realizată de Ianca de Oliveira Cavalcante 1 an în urmă
55
Primeira República
No Brasil, a Constituição de 1891 estabeleceu o país como uma república federativa, dividida em estados, mas unida em uma federação. A economia se voltou para a produção e exportação de produtos como o café, e a chegada de imigrantes, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, intensificou o trabalho nas lavouras após o fim da escravidão.
Neste contexto, a república começou a aprasentar desgaste, o que pôde ser visto com o surgimento do movimento tenentista. Entretanto este movimento foi desmembrado por um tempo, até voltar com a Revolução de 30, aqual buscava colocar no poder Getúlio Vargas, pois a última eleição não tinha ido de acordo com o trato feito entre as elites dos estados de Minas Gerais e São Paulo. É com revolução que a peimeira república encera-se.
Dentro deste cenário surgem os anarquistas brasileiros, os quais mais lutavam pelos direitos das classes trabalhadoras, principalmente operárias, do que, na verdade, fazer uma revolução, o o que ocasionou um enfraqueciemento do movimento.
A chegada de imigrnates para trabalhar principalmente nas fazendas, devido ao fim da escravidão, procionou intencificação do trabalho nas lavouras e tornou as regiões Sul e Sudestre locais com maior concentração desses imigrantes.
A atividade cafeira fomentou o crescimento urbano e fabril, possibilitando o desenvolvimento, principalmente, do estado de São Paulo.
Com o desenvolvimento fabril, houve o surgimento de novas fábricas e fabriquetas que acompanhavam a realidade desse período.
Canudos foi liderado por Antônio Conselheiro, o povoado contava com sertanejos fugindo da seca e buscando por melhores condições de vida. Todovia, o movimento era visto como ameaça para o governo, o qual terminou, por fim, a acabar com Canudos.
Dentro desse contexto, muitos aderem a moviimentos que nascem ns áreas rurais. Como foi o caso do mais famoso deles: Canudos.
Enquanto algumas regiões properavam, outras apresentavam situações de calamidade , como o Nordeste. Afligidos pela fome e sede, as pessoas encontravam outras alternativas para sobreviver.
Houve também a produção de bocharra para industriais automotivas do exterior, o que fez capitais como Manaus e Belém prosperarem por um período de tempo. Contudo, com o desenvovimento dessa cultura por outros países, a produção perdeu força e deixou de ser uma das principais atividades econômicas.
Economicamente o país e volta para a produção de produtos para exportação, como o café.
Cenário Socieconômico
A república manteve o voto apenas para alfabetizados. Além disso, ela implantou o voto aberto, o que tornou o sistema um fácil alvo para fraudes.
Com ela também ha implementação do modelo os três poderes: legislativo executivo e judiciário.
A Constituição de 1891 declara o Brasil como uma república federativa, ou seja, dividida em estados, mas unida em uma federação.
Após, inicialmente, dois governos militares, as elites cívis assumiram o poder.
Composto, em sua maioria, por militares.
Composto pelas elites paulistas.
Partido Republicano Paulista
Atuaram também para a criação da república, entretanto queriam um poder mais centralizado.
Partido Regional
Partidos interessados : partidos Republicano Paulista e partido Regional
Primeira República
Governo provisório declara que a nova forma de governo é a república.