Kategorier: Alle - observação - objetivos - método - planejamento

af Raquel Raquel 1 år siden

120

Fundamentos da pesquisa científica.

A pesquisa científica baseia-se em métodos e técnicas sistemáticas para alcançar o conhecimento. Galileu Galilei foi um dos pioneiros na formulação do método científico, que se estrutura a partir de observação, formulação de hipóteses, experimentação e generalização.

Fundamentos da pesquisa científica.

Fundamentos da pesquisa científica.

Métodos científicos e técnicas de pesquisa.

Método Cientifico: conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento”.
Principais métodos: Observação, formulação de hipótese, Experimentação, Generalização.
Galileu Galilei (1564-1642) foi um dos primeiros pensadores a discutir a ideia de método cientifico, objetivo fundamental era estudar as leis que explicam os fenômenos.
A investigação do conhecimento por meio de um método cientifico começa a se estruturar somente no século XVII.
Dizem respeito a instrumentos diversos utilizados na pesquisa cientifica.

A Pesquisa quanto à abordagem: Durante muito tempo, houve certa tensão entre os pesquisadores na utilização das abordagens quantitativa e qualitativa em pesquisa, particularmente na área educacional

A Pesquisa quanto ao Uso dos Procedimentos Técnicos
O Estudo de Caso: No estudo de caso é preciso especificar bem o objeto de estudo. Aa partir da delimitação do caso a ser estudado, investiga-se de maneira profunda, a totalidade do problema
A Pesquisa Etnográfica: A pesquisa com método etnográfico foi usada primeiramente por antropólogos e sociólogos, por pressupor o conhecimento de significados culturais de um grupo, no qual o pesquisador está participando diretamente, baseando-se em seu conhecimento para estabelecer comparações.
A Classificação da Pesquisa quanto aos Objetivos: Da mesma forma complementar, apresentamos a classificação usual em relação ao objetivo geral de uma da pesquisa.
Pesquisa Explicativa: Diferentemente dos dois tipos de pesquisa apresentados anteriormente, a pesquisa explicativa tem o principal objetivo de identificar que fatores determinam ou contribuem, em alguma medida, para a ocorrência de certos fenômenos
Pesquisa Descritiva: Este segundo tipo de pesquisa tem o objetivo de descrever as características de determinado grupo de pessoa, de um fenômeno ou, ainda, de um experimento
Pesquisa Exploratória: Pode ser utilizada, por exemplo, para estudar um objeto que ainda não tenha sido alvo de muitas investigações.
Pesquisa de Abordagem Qualitativa: Do ponto de vista conceitual, a pesquisa qualitativa corresponde a um processo de reflexão e análise da realidade, por meio da utilização de métodos e técnicas que permitem uma compreensão detalhada do objeto pesquisado em seu contexto.
Pesquisa de Abordagem Quantitativa: om base nesse paradigma científico, a pesquisa quantitativa possui uma objetividade defendida pelos seus seguidores, que buscam, dentre outros procedimentos:
-Identificar os elementos que constituem o objeto estudado. -Estabelecer a evolução das relações entre eles. -Promover a relação entre variáveis dependentes e variáveis independentes.

Elementos Pós-Textuais: Compreende o título, resumo e palavras-chave em inglês, embora, se for publicado em revista, esses elementos podem aparecer no início como elemento pré-textual; Referências; Glossário, Apêndices ou Anexos, quando houver. Um tópico para Agradecimentos também costuma aparecer.

corpo do Artigo: A organização da escrita do artigo depende, principalmente da área de concentração.

Conclusão
Desenvolvimento
Introdução

Estrutura do Artigo Cientifico:

Palavras-chave. São palavras que expressem as ideias centrais do texto, podendo ser termos simples e compostos para os leitores identificarem prontamente o tema principal do artigo lendo o resumo e palavras-chave, que em geral são de três a seis, de acordo com a NBR 6022 – ABNT.
Resumo ou abstract (resumo também em inglês, mesmo para artigos escritos em português)
Elementos pré-Textuais
Cabeçalho (título do trabalho), autor (es), credenciais, instituição de origem dos autores e endereço para correspondência.

Metodologia e Referencial Teórico: A metodologia diz respeito ao como você fará seu trabalho, apresenta-se no projeto o tipo de abordagem e os procedimentos que lançará mão, se fará pesquisa de campo, que tipo de fontes vai trabalhar

Resenha Crítica: É uma análise crítica de um documento. Em geral, após referenciar a obra, faz-se uma apresentação do autor.
Relatório técnico: Pode-se considerar o relatório como a parte final de uma pesquisa
Monografia: É uma dissertação que foca a abordagem de um único assunto, mas de maneira mais aprofundada que o artigo, pois é dividida em capítulos.
Artigo Cientifico: Apresentam o resultado de estudos ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalhos científicos pela sua reduzida dimensão e conteúdo.

Planejamento da Pesquisa:

Problematização e objeto de pesquisa
Objetivos:

Objetivos específicos: É o detalhamento do objetivo geral

Objetivo Geral: deve estar diretamente relacionado ao objeto de estudo delimitado.

Justificativa: Você deixa claro os motivos de ordem teórica e prática que justificam a pesquisa, deixando claro também seu diferencial em relação a outras abordagens possíveis do mesmo tema.
É preciso problematizar o tema, ou seja, encontrar o problema de pesquisa a ser discutido, afinal, não há pesquisa sem problema.
Depois disso, é preciso delimitar seu tema e pensar na importância da proposta, objetivos, como você faria, que teóricos usaria para dialogar...
A primeira coisa a pensar é o que você quer pesquisar.

Tipos de métodos científicos:

Método Materialista Histórico-Dialético:considera que o fenômeno está em constante transformação, sendo determinado por sua historicidade.
Método Fenomenológico-Hermenêutico: busca compreender os fenômenos em suas várias manifestações e envolve interpretação.
Método Dedutivo e Hipotético-Dedutivo:parte de uma teoria geral para comprovar casos particulares
Método indutivo ou Positivista: observações de uma serie de dados.