MOMENTO REMINISCÊNCIA
Iluminismo
Características do Iluminismo
Religião: Preferiam que houvessem duas esferas distintas: a religião e o Estado. Alguns iluministas defendiam o fim da igreja como instituição e a fé deveria ser uma expressão individual.
Política e Sociedade: Contrários ao Absolutismo, os iluministas afirmavam que o poder do rei deveria ser limitado por um conselho ou uma Constituição.
Economia: Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam Smith.
Iluminismo no Brasil
O Iluminismo chegou ao Brasil através das publicações que eram contrabandeadas para a colônia.
Igualmente, vários estudantes que iam à Universidade de Coimbra também tiveram contato com as ideias iluministas e passaram a difundi-las.
Essas ideias passavam a questionar o próprio sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças. Assim, o movimento das Luzes influenciou a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817).
O Iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido na Europa que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes".
Idealismo
O idealismo não é uma simples teoria, mas um conjunto de teorias filosóficas metafísicas complexas que entendem a realidade como uma complexidade existente.
Conceito Idealismo
Realidade material é apreendido pelos órgãos do sentido, ou seja, aquilo que é visto, tocado, ouvido, aquilo que provoca experiências sensoriais. Realidade material, sensorial e perceptível.
Realidade Ideal seria um todo complexo contendo todas as ideais, conceitos e formas de maneira perfeita, eterna e imutável. É aquilo que existe enquanto ideia, enquanto conceito, como algo deslocado da matéria.
Idealismo alemão é uma tentativa de responder a uma pergunta de caráter metafísico: como a realidade pode ser conhecida?
A realidade das coisas só pode ser entendida a partir da consciência que o ser humano tem sobre esta realidade. Neste sentido, o idealismo alemão se opõe à tradição realista, que consiste em identificar a realidade das coisas com o pensamento
Idealismo X Realismo
Conflito entre idealismo e realismo, pois o idealismo está embasado em uma idealização inexistente na prática de objetos, pessoas e situações, enquanto o realismo trabalha com elementos concretos, reais, existentes. Tomando essa visão por meio da literatura, o idealismo seria o romantismo, e o realismo seria (novamente uma tautologia) o realismo
Romantismo
O que foi : Movimento artístico que nasceu no final do século XVIII na Europa. Sendo uma crítica ao iluminismo
Principais características: Nacionalismo, indianismo, sentimentalismo, busca pela liberdade e abordagens religiosas.
Três gerações do Romantismo:
1° geração: Romantismo ultra sentimental.
2° geração: Romantismo social.
3° geração: Romantismo nacionalista.
• Goethe (Alemanha)
• Almeida Garrett (Portugal)
• Henry Fielding (Inglaterra)
• Byron (França)
• Alexandre Herculano (Portugal)
POSITIVISMO
O que foi: O Positivismo foi uma corrente filosófica que veio do Iluminismo e foi criada na França no século XIX, pelo filósofo Auguste Comte
Principais Características: Doutrinas filosóficas baseadas em teorias e leis, doutrina sociológica, doutrina politica, aposta nas ciências e na industrialização, religião positiva.
Positivismo no Brasil: A bandeira brasileira é positivista, visto que a Primeira Republica Brasileira foi um período politico inspirado na teoria positivista. Porém não durou muito.