formas de governo e de sociedade

A politica aparece não como um ornamento na vida humana, e sim como uma necessidade que se impõe aos seres humanos no momentos em que passam a viver juntos.

Para Platão, a politica é uma questão de conhecimento, para governar, é necessário que se tenha conhecimento. Platão recusa a democracia, pois não exige o conhecimento e sim a aparência do conhecimento. Ele considera que a democracia foi fundada no pensamento sofista

Os sofistas foram mestres da retoricas na democracia ateniense , ensinavam por exemplo, como falar de modo convincente, ajudando aspirantes a política.

"o homem é a medida de todas as coisas"

é o que afirma o sofista Protágoras. a partir dessa afirmação pode-se entender que a cidade é uma consequência dos atos dos homens e que as leis resultam de concepções humanas

Platão se ergue contra essa ideia relativista. segundo ele, é por meio da filosofia que o homem pode encontrar o divino em si mesmo, isso é, o conhecimento verdadeiro.

diante disso, Platão procura uma politica com uma ordem que so pode ser exercida por meio da educação filosófica. isso formaria a cidade perfeita, que é chamada de republica

classe dos magistrados

classe guardiã

classe produtiva

A doutrina de Aristóteles diz que o homem é um animal social, consequentemente, conviver em sociedade não deveria causar problemas. o que causa a desorganização da sociedades são pessoas más ou má educadas. Junta a essa ideia, há também a ideia crista de que todos os que recebem poder, o receberam de forma divina.

Maquiavel pensa que são necessários preparativos energéticos para sair dessa perspectiva para que exista uma sociedade uns, é necessário um ato fundador.

LIBERALISMO

As ideias mais remotas do pensamento liberal político advêm da filosofia jusnaturalista do filósofo inglês John Locke. Para Locke, o ser humano possui direitos naturais, que são, fundamentalmente, o direito à vida, à liberdade e à propriedade. A propriedade privada, para ser legitimada como um direito natural, deveria ter uma função social que atenda à comunidade.

o liberalismo admite que não deveria haver um sistema opressor que retirasse dos indivíduos a sua liberdade, deixando-os livres, na medida do possível, para viverem e produzirem.

Subtópico