Cloud Computing
1 - Introdução
Introducao
A maioria dos navegadores permitem a utilizaçao de javascript, que pode permitir a utilizacao de uma tecnica chamada Ajax e permite acessar servidores de forma direta e usufruir dos servicos da computaçao nas nuvens.
Computacao nas nuvens é um novo modo de se usufruir de um programa de computador sem necessidade de se comprar uma licenca ou uma infraestrutura, seja de hardware ou pessoal capacitado.
Sistemas Web representam uma parte crítica de aplicações que são usadas em serviços como bancarios, de email, gerenciamento financeiro, compra virtual, redes sociais entre outras.
Empresas como Google, Yahoo, Microsoft estao aumentando consideravelmente a disponibidade destes servicos que envolve muitas vezes compartilhamento de imagens, sons e videos.
3 - Vantagens e Desvantagens
1 - Preço
Diminuição dos custos por nao ter que investir em grandes infraestruturas e mao de obra especializada. Paga-se pelo que se usa.
2 - Simplicidade
Simples de usar e configurar.
3 - Confiabilidade
Os serviços são garantidos e confiáveis por um grupo que busca a alta qualidade sobre penalidade de perderem lucros e acesso.
4 - Flexibilidade
Os usuários podem usar os servicos do jeito que querem. Assim podem por exemplo usar uma parte do servico nas nuvens e dixar dados confiáveis em seus servidores.
5 - Colaboração
Assim como todos usam o serviço, pode existir colaboração também na manutenção da aplicação.
5 - Cosumo de Energia
Data Centers
Sao centralizados. Ex.: Google, Yahoo, Microsoft, Amazon, etc.
Precisam de alta infra-estrutura de cabos, fibra ótica, água em abundancia e climatização.
Contem em média 400 a 1400 blade servers.
Reduçao de energia pode contribuir para diminuição de gastos de água, energia, dinheiro e ajudar no meio ambiente.
A maioria da energia gasta nos datacenter são de conversao de energia e ventilazao dos equipamentos. Estatisticamente dois terços do investimentos em energia para os servidores sao usados efetivamente e o resto é desperdiçado.
Intel e Google formalizaram planos para diminuir o consumo de energia. A intel com processadores com regulagem de consumo e o Google com novas propostas e metas de consumo de energia.
2 - Aplicacações WEB
Caracteristicas
Os serviços são executados em qualquer parte do mundo.
Usa tecnologias de ponta como virtualização, armazenamento, acesso diversificado em rede e alta velocidade.
Pessoas ou companias podem usar os seus serviços. Podem pagar mais caso queriam maiores volumes de seerviços ou serviços adicionais.
O tipo de software utilizado, onde pode usar um serviço dependendo da demanda se chama SaaS.
Sua estrutura excluindo os recursos humanos envolvidos são infraestrutura, recursos de software, aplicações especificas de aplicação e aplicações de negócios.
Exemplo de infraestruturas é servidores, servidores de dados, grid-computering, IDE etc.
Exemplo de aplicações de negócio é o ERP da Oracle.
Exemplo de recursos de software é o Google Docs.
As maiores empresas
Amazon
IBM
Joient
Microsoft
SalesForce
4 - Privacidade e Segurança
Norma
É preciso existir normas para que haja uma ampla gama de escolhas e modos de se trabalhar com os serviços nas nuvens.
Legalidade
Perguntas que questionam 'quem sãos os proprietários dos servidores' ou 'o serviço oferecido tem um responsável' são importantes mesmo que o servico seja aberto. O involvimento das leis governamentais saao importantes. Além disso a propridade intelectual do projeto deve ser evidenciada.
Mentalidade
Para uma ampla aceitação do uso do serviço nas nuvens é necessário uma certa mudança de mentalidade. Contudo, geralmente uma vez que se escolhe o paradigma de trabalhar com serviços nas nuvens, dificilmente volta-se atrás com soluçoes tradicionais.
Preco teorico
É necessário periodicamente rever o preço das aplicaçoes e ver os pro e contras de ter uma aplicacao tradicional e uma versoa das nuvens.
6 - Conclusão
Cloud Computing esta crescendo e se popularizando cada vez mais.
Representa um novo paradigma de computação que iniciou.
Assim como o Wireless cresceu e se tornou um tipo de tecnologia onde usa-se e cresce seu uso e estrutura conforme se necessite, o cloud computing tem esta versatilidade de aumentar confrome a demanda.
Uma nuvem pode ser um no em rede(nao necessariamnte na internet) com servicos num servidor.
Muitas tecnologias como Grid-Computing e Peer-to-Peer colaboraram diretamnte para a criacao das nuvens.
Com alguns softwares especiais ua simples maquina pode virtualizar multiplas maquinas e aumentar a autilizaçao dos servidores em ate 80% contra os atuais 16% atuais. (Pense em energia.)
Ainda há uma fonte quase inesgotável de maneiras de se usar e idéias que podem ser implementadas com a Cloude Computing.