PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DISCENTE: RONIELE DOS SANTOS LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 2° PERÍODO

ROBERT GAGNÉ - COGNITIVISMO NA ESCOLA

Situa-se entre o behaviorismo e o cognitivismo. Dialoga O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET. estímulos, respostas, estimulação do ambiente, etc. X processos internos da aprendizagem e a importância das teorias de aprendizagem.

. A aprendizagem é uma mudança comportamental persistente e ocorre quando o indivíduo interage com seu ambiente externo. A aprendizagem é algo que se realiza dentro da cabeça do indivíduo. Teoria de processamento da informação

Informação verbal; Habilidades Intelectuais;
Estratégias Cognitivas; Atitudes; E Habilidades Motoras.

Conceito de Ensino e de Aprendizagem que resulta da teoria. Informação verbal; Habilidades Intelectuais; Estratégias; Cognitivas; Atitudes, e Habilidades Motoras.

Referências

TEORIA DE PIAGET E CONSTRUTIVISMO

O construtivismo, do biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

É uma teoria de aprendizagem em que se apoiam algumas perspectivas da educação de adultos, baseia-se num conceito de aprendizagem decorrente do pensamento de Piaget.

Para Piaget, as crianças individuais constroem conhecimento através de suas próprias ações, contrapondo a teoria de Vigotsky que afirma que a compreensão através do contraste social e origem. Piaget estabeleceu uma importante visão nas dimensões afetivas e cognitivas no campo da ação moral.

Na teoria interacionista, interage com o meio ambiente respondendo aos erros. Buscou compreender os mecanismos pelos quais as crianças constroem representações internas de conhecimentos construídos socialmente, em uma perspectiva psicogenética, traz uma contribuição para além das descrições dos grandes estágios de desenvolvimento

Referência

O CONCEITO DE AFETIVIDADE DE HENRI WALLON

O desenvolvimento ocorreria, para Wallon, por uma série de estágios, à maneira da teoria de Piaget, mas através de um processo assistemático e contínuo, em que a criança agitar-se entre a afetividade e a inteligência. A teoria de Wallon confronta-se com o Behaviorismo neste ponto

Para obter compreensão sobre o campo afetivo sua relevância no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento; Postura notadamente interacionista, e por sua atuação política e posicionamento marxista.

Processo de integração em dois sentidos; integração organismo meio; integração dos conjuntos funcionais; concepção de afetividade; Emoções; sentimentos;O papel da afetividade nos diferentes estágios.

Referências

Subtópico

Roniele Santos. Matrícula: 20182154310038

a