类别 全部 - reprodução - alimentação

作者:André meirelles 3 年以前

266

Répteis

Os répteis possuem um sistema digestório completo, com órgãos como boca, faringe, esôfago, estômago, intestino, cloaca, fígado e pâncreas. A maioria é carnívora, mas há espécies herbívoras e onívoras, dependendo do habitat.

Répteis

Répteis

Grupos

Curiosidades Os dinossauros, pertencentes à superordem Dinosauria, pertenceram a classe dos répteis. O Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de espécies de répteis. Herpetologia é o ramo da biologia que estuda os répteis.
Ordem Testudinata Também chamados de quelônios, são representados pelas tartarugas, cágados e jabutis. As tartarugas vivem em ambiente de água doce e salgada. Os cágados são encontrados em água doce e os jabutis em terra firme. As principais características dos quelônios são: Presença de armadura óssea (casco ou carapaça), a qual confere proteção ao corpo contra choques mecânicos e ataques de predadores. Ausência de dentes e presença de um bico com lâminas córneas, permitindo capturar e cortar os alimentos.
Ordem Squamata Também conhecidos como escamados, pois possuem corpo recoberto por escamas. Eles são representados pela cobras e lagartos. As principais características da ordem Squamata são: Divididos em Lacertílios (lagartos) e Ofídios (cobras). Os lagartos apresentam quatro patas e as cobras são ápodes, ou seja, sem membros. Algumas espécies de serpente são animais peçonhentos.
Ordem Rhynchocephalia A ordem Rhynchocephalia é o grupo de réptil mais primitivo. Por isso, as tuataras são os únicos representantes vivos da ordem. Elas são encontradas na Nova Zelândia e podem habitar ambientes frios. São animais carnívoros, os seus dentes estão fundidos ao maxilar. Os indivíduos de tuataras podem chegar até aos 100 anos de idade.
Ordem Crocodilia Os crocodilianos representam a maior parte dos répteis que existem atualmente. As principais características dos crocodilianos são: Corpo revestido por placas córneas. Presença de quatro patas curtas e uma cauda. Dentes grandes e afiados. Coração com quatro cavidades completamente separadas.

Ovos aminoticos Diversas características presentes nos ovos dos répteis permitiram que eles não dependessem da água para se reproduzir. O ovo desses animais possui uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. No entanto, a casca é porosa, permitindo a troca gasosa entre o embrião e o meio externo. Existem também, internamente, membranas e bolsas, chamadas de anexos embrionários, que participam de funções como a proteção, a nutrição, as trocas gasosas e a excreção dos embriões.... - Veja mais em Répteis: Primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre

Reprodução

A maior parte dos répteis são ovíparos. Apenas algumas cobras e lagartos são ovovivíparas. Apresentam fecundação interna, onde o macho introduz os espermatozoides no interior do corpo da fêmea. O desenvolvimento do embrião ocorre dentro dos ovos, os quais são revestidos por cascas córneas ou calcárias. Essa característica protege o embrião da dessecação, importante para a conquista do ambiente terrestre. O ovo apresenta os seguintes anexos embrionários: âmnio, cório, saco vitelino e alantoide. Quando os filhotes nascem assemelham-se aos adultos, pois o desenvolvimento é direto.

Características

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Sistema digestório e Alimentação

A alimentação dos répteis varia. Alguns se alimentam de insetos, outros são vegetarianos e se alimentam de flores. Tem os que comem ovos, peixes e outros animais, há também os que comem algas e sementes. Ou seja, cada espécie têm a sua própria alimentação e ela varia de acordo com o habitat em que vive.
O sistema digestório é completo. Eles apresentam boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e cloaca. Além disso, possuem fígado e pâncreas. A maioria dos répteis são carnívoros. Algumas poucas espécies são herbívoras e onívoras. Alguns répteis, como o jacaré e a matamatá, são animais predadores e ocupam o topo da cadeia alimentar.