Perspetiva Bioecológica

Perspetiva Bioecológica

r

O desenvolvimento é dependente de quatro dimensões que interagem entre si, sendo estas denominadas de "Modelo PPCT" - Processo, Pessoa, Contexto e Tempo.

Processo

r

"(...) Recebe destaque como o principal mecanismo responsável pelo desenvolvimento, e tem a ver com as interações recíprocas que acontecem de maneira gradativa, em termos de complexidade, entre o sujeito e as pessoas, objetos e símbolos presentes no seu ambiente imediato". (Bronfenbrenner & Morris, 2006)

Pessoa

r

Fenómeno de constâncias e mudanças na do ser humano em desenvolvimento, no decorrer de sua existência.

Tempo

r

Tempo (Cronossistema)Entende-se como o desenvolvimento no sentido histórico, ou em outras palavras, como ocorrem as mudanças nos eventos no decorrer dos tempos, devido às pressões sofridas pela pessoa em desenvolvimento.

Contexto

r

Caracteriza-se por qualquer evento ou condição fora do organismo que pode influenciar ou ser influenciado pela pessoa em desenvolvimento, e apresenta-se em quatro subsistemas socialmente organizados, que ajudam a amparar e nortear o ser em crescimento.

Interação regular

Ativa

Bidirecional

Microssistema

r

Considerado como o centro gravitacional do ser biopsicossocial, é um ambiente no qual os papéis, as atividades e as interações face a face acontecem.Exemplos de microssistemas:EscolaFamíliaLocal de trabalhoEtc.

Mesossistema

r

Consiste na interação entre dois ou mais microssistemas, em que a pessoa em desenvolvimento participa e cujas interações podem ser promotoras ou inibidoras do desenvolvimento.

Exossistema

r

Consiste na aliança entre dois ou mais contextos. Entretanto, diferentemente, o indivíduo em desenvolvimento não se encontra nele inserido.

Macrossistema

r

Contexto de estrutura mais ampla, e compõe-se de todos os padrões globais do micro, meso e exossistema, que parte parte das culturas, crenças, valores, e costumes dominantes na sociedade, juntamente com os sistemas sociais, políticos e económicos.

Atributos da Pessoa

Processos Proximais

r

Os processos proximais operam num tempo. São mecanismos primários produtores do desenvolvimento humano. Variam em função da pessoa em desenvolvimento.

Parâmetros do Contexto

Demandas

r

Disposições comportamentais que movem os processos proximais e mantém suas operações, oferecendo mais probabilidades para influenciar o desenvolvimento futuro. Agem como um estímulo imediato em direção à outra pessoa, como por exemplo, a curiosidade e a capacidade de resposta tendo em vista fatores tais como a idade, cor da pele, aparência, física, entre outros.

Recursos

r

Influenciam a capacidade de o individuo colocar-se em processos proximais ativos: habilidades, experiências, inteligência.

Disposições

r

São aquelas relacionadas às diferenças de temperamento, motivação, persistência, entre outros, que envolvem a capacidade de colocar-se e persistir em atividades de progressiva complexidade.