realizată de Anna Clara Xavier Silva 2 ani în urmă
130
xaviersilvaannaclara@gmail.com
A Terra pode ser representada de várias formas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. O globo terrestre é uma réplica esférica em miniatura do planeta, permitindo visualizar continentes, países e oceanos, embora seu transporte seja difícil e não permita ver todos os continentes simultaneamente.
No entanto, dependendo do tipo de informação representada graficamente, o planisfério pode passar uma ideia distorcida dessa informação.
O planisfério é uma das formas de representação da superfície da Terra. Ele apresenta os continentes e os oceanos no plano, sendo possível observar todos eles ao mesmo tempo.
Representação da Terra no plano
projeções cartográficas
curiosidades
O globo foi criado entre os anos 1490 e 1492 pelo cartógrafo alemão Martin Behaim (1459-1507) e recebeu o nome de Globo Terrestre de Nuremberg. Essa representação do planeta, revolucionária na época, apresentava informações que não correspondem ao que hoje se sabe sobre a superfície da Terra. Com os recursos tecnológicos desenvolvidos ao longo do tempo, os globos terrestres hoje apresentam informações precisas; assim, é possível identificar todos os continentes e oceanos e localizar os mais variados elementos do espaço geográfico.
globo terrestre e o planisfério
terra diferentes maneiras diferentes de representar a terra
Em Geografia, utilizam-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: o globo, os mapas, os planisférios, o planetário, as linhas imaginárias, sinais, símbolos, etc.
Globo terrestre
Projeções cartográficas
projeção cilíndrica, a projeção cônica, a projeção plana (ou azimutal) e a projeção poliédrica.
vantagens e desvantagens
O globo é uma representação de formato esférico, em tamanho reduzido da Terra, em cuja superfície se encontram os continentes, países e os oceanos. Devido à sua esfericidade, não é possível ver todos os continentes e oceanos ao mesmo tempo, e o seu transporte é incômodo.
O planisfério é uma das formas de representação da superfície da Terra. Ele apresenta os continentes e os oceanos no plano, sendo possível observar todos eles ao mesmo tempo. Isso oferece vantagens à análise de alguns aspectos do espaço geográfico: por exemplo, quando se quer verificar como é o relevo mundial, conhecer quais são os maiores países em extensão territorial ou saber onde se encontram as maiores concentrações populacionais do mundo.
Deformações da superfície
Projeções equidistantes: não apresentam deformação linear. Os comprimentos são representados em escala uniforme. Podem ser utilizadas para mapas de rotas aéreas, por exemplo. Exemplo: cilíndrica equidistante.
Projeções afiláticas: não são conformes, ou equivalentes, ou equidistantes. Ângulos e comprimentos não são conservados.
Projeções conformes: não se deformam os ângulos de pequenas áreas. Paralelos e meridianos se cruzam em ângulos retos. As formas dos objetos nos mapas são distorcidas. Exemplo: a projeção de Mercator.
Projeções equivalentes: não se deformam as áreas, mantendo suas proporções. São projeções utilizadas com maior frequência em mapas temáticos. Exemplo: a Azimutal de Lambert.