EXAME FÍSICO ESPECÍFICO: SISTEMA RESPIRATÓRIO
Esse sistema é constituído pelo tratos (vias) respiratórios superior e inferior
Trato respiratório superior é formado por órgãos localizados na cavidade torácica: Nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia.
Trato respiratório inferior consiste em órgão localizados na cavidade torácica: Parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
Função: Fornecimento de oxigênio ao corpo para a produção de energia;
Remoção de carbono, que é um subproduto das reações de produção de energia e manutenção da homeostase (equilíbrio ácido-básico) do sangue arterial; manutenção de troca de calor
LOBOS PULMONARES
O pulmão direito possui 3 lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura obliqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio.
O Pulmão Esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão.
DIVISÃO DO TÓRAX
A caixa torácica é uma estrutura óssea de forma cônica. Ela é composta pelo esterno, 12 pares de costelas, 12 vértebras torácicas e o diafragma.
Pontos de referência do tórax anterior:
Incisura supraesternal, esterno, ângulo manúbrio-esternal, ângulo costal.
Linha de referência:
Use a linha de referência para localizar com exatidão um achado verticalmente ao tórax. Tórax anterior: linha medioesternal e a linha hemiclavicular. A parede torácica posterior: linha vertebral e a linha escapular.
Pontos de referência do tórax posterior:
Vértebra proeminente, processos espinhosos ou apófises espinhosas, borda inferior da escapula. décima segunda costela.