O proposito do Altor Myer Parlman neste livro é poporcionar um conhecimento geral do conteúdo de cada livro da Bíblia de modo a encontrar as informações dentro 66 livros.
Velho Testamento
Pentateuto
Gênesis
A história do principio de todas as coisas. Autor Moisés foi escrito para Israelitas. Relata a necessidade da redenção.
Exodo
Saída, registra a saída do povo de Israel do Egito. A ideia central do livro é a redenção pelo Sangue. Tendo acesso a Deus
Escrito por Moisés.
Levitico
Registras as leis dos sacerdotes ou Levitas, grande parte do livro refere se a obra expiatória. No capítulo 19 Observam claramente leis para tornar Israel diferente de todas, moral e fisicamente as nações espiritual, mental, moral e fisicamente.
Numeros
Registra os censos de Israel antes de entrar na terra prometido.E um livro de serviço e ordem.
Deuteronômio
Significa segunda lei, o tema do livro é O cumprimento da missão de Moises. A mensagem pode rede resumir em três palavras recorde obedeça e cuidado.
Os livros históricos
Josué
Os livros históricos inicia com o livro de Josué , Israel cumprindo sua missão de defensor da palavra e da lei de Deus. Considerado o livro da vitória e da posse. Autor Josué, segundo Talmude, com exceção dos últimos cinco versículos. de 1451 a.C. 1427 a.C.
Juizes
Juízes é o livro do Fracasso , capitulo 2 versículo 7-19 resume a história do Livro. Depois da morte de Josue a nova geração de Israelitas fizeram alianças com as naçoes que a antiga geração havia deixado na terra isto resultou em idolátria e imoralidade.
Autor foi Samuel.
Rute
Rute mostra de uma forma diferente o quadro de Israel neste período em relação a fidelidade e qualidade de caráter de alguns indivíduos. Pelo fato de Rute ser gentil se torna muito interessante.
Autor Samuel.
1 e 2 Samuel e
1 livros de transição, registro da passagem do governo de Israel por Juízes por Reis e da passagem do governo de Deus o Rei invisível ao governo visível. 2 Samuel concentra se na vida de Davi.
1 e 2 Reis
O autor registra que os dois livros conta a história da queda de Judá e Israel que vai até o cativeiro de ambos, embora tenha sido período de ação profética a voz do profeta não foi ouvida. Auto humano desconhecido, acredita Jeremias tenha copilado de Nata Gade e outros.Escrito a 896 a.C. a 588 a.C. O paralelo entre Judá e Israel deixa esclarece os acontecimentos.
1 e 2 Cronicas
Não se sabe ao certo quem é o autor possivelmente Esdras tenha sido o escritor
Esdras
A ideia predominante é a restauração, Considera que foi Esdras como escritor por escrever em alguns versículos na primeira pessoa .
Neemias
Este livro abrange desde a viagem de Neemias a Jerusalém até a restauração do culto no templo, um período de mais ou menos 12 anos, 446 a 434 a.C.
Ester
Este livro de autor desconhecido tem um ponto incomum não menciona o nome de Deus, centralizado em três esferas A festa do rei Xerxes, de Ester e de Purim.
Livros poéticos
Jó
Segundo o autor Deus apresenta jó como homem perfeito e temente a Deus. O livro é marcado pelo sofrimento de jó. O autor descreve pontos importantes o sofrimento de Jó do ponto de vista de Deus e dos amigos de Jó.
Salmos
Coleção de poesia hebraica inspirada que mostra adoração e experiencias espirituais. Muitos são anônimos.
Proverbios
Expressões curtas que contem lições preciosas com princípios de justiça, pureza e piedade.
Eclesiastes
Significa o pregador pelo motivo de salomão ensinar publicamente suas experiencias.
Canticos dos canticos
Principal de todos os cânticos de salomão. É uma história de amor, que glorifica o amor puro e natural e focaliza a simplicidade e a santidade do casamento.
Livros Profetas maiores
Isaias
Considerado o maior dos profetas foi chamado ao ministério no reinado de Uzias , divide em três seções : seção condenadora, Seção Histórica, Seção consoladora
Jeremias
Assim com Isaias Geremias leva uma mensagem de condenaçao ao povo de Israel.
Lamentações de Jeremias
O registro da lamentações de Jeremias pela calamidade do povo de Israel e que se voltassem para Deus com arrependimento sincero
Ezeguiael
Iniciou seu ministério sete anos antes da destruição de Jerusalém e 15 anos depois. Sendo o ponto central a destruição de Jerusalém.
Daniel
Pode resumir com o tema de um Deus que domina a elevação e a queda dos reinos deste mundo até a destruição final e que estabelece o seu proprio reino
Livros Profetas menores
Oséias
Uma Grande exortação e chamado ao arrependimento às dez tribos antes do cativeiro. Os sacerdotes eram assassinos e idólatras
Joel
Como muitos outros profetas o profeta Joel considerou um acontecimento presente como simbolo para algo que viria no futuro. Pouco se sabe sobre o profeta.
Amós
Castigo vindouro seguido de restauração é mito parecido com o outros profetas.
Obadias
Conteúdo: O pecado de Edom o Orgulho- Seu pecado maior a violência contra Judá. Castigo a destruição.
Jonas
Uma mensagem a Ninivi, leva uma mensagem de que Deus não é Deus só dos Judeus mas também dos Gentios.
Migueias
Apresenta um povo condenado ao cativeiro e depois um povo redimido
Naum
Tema principal a destruição de Ninivi a mensagem de Jonas 120 anos depois Naum leva a mensagem sobre a iniquidade do povo que seria tomada pelo império
Habacuque
Apresenta a perplexidade com a aparente tolerância de Deus diante da iniquidade.
Sofonias
Conteúdo: Um aviso de Juízo, um chamado ao arrependimento, uma promessa de restauração.
Ageu
Profetizou depois do cativeiro, declarou que a indiferença do povo com as necessidades do tempo era causa do seus problemas
Zacarias
Seu bijetivo segundo o autor animar por meio das promessas e exito e da glória futura.
Malaquias
Apresenta o triste fato de um povo religioso externamento e internamente indiferente e falso, e como um raio de luz nesta fenda anuncia a promessa da vinda do messias.
Novo Testamento
Evangelhos
Mateus-Marcos-Lucas-João
São quatro porque existiam quatro grupos representativos: Os Judeus, os Romanos, os Gregos e Igreja(formada pelos três grupos) Cada evangelistas escreveu para um destes grupos adaptando as necessidades e ideais deles.Mateus apresenta o Messias aos Judeus. Lucas escreve para os Gregos e foca na pessoa de Jesus. Marcos descreveu Jesus como o conquistador poderoso aos romanos.
O livro Histórico
Atos dos Apostolos
Demonstra a história e desenvolvimento da igreja cristão e do evangelho ao mundo, relata o ministério de Jesus e continuado pelo seus servos. Autor Lucas. Dirigido Teófilo.
As cartas Paulinas
Romanos
A pergunta que de todos os tempos como pode um mortal ser justo diante de Deus. Paulo escreve as revelações que lhe foi confiado. Pode se dividida em três partes Doutrinária, dimensional e pratica .
1 Coríntios
Escrita para corrigir fieis e estabelecer conduta cristã na igreja no lar e no mundo.
2 Coríntios
É a carta que revela os sentimentos mais íntimos e dos motivos mais profundos. É a defesa pessoal do ministério de Paulo. Seus motivos, sacrifícios, responsabilidades e eficiência.
Galatas
A carta que chama a atenção e a consciência da justificação e santificação pela fé e não pelas obras da lei.
Efésios
Profundidade e excelência da doutrina e encontrado nesta carta chamada a carta do terceiro céu.
Filipenses
Carta onde Paulo expõe o coração por toda carta demonstra o amor de Paulo. Nela não há repreensões severas. É um agradecimento a Epafrodito pelas ofertas. Escrita 64 d.C.
Colossenses
Motivada por causa das doutrinas erradas na igreja, um sistema que propagava o legalismo judaico com filosofia pagã. conhecido posteriormente como gnoticismo.
1 e 2 Tessalonicenses
Tema principal da 1 Tessalonicenses a segunda vinda de Jesus relacionado ao animo , consolo, vigilância e santificação. Tema principal da 2 Tessalonicenses a segunda vinda de Cristo com relação aos perseguidos, pecadores e uma igreja apostata.
1 e 2 Timóteo
Cara Pastorais, proposito instruir quanto ao governo da igreja. objetivo instruir Timóteo quanto ao deveres do cargo e anima lo contra os falsos mestres.Paulo aconselha a não temer e e não se envergonhar.
Tito
Gentio de nascimento Tito provavelmente era um dos que converteram através de Paulo. Escrita para instrui e animar.
Filemom
Conhecida como a carta de cortesia é uma carta particular , o tema da carta é sobre um escravo fugitivo o Onésimo.
Hebreus
Escrita aos Judeus cristãos aos que estavam em perigo de afastar da fé. combatendo a tentação de deixar os ensinos cristãos e voltar ao Judaísmo. O autor expoe a superioridade de Jesus.
As cartas Gerais
Tiago
Com pouca instruções doutrinária é uma carta prática. Tiago escreve que que a fé que não produz santidade de vida é coisa morta seria uma doutrina que não vai além do intelecto.
1 Pedro
Muitas lições que Pedro recebeu do Senhor ele transmite através desta carta, tratando dos perigos externos à igreja. Escrita provavelmente 60anos d. c.
2 Pedro
Trata de um perigo interno, as falsas doutrinas e exorta o crescimento na graça e no conhecimento de Jesus Cristo
1 João
Nesta carta é descrito os atos e palavra para quem crer que Jesus é Filho de Deus. Esta carta nos familiariza com a casa do pai.
2 e 3 João
Esta carta é endereçada a uma pessoa em particular para observar o cuidado com as falsas doutrinas e falsos fundamentos
Judas
Trata da apostasia como presente e descreve a depravação. Acredita que o autor foi Judas o irmão de Tiago e de Jesus
Livro Profético
Apocalipse
Revelação da verdade divina ao Homem. Entre gêneses e apocalipse há uma correlação de fatos como o paraíso que foi perdido em Gêneses , recuperado em Apocalipse; a primeira cidade um fracasso em apocalipse a cidade dos redimidos um sucesso.