FORMAÇÃO PROFISSIONAL

BIOÉTICA

ÁREA DO CONHECIMENTO QUE POSSUI BASES FILOSÓFICAS LIGADAS A VALORES MORAIS APLICADOS ÀS QUESTÕES REFERENTES ÀS PRATICAS EM SAÚDE

PRINCIPIOS QUE NORTEIAM A BIOÉTICA

BENEFICIÊNCIA: FAZER O BEM; DE UMA MANEIRA PRÁTICA, É A OBRIGAÇÃO DE AGIR EM BENEFICIO DO OUTRO

A JUSTIÇA: ESTÁ ASSOCIADA, PREFERENCIALMENTE COM AS RELAÇÕES ENTRE GRUPOS SOCIAIS, PREOCUPANDO-SE COM A EQUIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE BENS E RECURSOS

A AUTONOMIA: CAPACIDADE DE UMA PESSOA PARA DECIDIR FAZER OU BUSCAR AQUILO QUE ELA JULGA SER O MELHOR PARA SI

NÃO MALEFICIÊNCIA: O DEVER DE NÃO CAUSAR MAL OU DANOS AO SEU PACIENTE, DEVENDO EXISTIR UM MÍNIMO ÉTICO, NO QUESITO DE UM DEVER PROFISSIONAL

TEM COMO FUNÇÃO MINIMIZAR AS POSSIVEIS INFRAÇÕES ÉTICAS E MORAIS; NORTEAR OS AVANÇOS CIENTÍFICOS
E TECNOLÓGICOS RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DO SER HUMANO.

PROPAGANDAS ODONTOLÓGICAS

MUITOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA ODONTOLOGIA VEEM FAZENDO USO DA INTERNET PARA A DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO DO SEU TRABALHO, E EM ALGUNS CASOS, ESSAS DIVULGAÇÕES E PROMOÇÕES SÃO CONSIDERADAS IRREGULARES SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLOGICO.

ALGUNS PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA UTILIZAM DAS REDES SOCIAIS, COM O INSTAGRAM, PARA FAZER SORTEIOS OFERTANDO SEUS SERVIÇOS, MESMO SENDO CONSIDERADO UMA INFRAÇÃO ÉTICA PELO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO.

DURANTE AS AULAS EM QUE ABORDAMOS ESSE TEMA, DISCUTIMOS SOBRE ALGUNS CASOS DE PROPAGANDAS ODONTOLÓGICA QUE SE ENCAIXAM NO QUADRO DE INFRAÇÕES ÉTICAS (APRESENTANDO TRABALHO) E ALGUNS COLEGAS COMPARTILHARAM SITUAÇÕES EM QUE ELES PRESENCIARAM INFRAÇÕES ÉTICAS COMETIDAS POR PROFISSIONAIS ODONTOLÓGICOS.

ÉTICA

RAMO DA FILOSOFIA QUE TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A ESSÊNCIA DOS PRINCÍPIOS, VALORES E PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA MORAL

ALGUMAS INFRAÇÕES ETICAS:

MERCANTILIZAÇÃO DA PRATICA DA SAUDE

NO NÃO RESPEITO AOS DIREITOS E AUTONOMIA

FALTA DE ATENÇÃO E CORDIALIDADEco

AGENCIAR, ALICIAR OU DESVIAR PACIENTE DE COLEGA, DE INSTITUIÇÃO PUBLICA OU PRIVADA

DISCRIMINAR O SER HUMANO DE QUALQUER FORMA OU SOB QUALQUER PRETEXTO

Código de Ética Odontológico

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.

O Código de Ética Odontológico serve como um manual para orientar os profissionais da área de odontologia sobre como proceder em diversas situações, inclusive durante os tratamentos.

PINCIPAIS TÓPICOS DO CODIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO:

RELAÇÃO COM PACIENTE
SIGILO PROFISSIONAL
HONORÁRIOS
ESPECIALIDADE
PRONTUÁRIO

O CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO SURGIU NO ANO DE 1971, POR MEIO DA INSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAIS E REGIONAIS DA CATEGORIA (CFO e CRO).