Hermenêutica

O termo "hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão"

De origem grega, a Hermenêutica (hermeneuein) é tida como filosofia da interpretação, sendo associada ao deus grego Hermes, que traduzia tudo o que a mente humana não compreendesse, sendo chamado de “deus-intérprete”. Possui alguns significados diferentes de acordo com o tempo, passando de “compreender o significado do mundo” e chegando “ é a teoria científica da arte de interpretar”.

As Principais Consequências da Reforma Protestante ?

- Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa;

Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista

Reação da Igreja Católica (Contrarreforma) ao movimento de Reforma Protestante. Neste contexto de reação foi reativada a Inquisição, criada a Companhia de Jesus e estabelecido o combate ao protestantismo;

Tradução da Bíblia para outros idiomas, entre eles o alemão e o francês. Desta forma, mais pessoas passaram a ter acesso à leitura da Bíblia;

Surgimento de conflitos sociais de ordem religiosa, além de perseguições pelo mesmo motivo. Muitos destes conflitos foram estimulados ou tiveram como patrocinadores os monarcas europeus. Em 1572, cerca de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos na França. O episódio ficou conhecido como "O Massacre da Noite de São Bartolomeu";

Surgimento de movimentos sociais, que tinham como propósito a implantação de um sistema social e econômico mais justo. Entre estes, podemos citar a Guerra dos Camponeses que estourou na Alemanha no ano de 1525. Este movimento pretendia abolir as obrigações dos servos e a propriedade privada, criando um sistema agrário igualitário. Foi severamente reprimido pelos príncipes alemães.

As Características da Hermenêutica Romântica ?

Liberdade de criação e de expressão

Nacionalismo

Historicismo

Individualismo, egocentrismo

Pessimismo

Escapismo

Tradições populares

Medievalismo

A Transformação Produzida por Schleiermacher no Campo Hermenêutico ?

consagrado como fundador da hermenêutica contemporânea como ele a hermenêutica se tornou autônoma, como disciplina dedicada á arte de compreensão e interpretação

no âmbito reflexão racional e inspirando pela tradição retórica, Schleiermacher contribuiu para superação do paradigma de múltiplas hermenêutica. Nesta esteira de raciocínio, em Schleiermacher nota-se uma retomada do estudo da hermenêutica propriamente dita, o teólogo, filólogo e filósofo, estabeleceu bases para a formação de uma hermenêutica universal.

Tópico principal

A Descrição da Hermenêutica Como Método Para as Ciências do Espírito Proposta por Dilthey ?

como a hermenêutica ajudou Dilthey fundamentação para as chamadas “ciências do espirito”O estudo das ciências humanas para dilthey partem da interpretação do sujeito a partir dos dados obtidos por ele. Dados externos que são as expressões deixadas pelas sociedades que remetem a própria vida, não regidas por leis que determinam suas ações.

Por isso a hermenêutica traz uma importante contribuição para o pensamento de Dilthey, pois, o mesmo coloca em evidencia a interpretação como a chave para a compreensão dos fenômenos humanos, pois segundo Dilthey não podemos utilizar a mesma metodologia das leis da física e das ciências naturais (assim como fez o positivismo) para compreender o homem, devemos sim nos diferenciar das ciências naturais e partir para a nossa independência. Sendo a hermenêutica como um componente essencial para a fundamentação e metodologia para as ciências humanas.

A Crítica de Dilthey ao Paradigma Positivista ?

Dilthey como expoente crítico ao paradigma positivista baseado em Comte e John Stuart Mill, que acreditavam, essencialmente, na impossibilidade de fundar-se uma metodologia específica aplicada às ciências humanas, pois deveriam adotar igualmente o método consagrado nas ciências da natureza

Diante disso, Dilthey defende que o método adequado para a compreensão das questões humanísticas deve fundamentar-se epistemologicamente no âmbito das ciências do espírito, pois é a história que deve ser o objeto de análise hermenêutica, uma vez que não terá qualquer efeito tentar captar as intenções psicológicas que motivaram a produção de um texto

Dilthey assegura que as ciências naturais partem da explicação e que as ciências humanas da compreensão, construindo assim uma crítica a rigidez das ciências, principalmente ao positivismo. Essa afirmação traz um debate e reflexão sobre as ciências humanas e da necessidade de reformulação da mesma.

A Superação da Hermenêutica Produzida Pela Investigação de Wilhelm Dilthey ?

A hermenêutica romântica e superada por meio de elementos fundamental da compreensão dos fatos históricos passando de uma metodologia meramente de interpretação dos sentidos imanentes dos textos para uma metodologia que buscava uma compreensão dos sentidos dos imanentes dos processos histórico.

Em Dilthey, buscou-se a compreensão através da Critica da Razão Histórica,que não significava a busca de um absoluto hegeliano ou kantiano, ou da possibilidade de uma razão histórica universal.

A concepção de fenômeno foi a principal contribuição de Dilthey para a história da hermenêutica. Fenômeno é aquilo que se mostra e está ligado a parecer, aparecer ou fazer ver. Fenômeno tem o mesmo objetivo da hermenêutica interpretar o texto. Fenômeno é o método que a fenomenologia utiliza para explicar o ser.

Os Métodos Adotados Por Schleiermacher e a Definição do Círculo Hermenêutico ?

Schleiermacher vai utilizar os dois métodos o método divinatório e o método comparativo, aspecto importante a ser destacado a respeito do método divinatório e o método comparativo é que eles são inseparáveis, sendo que no método divinatório busca-se apreender o individual imediatamente, ou seja, no primeiro momento apenas a parte. O método comparativo parte do genérico e procura detectar o particular por contraste.

A partir disso ele defender que a hermenêutica tem como objetivo não somente compreender o texto escrito mais compreender o seu sentindo expresso na linguagem como possível horizonte na realização de uma análise da linguagem e, simultaneamente, captando o pensamento do autor mediante um retorno até o momento de produção, ou melhor, do surgimento do texto,

Portanto, a tarefa da hermenêutica é reconhecer e tentar compreender corretamente a ideia do texto. sem perde de vista a relação enter- relacionar o sujeito (autor) e o texto.

A Definição de Hermenêutica em Schleiermacher ?

Portanto, em Schleiermacher a hermenêutica visar pensar o universal e o particular O universal jamais se oferece em si, sempre irá se mostrar sob uma forma particular. O particular, por sua vez, simultaneamente não se deixa subsumir inteiramente pelo universal, pois contém em si algo que vai além da sua particularidade e assim, manifesta a presença do universal.

A compreensão para Schleiermacher é tida como uma reconstrução histórica e divinatória dos fatores objetivos e subjetivos de um discurso falado ou escrito. A operação hermenêutica visa uma superação da diferença ou da distância entre leitor e autor.

Em Schleiermacher a hermenêutica adquire um caráter filosófico-teórica, não sendo mais o objeto aquilo que é determinante na hermenêutica, sendo que ela será determinada pelas condições, ou melhor, pelo “como” de sua efetivação.