O corpo humano apresenta uma complexa estrutura de órgãos reprodutivos e de sustentação. No sistema reprodutor feminino, as tubas uterinas conectam-se ao útero e facilitam a fecundação.
Fecundação: A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião.
A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.
Tópico flutuante
Ciclo ovariano:
O ciclo ovariano é observado nos ovários e apresenta, como um de seus eventos marcantes, a liberação do ovócito, ou seja, a ovulação. A cada ciclo, alguns folículos (estrutura que contém o ovócito em desenvolvimento) começam a desenvolver-se, entretanto, geralmente, apenas deles um atinge a maturidade plena.
Esse ciclo tem início com a liberação do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH). Esse hormônio é responsável por estimular a liberação de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) pela adeno-hipófise. O FSH promove o crescimento do folículo, sendo este auxiliado pelo LH.
À medida que as células do folículo crescem, observa-se a produção de estradiol. O estradiol é liberado lentamente durante toda a fase folicular do ciclo ovariano. Essa fase caracteriza-se pelo crescimento do folículo e pelo amadurecimento do ovócito.
Ciclo ovário
Camada basal do Endométrio: ° Camada mais profunda do endométrio
° Células em constante mitose, repõe a camada funcional após a menstruação
Miométrio:° Camada muscular da parede uterina (músculo liso)
Camada fundamental do endometrioses: ° Camadas mais superficial do endométrio
° Quando desenvolvida possui muitos vasos e glândulas secretoras de glicogênio para nutrição embrionária ° Camadas de implantação embrionária espermatozoide ° Perdida durante a menstruação
Camadas do Útero
Reto: O reto é a última parada antes das fezes serem eliminadas pelo canal anal. Similarmente ao cólon, eletrólitos são absorvidos (sódio, potássio, cloreto) e ingredientes alimentares não digeríveis são decompostos por bactérias anaeróbicas. As fezes são espessadas através da absorção de água e misturadas com muco.
Ânus: O cólon (intestino grosso) absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos; e, os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo. A partir daí, as fezes são eliminadas para fora do corpo passando pelo ânus por meio do movimento peristáltico do intestino
Uretra: A uretra feminina é responsável por garantir que a urina seja transportada da bexiga até o meio externo, sendo um órgão exclusivo do sistema urinário.
Labios Maiores: Os grandes lábios são dobras constituídas de tecido conjuntivo e de tecido adiposo, são cobertas por pele e uma escassa camada de pelos. sua formação se estende da região do púbis até a região do períneo e tem como principal função auxiliar na proteção da abertura vaginal.
Labios Menores:Os lábios maiores, também chamados de grandes lábios, e os lábios menores, também chamados de pequenos lábios, são dobras de pele e mucosa que têm a função de proteger a abertura da vagina e da uretra.
Clitóris: A função do clitóris é proporcionar o prazer feminino, sendo o único órgão destinado exclusivamente para isso.
Bexiga: A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres.
Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.
Cavidade abdominal: é a parte do tronco compreendida entre o tórax e a parte inferior da pélvis e, no seu interior, estão alojados grande parte dos órgãos do aparelho digestivo, bem como do aparelho urinário e reprodutor.utuante
Colo do Útero: O colo uterino é a porção fibromuscular inferior do útero e serve para fazer a transição entre a vagina e o corpo do útero.
Coluna Vertebral: Todos os elementos da coluna vertebral tem como objetivo proteger a medula espinhal, a qual proporciona uma comunicação com o cérebro, bem como garante a mobilidade e sensação no corpo através da interação complexa entre ossos, ligamentos e estruturas musculares das costas e os nervos que a envolvem.
Sistema Feminino
Vagina: é um canal elástico no qual o pênis é inserido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado. Esse canal é também por onde o bebê passa durante o parto normal.
Tubas uterinas: no corpo da mulher, observa-se a presença de duas tubas uterinas, as quais apresentam uma extremidade que atravessa a parede do útero e outra que se abre próximo do ovário e tem prolongamentos denominados de fímbrias. A fecundação ocorre, geralmente, na região das tubas uterinas.
Útero: é um órgão muscular, em forma de pera, no qual se desenvolve o bebê durante a gravidez. A parede do órgão é espessa e possui três camadas. A camada mais espessa é chamada de miométrio e é formada por grande quantidade de fibras musculares lisas. A mais interna, chamada de endométrio, destaca-se por ser perdida durante a menstruação. O colo do útero, também chamado de cervice, abre-se na vagina.
Óvulo: Gônada feminina produz e libera o ovócito II para a tuba uterina (função exócrina) e produz os hormônios estrogênio e progesterona (função endócrina)Tópico flutuante
Testículo
Epidídimo
Canal deferente
PÊNIS - O pênis é um órgão do sistema reprodutor masculino que apresenta função indispensável na reprodução humana.
Leva espermatozoides para dentro do trato
reprodutor feminino.
O pênis tem formato cilíndrico e é constituído por tecido esponjoso. Esse tecido é constituído por três colunas: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso.
Vesícula Seminal
As vesículas seminais são duas glândulas responsáveis pela produção do líquido seminal, que constitui 60% do volume de sêmen. São localizadas entre o fundo da bexiga e o reto.
MAPA MENTAL
Bexiga Urinária
Localizada entre a parte inferior do abdome, situa-se na posição anterior ao reto. É um orgão muscular oco, que possue a capacidade de se contrair e relaxar para se adaptar a quantidade de líquido que esta armazenada em seu interior, armazena em média 350 á 400 ml de urina. A uretra que leva a urina para o meio exterior, também faz a passagem do sêmen.
O aumento da próstata pode
estar relacionado com o câncer
de próstata, por conta disso
deve-se fazer um exame anualmente
para o monitoramento.
Próstata
Tem o tamanho e a forma de uma
castanha, pode sofrer aumento com o
passar da idade. Fica na posição logo
abaixo da Bexiga Urinária.
Sua função é produzir e armazenar líquido prostático (flúido de aspecto leitoso) que protege e nutre ainda mais o espermatózoide, com sais minerais e enzimas. Corresponde a cerca de 30% do volume do esperma ejaculado. Líquido que
também preserva os espermatózoide
na passagem ácida da vagina, mantendo seu DNA intacto e auxiliando na sua chegada ao óvulo.
Glândula Bulbouretral
São duas bolinhas do tamanho de uma ervilha, localizadas logo abaixo da Próstata, são responsavéis por liberar um muco de substância alcalina, que são liberadas antes da ejaculação na excitação
do ato sexual, onde limpa a uretra que pois sua vez é ácida protejendo a passagem do sêmen na uretra.
Três Colunas
* Dois corpo cavernoso: compõe
a maior parte da massa do pênis.
* Corpo esponjoso: É um tecido
onde envolve a uretra, e na sua
extremidade distal, forma a glande
do pênis.
* Uretra: é um órgão que garante
que a urina seja levada da bexiga
para o meio externo
* Glande: Área mais sensível.
Quando o pênis está "sem firmeza"
é envolvido por uma pele chamada
prepúcio, é ligada à parte inferior do
pênis pelo freio. A glande se explõem
quando o pênis fica ereto, pois a pele
se retrai. Na glande também se encontra
a abertura da uretra por onde saem o
esperma e a urina.