PRETÉRITO
pretérito imperfecto simple
é um tempo verbal do modo indicativo que expressa ações realizadas e concluídas no passado. Seu equivalente em língua portuguesa seria o pretérito perfeito.
EXEMPLOS: ayer (ontem);
anoche (ontem à noite);
anteayer (antes de ontem);
la semana pasada;
pretérito perfeito composto
Ele exprime um acontecimento encerrado, mas que, de alguma forma, está relacionado ao presente ou cujos efeitos duram, também, no momento em que se fala. Essa relação com o presente é expressa por meio de uma série de referentes temporais
EXEMPLOS: tempo próximo ou que inclui o presente: esta mañana/ tarde/noche, hace, minutos/horas/segundos, hace un momento, esta semana, este mes/año/siglo, hoy. Ex.: Hace una hora he ido al supermercado.
pretérito indefinido
Type in the resources
Por esse motivo, é comum encontrar marcadores temporais que indicam ações terminadas no passado, tais como: ayer, anteayer, la semana pasada, el mes pasado, el año pasado, etc.
Type in the resources
Type in the resources
imperfeito do indicativo
Type in the quotes
O pretérito perfecto compuesto do indicativo é um tempo verbal utilizado para indicar ações passadas que já ocorreram, no entanto, que perduram até o presente. Sua formação é feita com o verbo auxiliar “haver” conjugado no presente do indicativo + particípio do verbo principal
Puede ser usado como marca de cortesía. Ej: - ¿Quiere algo? (Pode ser usado como marca de cortesia. Ex.: - Queria alguma coisa?)
Este tiempo expresa una acción pasada sin indicar el inicio o el final. Ej.: María andaba por ahí. (Este tempo expressa uma ação passada sem indicar o início ou o final. Ex.:Maria andava por aí.)