Категории: Все - bases - minerais - água - ácidos

по julyane santos 4 лет назад

296

substancias organicas

Compostos inorgânicos são substâncias formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes. Eles incluem ácidos, bases, sais e óxidos. Segundo Arrhenius, ácidos são substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa, enquanto bases liberam íons OH‒

substancias organicas

Substancias Inorganicas

Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas: Por exemplo, os minerais. A água é um substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.

O sal de cozinha ( ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia-a-dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e,em dose equilibrada, contribuiu para a manutenção da nossa saúde.
Para que os organismos funcionem, são necessárias substâncias orgânicas e inorgânicas que trabalham, por exemplo, em reações de anabolismo e catabolismo, como reguladores, na constituição estrutural ou como reserva energética. São substâncias inorgânicas a água e os sais minerais, enquanto os carboidratos são considerados substâncias orgânicas.

Água A água é um composto inorgânico, formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Dizemos que a água é um dipolo, pois ela possui carga elétrica negativa próxima ao átomo de oxigênio e carga positiva próxima aos átomos de hidrogênio. Por isso a água funciona como um solvente universal, pois consegue reagir com facilidade com outras moléculas polares.

Sais Minerais Os sais minerais são substâncias inorgânicas reguladoras do metabolismo, e são encontradas principalmente em verduras, frutas, ovos, carnes e alimentos derivados do leite. São alguns sais minerais importantes para o organismo:

Cálcio: Forma ossos e dentes, além de auxiliar na contração dos músculos e coagulação do sangue. Fósforo: Participa da transferência de energia, e constitui moléculas de ácidos nucleicos. Também está presente nos ossos e dentes. Sódio: Auxilia na osmorregulação e atua no impulso nervoso. Cloro: Forma o ácido clorídrico do estômago. Potássio: Auxilia na osmorregulação e atua no impulso nervoso. Magnésio: Forma a clorofila, além de atuar em reações químicas com enzimas e vitaminas. Zinco: Participa da formação de enzimas e hormônios. Ferro: Forma a hemoglobina. Iodo: Forma os hormônios da tireoide. Flúor: Fortalece os ossos.

Compostos inorgânicos são todas as substâncias formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes

Ácidos Segundo Arrhenius, é toda substância que em solução aquosa libera, como único cátion, o íon H+ (H3O+). São subdivididos em hidrácidos e oxiácidos. Exemplos: HCl, H2SO4, HCN Bases ou Hidróxidos Segundo Arrhenius, é toda substância que em solução aquosa libera, como único ânion, o íon OH‒ (hidroxila). Exemplos: NaOH, Ca(OH)2, Al(OH)3 Sais Sal é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH‒. Exemplos: NaCl, FeCl3, Na2SO4 Óxidos Óxidos são ocompostos binários (possuem dois elementos) onde o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Exemplos: CO2, SO3, Na2O Compostos inorgânicos de importância biológica Água (H2O): a água é o composto mais importante para a manutenção da vida. Dissolve diversas substâncias e é a base de diversas reações químicas e biológicas. Cloreto de sódio (NaCl): o famoso sal de cozinha é um mineral necessário para a manutenção da sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, e está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. Óxidos gasosos (CO2, SO2, SO3, NOx): são formados pela queima de combustíveis fósseis e pela respiração e estão presentes em toda atmosfera terrestre, podem gerar chuva ácida e prejudicar a camada de ozônio.
Os compostos inorgânicos são divididos em ácidos, bases, sais e óxidos.
Os compostos inorgânicos podem ser formados por qualquer elemento da Tabela Periódica, mas em geral são feitos de ametais ou de hidrogênio e tem ligações com átomos metálicos. Quanto à ligação, podem ser iônicas, covalentes ou de coordenação
Historicamente, a divisão entre compostos orgânicos e inorgânicos foi criada pois acreditava-se que composto orgânico eram todas as substâncias que se originavam de seres vivos, ou seja, sistemas organicamente funcionais
Já os compostos inorgânicos seriam oriundos de sistemas ‘mortos’ como minerais ou outras coisas não vivas.