Força e Resistência à Fadiga

Força

Força muscular: habilidade do tecido contrátil de produzir tensão e uma força resultante baseada nas demandas colocadas sobre o músculo.

Força funcional: relaciona-se à habilidade do sistema neuromuscular de produzir, reduzir ou controlar as forças, contempladas ou impostas, durante as atividades funcionais, de modo suave e coordenado

Potência

Relaciona-se com a força e a velocidade do movimento e é definida como o trabalho (força x distância) produzido por um músculo por unidade de tempo (força x distância/tempo)

Resistência à fadiga

Fadiga se refere à habilidade de realizar atividades de baixa Intensidade, repetitivas ou mantidas por um período prolongado.

A resistência cardiopulmonar da fadiga associa as atividades motoras dinâmicas e repetitivas que envolvem o uso de músculos grandes do corpo.

A resistência muscular da fadiga é a habilidade de um músculo de contrair-se repetidamente contra uma carga (resistência). gerar e sustentar tensão e resistir à fadiga durante um período extenso.

Potência aeróbio

O treinamento de resistência da fadiga caracteriza-se por fazer um músculo se contrair e movimentar ) uma carga leve por várias repetições ou sustentar uma contração muscular por um período extenso.

Fatores que influenciam a fadiga

Estado de saúde do paciente, sua dieta e seu estilo de vida (sedentário ou ativo).

Fatores que influenciam a geração de tensão no músculo esquelético normal

Morfológicos, biomecânicos, neurológicos, metabólicos e bioquímicos.

Fatores adicionais

Influência da fadiga, a recuperação do exercido, a idade, o sexo e o estado psicológico/cognitivo do paciente.

Sobrecarga

Quando o músculo é desafiado a trabalhar em um nível mais alto do que está acostumado.

Princípio AEDI

Ajuda a determinar a prescrição de exercícios e quais parâmetros de exercícios devem ser escolhidos para criar efeitos de treinamento específicos.

Modo do Exercício

Refere-se à forma de exercido, o tipo de contração
muscular que ocorre e a maneira como o exercício é executado.

Velocidade do Exercício

Frequentemente manipulada em um programa
de treinamento resistido para preparar o paciente para uma
variedade de atividades funcionais.

Relação força-velocidade

É diferente durante as contrações musculares concêntricas e excêntricas.

Exercício com resistência manual ou mecânica

Resistência manual é um tipo de exercício ativo-resistido no qual a resistência é feita pelo fisioterapeuta ou outro profissional da saúde.

Resistência mecânica é uma forma de exercício ativo-resistido na qual a resistência é aplicada por meio de equipamentos ou aparelhos mecânicos.

Periodização e variações no treinamento

Abordagem de treinamento resistido que divide o programa de treinamento em períodos e cria variações sistemáticas na intensidade, repetições. séries ou frequência dos exercícios. cm intervalos regulares.

Exercícios Isométricos, Dinâmico e Isocinético

Cadeia aberta ou fechada.

Idade

Infância e pré-adolescência

O desenvolvimento de massa muscular, com a idade, desde o nascimento, primeira e segunda infância até a puberdade. Na pré-adolescência à melhoras na força e na resistência muscular à fadiga ocorrem de forma relativamente similar aos adultos.

Jovens e Adultos

A força atinge o nível máximo mais cedo nas mulheres do que nos homens; as mulheres atingem o pico durante os 20 anos e a maioria dos homens por volta dos 30 anos.

Idosos

A taxa de declínio na capacidade do músculo de gerar tensão se acelera, em homens e mulheres após os 60 e 70 anos. é associado com muitos fatores, principalmente a inatividade.

Fatores psicológicos e cognitivos

Um conjunto de fatores psicológicos pode influir positiva ou negativamente no desempenho muscular e na facilidade, vigor ou cuidado com que uma pessoa se move.

Frequência

Refere-se ao número de sessões de exercício.

Depende de outros determinantes, como intensidade, volume, metas do paciente, e seu estado geral de saúde.

Alinhamento e estabilização

São elementos básicos, para fortalecer um músculo/grupo muscular específico de modo efetivo e evitando movimentos compensatórios.

Intensidade

Quantidade de resistência (peso) imposta ao músculo em contração durante cada repetição de um exercício.

Carga de exercido (carga de treinamento).

Recuperação do exercício

Deve-se planejar um tempo adequado para recuperação dos exercícios fatigantes em cada programa de treinamento resistido.

Duração

A duração do exercício é o número total de semanas ou meses durante os quais um programa de exercícios é executado.

Depende da causa do comprometimento no desempenho muscular.

Intervalo de repouso (período de recuperação)

O descanso é um elemento essencial, e é necessário para dar tempo ao corpo para se recuperar dos efeitos agudos dos exercidos associados com fadiga muscular ou para compensar respostas adversas.

Integração do descanso no exercício

Os intervalos de descanso para cada grupo muscular que está se exercitando dependem da intensidade e do volume do exercício.

Quanto mais alta a intensidade do exercício, mais longo o intervalo de repouso.