类别 全部 - tabela - oxigênio - elétrons

作者:Luana Seretni 4 年以前

436

Principais químicos da história e suas contribuições:

Humphry Davy é reconhecido como o pioneiro da eletroquímica, explorando como a eletricidade das baterias pode reagir com substâncias químicas, impulsionando a indústria do alumínio.

Principais químicos da história e suas contribuições:

Principais químicos da história e suas contribuições:

Leo Baekeland: Produziu o primeiro polímero, chamado de Bakelite, descobrindo o primeiro plástico totalmente sintético revolucionando o cenário Mundial.

Casal Curie, Marie Curie e Pierre Curie: Conduziram experimentos relacionados a radioatividade do minério de urânio, descobrindo os novos elementos isolados rádio e polônio.

Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff: Conduziram experimentos para determinar porque as substâncias emitiam certas cores quando colocadas numa chama, a cor indicava os elementos presentes, construíram um espectroscópio e descobriram dois novos elementos o césio e o rubídio, além de contribuírem para o estudo da química dos astros, por exemplo para procurar sinais de água e vida fora da terra.

Gilbert Lewis: Descobriu a ligação covalente e o conceito de pares de elétrons.

John Wesley Hyaat: Simplificou a produção de celulose, criando o primeiro plástico.

Julius Lothar Meyer: Assim como Mendeleev relacionou massa e volume atômico, e sua periodicidade, mas acabou não fazendo as previsões dos elementos faltantes na tabela periódica.

Friedrich August kekulé: Utilizou representações gráficas de moléculas orgânicas, Identificou a estrutura molecular do benzeno, facilitando a descoberta de novos compostos orgânicos.

Amedeo Avogadro: Demonstrou que os resultados de Dalton e Gay Lussaac se coinciliavam, ou seja a teoria de espansão de gases, e a relação entre pesos e volumes, foi um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas.

Louis Joseph Gay Lussac: Demonstrou em seu primeiro trabalho a expansão dos gases, e foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases. Hoje essa lei é conhecida como Lei de Gay Lussaac.

John Dalton: Desenvolveu a Teoria Atômica definindo as relações entre os átomos e os elementos auxiliando no conhecimento do átomo, e as suas características.

Sumiu Ijima: Descobriu outra categoria de fulerenos, composta por nano tubos de carbono ( tubos de Buck), considerado o objeto mais rígido do universo, acabou por popularizar a nanotecnologia partindo do princípio de criar coisas do início.

Ernest Rutherford: Descobriu as partículas alfa e Beta, além dos raios Gama.

Henry Becquerel: Conduziu experimentos para verificar se vários minerais emitiam radiação, entre eles o urânio.

Joseph John Thomson: Propôs o modelo atômico, derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por John Dalton, confirmou e provou a existência de elétrons, provando que o átomo possui partículas subatômicas. Thomson utilizando raios catódicos.

Humphry Davy: É considerado fundador da eletroquímica, estudou a relação entra a eletricidade proveniente das baterias, observando sua capacidade de reagir com substâncias químicas, e transforma las. Levando ao surgimento da indústria do alumínio.

Richard Smalley, Harold Kroto, Robert Curl: Descoberta do Fulereno, observando um agrupamento especial de átomos de carbono ( 60 carbonos), (bolas de Buck).

Dmitri Mendeleev: Desenvolveu estudos sobre as propriedades dos elementos químicos e suas massas atômicas, além de sua periodicidade. Compreendeu que havia novos elementos a serem descobertos, inventou a tabela periódica , demonstrando que todos os elementos estavam interligados uns aos outros.

Friedrich Wohler: Realizou a síntese da uréia, derrubando a teoria do Vitalismo por terra, antes acreditava se que compostos orgânicos só poderiam ser produzidos por seres vivos.

Antoine Lavoisier: Escreveu o tratado Elementar de Química, literalmente inventou o "oxigênio" através de seus meticulosos trabalhos, relacionados ao processo de respiração, com a combustão. desenvolveu trabalhos relacionados a mistura de gases.

Joseph Priestley: descoberta do oxigênio, contribuiu para a química dos gases.