Soros e Vacinas

Imunidade

Ativa

Temos a ação do próprio organismo para conseguir vencer um agente invasor, ou seja, ela ocorre quando nosso corpo tem contato com um agente estranho e desenvolve uma reação imunológica.

Passiva

O corpo não desenvolve uma reação imunológica. O que ocorre, nesse caso, é que o organismo recebe já prontos os produtos dessa reação, como os anticorpos.

Mecanismo de ação

Vacina

Elas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que atuam na defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções.

Soro

Os soros por sua vez são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.

Tempo de duração

Vacina

Duradoura

Soro

Dura 24 horas

Produção

Vacina

As vacinas são produzidas com componentes dos próprios micro-organismos que causam a doença. Em geral, são versões enfraquecidas ou mortas desses micro-organismos, que ativam os anticorpos ao serem injetadas. Assim, na próxima vez em que a pessoa for infectada, seu corpo já terá a memória de defesa, ou seja, os anticorpos específicos para combater o invasor, evitando o contágio.

Soro

A sua produção é realizada no corpo de outro ser vivo, normalmente, um mamífero de grande porte, como um cavalo. O antígeno, contra o qual deseja-se produzir anticorpos, é injetado nesse animal em doses controladas. Assim que os anticorpos são produzidos, parte do sangue do animal é retirada e o plasma (parte líquida) separado para a análise de controle de qualidade para então ser liberado para uso.