As ciências falam tanto sobre estes conceitos, escutamos todos os dias, cada qual com um significado diferente, que somados, ainda confundimos uns com outros.
É hora de desfazermos o nó.
Os DADOS são os registros soltos, aleatórios, sem quaisquer análise (Rezende, 2015).
Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada que ainda não apresenta relevância.
A INFORMAÇÃO seria qualquer estruturação ou organização desses dados.
Ela é um registro, em suporte físico ou intangível, disponível à assimilação crítica para produção de conhecimento (LE COADIC, 1996).
Informação é, portanto, o material de que é feito o conhecimento, após posicionamento crítico do indivíduo. Além disso, a informação é derivada dos dados que, sem um sentido ou contexto, significam muito pouco.
EXEMPLO 1
EXEMPLO 2
EXEMPLO 3
E o CONHECIMENTO?
Numa definição muito simples, o Conhecimento é a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo.
O conhecimento é a capacidade que, o processamento da informação adicionado ao repertório individual, nos dá, de agir e prever o resultado dessa ação.
Aprendizagem seria, então, toda exposição a novas informações que, a partir dai, modificam o nosso comportamento e relacionamento com o meio-ambiente que nos rodeie.
Informação não é Conhecimento, informação é diferente de Conhecimento. A informação (matéria-prima para o conhecimento) é um bem comum ao qual todo cidadão deve ter direito/acesso, levando à socialização da informação, das oportunidades e do poder (Rezende, 2014).