensinar o aluno a estudar por si mesmo é fazer com que ele seja capaz de controlar o seu próprio comportamento de aprender" Pilletti e Rosato

Os processos de socialização permitem que as pessoas internalizem as práticas culturais que estão socialmente estabelecidas, dando origem aos processos psicológicos superiores.