Substâncias e Misturas
Substância: Termo se refere à uma porção de matéria com propriedades bem definidas ( P.E E P.F)
Misturas: são materiais compostos de duas ou mais substâncias.
Mistura
Pode ser:
Heterogênea
Contém duas ou mais fases (Neste caso é nítida/visível a presença de duas ou mais substâncias numa mistura)
Homogênea
Contém apenas 1 fase (Só se pode notar um aspecto uniforme na mistura, não se nota nenhuma diferença)
São separadas por métodos de separação
Heterogênea
Filtração
No processo de filtração, a mistura é colocada
sobre uma superfície porosa (ex:filtro de papel), que permite a passagem do líquido.
*Nos laboratórios, a filtração simples é feita com um recipiente para armazenamento da mistura, um funil com papel de filtro e um recipiente chamado erlenmeyer. O líquido obtido é chamado de filtrado e o material sólido retido no funil é denominado resíduo de filtração.
Peneiração
A peneiração utiliza peneiras que são usadas na cozinha por exemplo para coar suco, separando o líquido de outros componentes como sementes, mas é utilizada também para separar sólidos de tamanhos diferentes, ou seja, é usada para separar sólidos de líquidos e sólidos de sólidos.
Decantação
Separa substâncias mais densas das menos densas, a mais densa sedimenta no fundo depois de um tempo. O sólido se deposita no fundo do recipiente se for mais denso que o líquido, ou flutua se sua densidade for inferior à do líquido.
A decantação também pode ser utilizada para separar líquidos, se tiverem diferenças em suas densidades, para separar os líquidos em um laboratório é usado um equipamento chamado funil de separação. Esse funil possui uma torneira em sua parte inferior, que acaba permitindo a retirada do líquido mais denso.
Catação
Separa as substâncias sólidas manualmente, utilizando as mãos ou uma pinça.
Imantação
Separa as substâncias sólidas utilizando um imã, as que são constituídas por metal são separadas e atraídas pelo imã.
Levigação e Ventilação
L) Separa as substâncias sólidas com densidades diferentes, o componente menos denso é carregado por um fluxo de água.
V) Separa componentes sólidas com densidades diferentes, o componente menos denso é carregado por uma corrente de ar.
Homogênea
Destilação simples
A destilação simples é utilizada com o fim de recuperar o solvente da mistura.
No processo de destilação simples, a mistura a ser separada é aquecida.Inicialmente, a substância mais volátil irá se vaporizar, separando-se da mistura. Esse vapor formado é então resfriado, para voltar a ser líquido e poder ser recolhido.
Nos laboratórios, é utilizado um destilador, onde a mistura pode ser colocada em um balão de fundo, a mesma mistura a ser separada é aquecida, até que a temperatura de ebulição do solvente seja atingida. O vapor atinge o condensador (tubo de vidro destinado ao resfriamento do vapor) e condensa (o condensamento ocorre com o contato do vapor com a superfície do condensador resfriada pela passagem interna de água na parte externa do tubo).
Destilação Fracionada
A destilação fracionada é um método comum utilizado para separar misturas homogêneas de liquido + líquido (como água e álcool etílico), ou até mesmo líquido + gás (como é o caso do petróleo, mistura de vários líquidos e gases).
No processo de destilação fracionada, as substâncias serão separadas através de suas temperaturas de ebulição.
Durante o processo de separação, a mistura é aquecida e a substância com menor temperatura de ebulição será separada.
A destilação fracionada é semelhante a Destilação Simples, mas utiliza um novo item, a coluna de fracionamento, que é constituída com esferas ou cacos de vidro, itens que são usados como obstáculo. Quando o contato entre a coluna de fracionamento e as substâncias de maior temperatura de ebulição tendem a se condensar, voltando ao balão de destilação, o que permite melhor a separação. Sabendo a temperatura de ebulição dos componentes da mistura permite identificar qual componente está sendo destilado, pela observação da temperatura do termômetro no topo da coluna.