Origem e Expansão do Islamismo
Meca
Pedra negra
Maior centro religioso árabe
O islamismo é uma religião que foi originada na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (Maomé).
Muhammad era um grande profeta
Logo depois que Meca foi conquistada, a adoração aos ídolos do paganismo foi proibido e o islamismo espalhou-se por toda a Península Arábica. Sua difusão por essa região foi realizada com sucesso até 632 d.C., ano em que Maomé morreu. Os seguidores do islamismo, logo depois, foram responsáveis por trazer sua religião para outras lugares da Ásia, além de expandirem-na para África e Europa.
5 pilares
Fe
Oração
Peregrinação
Jejum
Tributo
Expansão
Batalha de poiters
Batalha de Poiters
Depois de conquistarem o norte da África e parte da península ibérica, os muçulmanos pertencentes ao Emirado de Córdoba (atual Espanha), fundado por eles em 711, avançaram para a Europa Ocidental, com o intuito de disseminar seus costumes e conquistar mais territórios.
No entanto, embora os muçulmanos contassem com um vasto exército e uma cavalaria armada, quando avançavam na região francesa entre as cidades de Poitiers e Tours, foram surpreendidos pelo exército bem treinado e preparado de Carlos Martel, sendo derrotados por um número menor de soldados sem cavalos e com diversos tipos de armas desde escudos, punhais, lanças, martelos, machados.
Uma das táticas de batalha utilizada pelo Rei dos Francos, Carlos Martel, era denominada de “falanges” (modelo de infantaria grega antiga), onde os homens do exército eram dispostos de forma retangular, e ficavam escondidos nas encostas das colinas à espera da chegada do inimigo.
Entretanto, durante cerca de sete dias de batalhas, os Francos conseguiram conter o ataque muçulmano na região, evitando assim, a expansão de suas tropas por parte do continente europeu.
O islamismo, tal como o judaísmo e o cristianismo, é uma religião monoteísta, ou seja, os muçulmanos acreditam na existência de só um Deus, que é chamado por eles de Allah. Essas são as três grandes crenças monoteístas do mundo.
Medina
Foi aonde o islamismo cresceu, virou uma religião influente e fez dela um Estado. E Maomé virou chefe de Medina
Os muçulmanos também tinham pequenos conflitos com os judeus que estavam em Medina, que perdeu forças depois que os muçulmanos de Medina conseguiram derrotar vários ataques realizados por Meca (alguns judeus tinham criado uma aliança com Meca).