DOENÇA DE CROHN
PREVENÇÃO
Controlar a alimentação pode te ajudar a evitar a doença de Crohn ou outras complicações intestinais como diarreias ou gases. Tente associar quais alimentos podem estar causando esses incômodos, como por exemplo, alimentos à base de leite ou fritos.
OVocê também pode se sentir melhor se fracionar mais suas refeições, se beber bastante líquido diariamente - nesse caso, água é a melhor opção, bebidas alcoólicas e com alta dose de cafeína podem piorar a diarreia. Também vale a pena conversar com um nutricionista sobre as opções de uma dieta mais saudável para você.
Para as pessoas que já desenvolveram a doença, as crises podem ser evitadas com a prática regular e moderada de exercícios físicos, além de evitar alimentos gordurosos e ricos em fibras, assim como situações de estresse.D
TRATAMENTO
O tratamento da doença de Crohn deve ser orientado pelo médico gastrenterologista, e a escolha do tratamento dependerá, entre outros fatores, da parte do trato digestivo envolvida na doença.
O tratamento passa, geralmente, pela prescrição de medicamentos (remédios) que possui dois objetivos: aliviar os sintomas (obtendo assim a remissão da doença) e impedir o surgimento de novo dos sintomas, isto é, manter a remissão da doença. O tratamento medicamentoso pode incluir vários fármacos distintos, entre eles: corticoides, 5-aminossalicilatos, azatioprina, adalimumab e infliximab, entre outros.O
Os medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas e as complicações da doença de Crohn permitindo evitar ou adiar a cirurgia. No entanto, o tratamento cirúrgico (cirurgia ou operação) pode ser recomendado quando os sintomas não forem passíveis de serem controlados com medicamentos ou se existirem efeitos colaterais importantes.
Os sinais e sintomas mais comuns da doença de Crohn incluem: dor abdominal, diarreia, fadiga (cansaço) e perda de peso. Outros sintomas extra-intestinais podem ainda incluir: aftas orais, problemas de pele, dores articulares (nas articulações), inflamação ocular (dos olhos) e problemas anais (fístulas e abscessos).
SINTOMAS
dor abdominal na parte conhecida como “pé da barriga”;
diarreia frequente, com fezes que podem conter sangue;
cólica;
febre;
sangramento retal;
fraqueza;
perda de apetite e de peso.
O paciente também pode apresentar lesões na pele, inflamação nos olhos e pedras nos rins como uma consequência direta da doença de crohn.G
O QUE É A DOENÇA DE CROHN?
É uma doença auto-imune que provoca inflamação do trato digestivo que condiciona o surgimento de úlceras e sangramento.
Afeta principalmente o cólon e a última porção do intestino delgado (íleo), mas pode atingir todo o tubo digestivo, desde a boca até ao ânus.
Para realizar o diagnóstico é fundamental efetuar uma colonoscopia com ileoscopia, isto é, com observação do íleo terminal. Durante este procedimento é possível colher amostras (biópsias) do intestino, sendo que o resultado histológico poderá confirmar o diagnóstico de doença de Crohn e excluir outras doenças que se apresentam com sinais e sintomas semelhantes.