EXAME FÍSICO ESPECÍFICO: SISTEMA RESPIRATÓRIO

Esse sistema é constituído pelo tratos (vias) respiratórios superior e inferior

Trato respiratório superior é formado por órgãos localizados na cavidade torácica: Nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia.

Trato respiratório inferior consiste em órgão localizados na cavidade torácica: Parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Função: Fornecimento de oxigênio ao corpo para a produção de energia;

Remoção de carbono, que é um subproduto das reações de produção de energia e manutenção da homeostase (equilíbrio ácido-básico) do sangue arterial; manutenção de troca de calor

LOBOS PULMONARES

O pulmão direito possui 3 lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura obliqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio.

O Pulmão Esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão.

DIVISÃO DO TÓRAX

A caixa torácica é uma estrutura óssea de forma cônica. Ela é composta pelo esterno, 12 pares de costelas, 12 vértebras torácicas e o diafragma.

Pontos de referência do tórax anterior:

Incisura supraesternal, esterno, ângulo manúbrio-esternal, ângulo costal.

Linha de referência:

Use a linha de referência para localizar com exatidão um achado verticalmente ao tórax. Tórax anterior: linha medioesternal e a linha hemiclavicular. A parede torácica posterior: linha vertebral e a linha escapular.

Pontos de referência do tórax posterior:

Vértebra proeminente, processos espinhosos ou apófises espinhosas, borda inferior da escapula. décima segunda costela.

Músculos da Inspiração: Esternomastoideo ( função de elevar o esterno); Músculo escalenos ( elevam as costelas superiores); Intercostal externo ( elevam as costelas); O diafragma desce à medida que ele se contrai na inspiração há um aumento do diâmetro vertical.

Músculos da Expiração: Intercostal interno ( abaixam as costelas); oblíquo externo e reto do abdome ( abaixam as costelas inferiores e comprimem as vísceras ).

DADOS SUBJETIVOS: Tosse ( duração, produtiva com secreção); Falta de ar ( com nível de atividade); Dor no tórax com a respiração; História prévia de doenças respiratórias ( bronquite, enfisema, asma, pneumonia, tuberculose); História de tabagismo ( idade de início, número de maços por dia, número de anos de consumo); Exposição ambiental que afeta a respiração (p. ex, risco ocupacional, ambiente urbano); Cuidado centrado no paciente ( último teste cutâneo para TB, imagem de raios x do tórax, imunização contra influeza).