StartUp
O que os investidores chamam de startup?
Os investidores normalmente chamam de "startups" as empresas emergentes, com alto potencial de crescimento e inovação, que buscam oferecer soluções disruptivas para problemas do mercado ou criar novos mercados.
O que é?
Uma empresa que nasce em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza.
Conceitos
*Um cenário de incerteza significa que não há como afirmar se aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo – ou ao menos se provarem sustentáveis;
*O modelo de negócios é como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Um dos modelos de negócios do Google é cobrar por cada clique nos anúncios mostrados nos resultados de busca;
*Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis;
*Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios.
Características
Inovação: Uma startup normalmente busca oferecer algo novo ao mercado, seja um produto, serviço ou modelo de negócio.
Ambiente de incerteza: As startups operam em um ambiente de risco e incerteza, com muitas variáveis desconhecidas e sem garantia de sucesso.
Foco em solucionar problemas: As startups geralmente surgem para resolver um problema específico, oferecendo uma solução mais eficiente, rápida ou acessível do que as opções já disponíveis no mercado.
Busca de financiamento externo: Para crescer rapidamente, as startups muitas vezes buscam investidores externos, como investidores anjos, fundos de venture capital ou aceleradoras.