Diuréticos
Diuréticos de Alça
*Atuam na alça de Henle, porção ascendente. Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio dos rins e produzem o aumento do fluxo urinário.
*Exercem também efeitos diretos sobre o fluxo sanguíneo, causando vasodilatação e redução da resistência vascular renal.
Estão indicados para o controle do edema pulmonar agudo e de outros tipos de edema mais ligeiros, insuficiência renal aguda e hipertensão arterial. Além disso, também podem ser usados para tratar a hipercalcemia aguda, já que promovem a excreção urinária de cálcio.
Medicamentos:
Furosemida (Lasix, Neosemid, Diflumid, Diurit).
Indapamida (Flux SR, Dapamix).
*Têm um efeito diurético potente, com início de ação rápido e de curta duração.
Diuréticos Osmóticos
*Alteram as forças osmóticas ao longo do néfron, inibindo a reabsorção de solutos e água.
*Elevam a osmolaridade do filtrado glomerular, que induz o movimento de água intracelular para um espaço extracelular e vascular, induzindo uma diurese acentuada, diminuindo consequentemente a pressão e o edema intracraniana e a pressão intraocular elevada.
Medicamentos:
Manitol ( Manitol 20%, Solução de Manitol).
Dextrose ( Glicose 50%)
*Caracterizada por uma taxa aumentada de micção devido à presença de certas substâncias nos pequenos tubos dos rins.
Diuréticos Tiazídicos
*As tiazidas são um grupo de fármacos diuréticos, que atuam no rim, aumentando o volume e diminuindo a concentração da urina.
*Têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo.
Diuréticos desta classe são indicados para reduzir a pressão arterial e para o tratamento crônico de edemas associados a insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e doença renal.
Medicamentos :
Hidroclorotiazida (LFM-Hidroclorotiazida, Drenol, Diuretic, Diurix, Hidromed).
Clortalidona (Higroton, Neolidona, Clordilon, Clortlil).
*Estes remédios exercem uma potência moderada.
Diuréticos Poupadores de Potássio
*Eles inibem a excreção de potássio a nível terminal do túbulo contornado distal e no tubo coletor, podendo exercer ou não uma ação antagonista da aldosterona.
*A espironolactona é um antagonista específico da aldosterona, atua principalmente no local de troca de íons sódio e potássio dependente de aldosterona.
Medicamentos:
Esplerenona ( Espleronona, Inspra).
Espironolactona ( Aldactone, Spiroctan, Diacqua).
*Exercem uma ação diurética fraca e, por isso, raramente se utilizam isoladamente no tratamento do edema ou hipertensão, sendo geralmente associados a outros diuréticos.