ORGÃOS VEGETATIVOS DAS PLANTAS

RAIZ

A raiz é o órgão da planta que tem duas funções principais, como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais e fixação ao solo.

Classificações das raizes: Terrestres quando são subterrâneas tipo feijão, Aquáticas: quando se desenvolvem submersas na água como alface-d'água, Aéreas: encontradas expostas ao ar livre como as raízes das orquídeas.

Adaptações das raízes. A raiz tabular aumenta a estabilidade da planta no solo, as raízes sugadoras retiram a seiva de outras plantas, raízes escoras no manguezal, as raízes aquáticas se desenvolvem na água.

CAULE

Função. A sustentação, a propagação e o transporte de água e sais minerais das raízes às folhas, fotossíntese das folhas às raízes.

Classificação do caule. Os caules eretos são aqueles que cressem acima do solo, caules aéreos São os mais comuns de todos e se desenvolvem ao o ar livre, caules rastejantes são os que se desenvolvem espalhando-se pele solo, caules trepadores são aqueles que cressem fixando-se em suportes, O caule subterrâneo desenvolve-se de baixo da terra.

Adaptações do caule. Gavinhas estruturas alongadas que se enrolam em um suporte auxiliando na sustentação dos caules, Cladódios são modificações que assumem uma forma semelhante às folhas e possuem como funções o armazenamento de água e a realização de fotossíntese.

FOLHAS

Função. Primordialmente, as responsáveis pela síntese de carboidratos das plantas, através da fotossíntese, absorção de luz pelo tecido clorofiliano e os estômatos regulam a entrada e saída de gases e água.

Classificação das folhas. Simples e Composta, simples apresenta o limbo único e contínuo, não dividido em lâminas menores. Composta: possui o limbo dividido em lâminas menores, denominadas folíolos.

Adaptações das folhas. Bainha uma dilatação na região de inserção ao caule, pecíolo sustenta e conecta a lâmina ao caule, lâmina ou limbo lâmina achatada e verde de superfície plana e ampla.