tipos de pesquisa

procedimentos

estudo de caso

Um análise detalhada de como uma empresa implementou uma estratégia de marketing de conteúdo para aumentar o engajamento e fidelizar cliente.

pesquisa documental

Um exemplo de pesquisa documental seria a análise de documentos históricos ou registros oficiais para investigar uma política pública ao longo do tempo.

pesquisa bibliográfica

Um exemplo de pesquisa bibliográfica seria a revisão sobre estudos e artigos científicos em relação ao impacto da inteligência artificial na indústria financeira.

levatamento

Um exemplo de levantamento seria uma pesquisa de opinião pública que utiliza questionários ou entrevistas para coletar dados sobre as atitudes e comportamentos das pessoas em relação a um determinado assunto.

ex-post facto

Seria investigar as causas de um desastre natural que já ocorreu, coletando informações sobre.

pesquisa participante

Um estudo em que os pesquisadores se envolvem diretamente com uma comunidade para entender suas práticas culturais e sua qualidade de vida.

pesquisa ação

Um projeto em que os pesquisadores colaboram com uma organização para identificar e implementar mudanças necessárias em sua estrutura ou práticas.

pesquisa etnográfica

Um estudo em que os pesquisadores vivem com uma tribo indígena para entender sua cultura e modo de vida.

pesquisa fenomenológica

Um estudo em que os pesquisadores investigam a experiência subjetiva de indivíduos que sofrem de transtornos mentais.

pesquisa experimental

Um estudo em que os pesquisadores testaram a eficácia de um novo medicamento em um grupo de pacientes, comparando-o com um grupo controle que recebe um placebo.

métodos

quantitativo

É uma abordagem que emprega medidas padronizadas e sistemáticas, que reuni respostas pré-determinadas, facilitando a comparação e a análise de medidas estatísticas de dados.

Ex.: Uma sondagem de opinião diante das eleições eleitorais, a partir dos resultados, é possível elaborar uma previsão do resultado final.

qualitativo

O processo é descritivo, indutivo, de observação que é baseado na interpretação dos fenômenos observados e no significado que
carregam dada a realidade em que os fenômenos estão inseridos.

Ex.: Serviço social, que utiliza as pessoas como principal objeto de estudo, sendo crucial a aplicação de técnicas qualitativas de observação participante e de metodologias que estão mais ligadas aos estudos antropológicos.

natureza

básica

Busca gerar verdades de interesses mais amplos e pode ser classificada em de avaliação que necessita de parâmetros de comparação e referência, e de diagnósticos que traça um panorama de uma realidade estabelecida.

aplicada

É dedicada à busca da verdade para determinada aplicação
prática em situação particular e busca apresentar soluções para determinadas questões organizacionais.

Coleta e análise dados

Entrevistas

Questionários

Observação

Análise de documentos

Grupos focais

Estudos de caso

Pesquisa experimental

Pesquisa participante

Pesquisa-ação

Levantamento

objetivos

exploratórias

O propósito das pesquisas exploratórias é permitir que o pesquisador se familiarize com o problema em questão. As pesquisas bibliográficas e os estudos de caso são os exemplos mais comuns.

descritiva

As pesquisas descritivas têm como objetivo descrever características de populações ou fenômenos, bem como identificar correlações entre variáveis. Elas são adequadas para levantamentos de informações.

explicativa

As pesquisas de natureza experimental têm um uso restrito. Elas empregam o método experimental de pesquisa e são mais complexas, sendo capazes de identificar atributos ou fatores que determinam a ocorrência de fenômenos. Esse tipo de pesquisa é comumente encontrado em estudos tipificados.