arte paleocristã
Fase Catacumbária : Época de restrições e perseguições aos cristãos. Primeira grande perseguição em 64 d.C , governo de Nero.
Catacumba de São Calixto
lóculos: Eram buracos feitos na parede das catacumbas aonde se colocavam os corpos.
clarabóia: eram poços que chegavam até a superficie, e por eles a luz passava e eluminava a catacumba.
sarcófago: túmulo feito de marmore, com uma pesada tampa monolítica. Artigo de luxo.
escultura em alto e baixo relevo:
esculturas: A escultura foi muito usada nesse período pelos pagãos, principalmente a escultura de bustos retratos, estátuas retrato, no entanto os cristãos só usavam em seus sarcófagos as esculturas em alto e baixo relevo, pois tinham restrições as esculturas plenas, porque na Biblía o culto a imagem representada, principalmente esculpida, não é aceito.
escultura plena:
bustos retratos: Constantino
estátua retrato:
afresco: Eram pinturas feitas nas paredes ainda molhadas, que propiciava uma facilidade maior de trabalho para o pintor.
tempera: É um metodo de pintura, no qual, os pigmentos de terra são misturados a um "colante", uma emulsão de água e ovo.
Bom Pastor: Uma das tipologias de Cristo. Essa tipologia representa a parabola do Bom P astor.
Orante: Uma das tipologias de Cristo, representa a oração.
temas bíblicos
manuscristos ilustrados: Haviam Bíblias ilustradas para serem usadas nas igrejas e para os devotos que sabiam ler. No entanto, a tecnologia de criações de "papeis" e de armazenamento desses materiais era restrita.
Fase Basilical: Época do imperio de Constantino 312 d.C. Nessa época, foi criado pelo mesmo, o Édito de Milão que dava liberdade de culto aos cristãos. Em 323 d.C Constantino transfere a capital de Roma para Bizâncio, renomeou o lugar para constantinopla. Nesse momento começa a surgir as Basílicas cristãs.
Constantino: Foi o imperador que que transferiu a capital de Roma para Bizâncio e a renomeou de constantinopla. Álem disso,criou uma lei que deu a liberdade de culto aos cristãos.
Édito de Milão: Lei criada por Constantino, que dava aos cristão a liberdade de culto.
Mausoleu de santa constança:
Mosaico: São representações de imagem que contavam histórias bíblicas e tinha cunho didático, feitas de tesselas de vidro, com cores brilhantes, no entanto, na questão de gradação de cores, fica a desejar, de modo que não mantem a fieis a cópia de pinturas. Álem disso,o mosaico tinha em suas representações algumas funções como a de divulgação, homenagem e didática.
aureóla: Um dos principais meios usados nas representações para demonstrar santidade.
Monogramas: São símbolos criados com sobreposição de letras. Na época existia alguns, e um exemplo é o monograma de Cristo que era XP.
imagens simbólicas cristãs e seus significados: peixe - Cristos ou cristianismo; cacho de uva - sangue de Cristo; círculo- eternidade; Âncora - fé profunda; serpente - satanás(o mau); cruz - sacrifício de cristo; fênix renascendo das cinzas - ressureição; pastor com ovelhas - Cristo salvador e alma salva por ele; pavão - ressureição do corpo.
Basílica de São Pedro :
formato em cruz latina: Esse era o formato geralmente usado pelos arquitetos para construir as Basílicas e outras construções de grande porte da época.
clerestório: Aberturas que ficam na cúpula, por onde passa luz.