Portaria: Em 12 de maio de 1998, o ministério da saúde decretou a portaria nº 2.616, a qual mantém a obrigatoriedade da instituição e manutenção de uma Comissão de Controle de infecção hospitalar .
O que é CCIH?: Onde um grupo de principais profissionais da saúde, geralmente formados por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, etc. São responsáveis por monitorar e controlar as infecções hospitalares em uma instituição de saúde.
Quem compõem a CCIH?: Serviço médico,serviço de enfermagem,serviço de farmácia,laboratório de microbiologia e Administração. Quem compõem a SCIH?: Serviço médico,serviço de enfermagem,serviço de farmácia,laboratório de microbiologia, Administração, Diretores e gestores da instituição de saúde, Equipe de vigilância epidemiológica, Equipe de qualidade e segurança do paciente, Profissionais de educação continuada, Profissionais de tecnologia da informação.
O que é PCIH? Qual é atribuição?: Redução máxima possível de incidência e da gravidade das Infecções Hospitalares. Promover o diálogo entre diferentes instituições de saúde e garantir uma assistência de qualidade aos pacientes.
Tópico principal
Tópico principal
Quais são os fatores de risco de causar IH?: a não realização de higienização das mãos, superlotação da unidade, conhecimento inadequado por ausência de educação continuada, sobrecarga de trabalho e não utilização de técnicas assépticas nos procedimentos invasivos.
Quais são os tipos de IH?: Infecções do trato respiratório ,infecções do trato urinário,infecções de corrente sanguínea,infecções cirúrgicas, infecçõs relacionadas ao uso de dispositivos médicos,
Quais são os grupos de maior risco de Infecção Hospitalar?:Pacientes com sistema imunológico comprometido, pacientes com feridas abertas, recém-nascidos prematuros, idosos, pacientes em unidades de terapia intensiva,pacientes submetidos a procedimentos invasivos, pacientes que utiliza antibióticos com uso prolongado, profissionais de saúde que têm contato direto com pacientes infectados,pacientes com doenças respiratória e pacientes com doenças renais
Como é feito o tratamento de IH?: Diagnóstico,isolamento,antibiótico,higiene adequada e prevenção
O que é Cadeia Epidemiológica da Infecção?: Utilizado na epidemiologia para explicar como as infecções se espalham e se perpetuam.
Quais são os métodos de Vigilância de processos de IH? Qual é a diferença entre eles?: Prospectivo: Monitorar a ocorrência de infecção enquanto o paciente está internado,Avaliar o grau de risco no momento da sua internação, visitar periodicamente o pacinete ,visão global das infecçõs. Método Retrospectivo: Revisão de prontuários após a alta do paciente. Método Transversal: Avaliação de todos os pacientes internados no hospital ou em uma unidade em um determinado período de tempo (dia, semana, mês,trimestre).
O que é Infecção Hospitalar: É uma infecção adquirida por um paciente durante a permancia em um ambiente de saúde, ex:hospital. Essas infecções ocorrem frequentemente devido à exposição a microrganismos presentes no ambiente hospitalar, como bactérias, vírus ou fungos.
Diferença entre CCIH e SCIH: CCIH é um grupo de profissionais responsável pela coordenação interna das ações de controle de infecções. SCIH é a estrutura organizativa mais ampla que inclui a CCIH e abrange outras atividades relacionadas à prevenção e controle de infecçõe
Qual é a função/competência da CCIH?: De atualizar o programa de controle de infecção hospitalar nos estabelecimentos de saúde, vigilância das infecções hospitalares, a implementação de medidas preventivas , prevenção e controle das infecções hospitalares. A CCIH também é responsável por promover a educação continuada dos profissionais de saúde, a fim de garantir a qualidade e segurança nos serviços prestados.
Quais são as causas Da IH?: Fungos, vírus e protozoários. Esses microrganismos podem estar presentes no ambiente hospitalar ou no próprio organismo do paciente. E podem ser transmitidos por meio de água ou alimentos contaminados, entre pessoas por gotículas de saliva, ou pela poeira.
Quais são as fontes de IH?:Pacientes infectados,profissionais de saúde,Equipamentos e materiais médicos,visitantes, alimentos e água.
Quais são as Infecções mais frequentes?; infecções do trato urinário, infecções em feridas,infecções do trato respiratório e infecções de corrente sanguínea.
Como é feito o diagnóstico de IH?:Evidência clínica,exames laboratoriais,endoscopia, biopsias,evidências de estudos com métodos de imagem.
Diferença entre Infecção Hospitalar e Comunitária:Ocorre quando um paciente adquire uma infecção durante a sua permanencia em um ambiente de saúde. Infecção comunitária ocorre quando uma pessoa adquire uma infecção fora do ambiente hospitalar. Essas infecções podem ser transmitidas através do contato com uma pessoa infectada, superfícies contaminadas, ingestão de alimentos ou água contaminada.
Quais são as medidas par evitarIH?:Higiene das mãos,uso de equipamentos de proteção individual, limpeza e desinfecção, esterilização, uso adequado de antibióticos, isolamento de pacientes