af Cássio Daniel 6 år siden
196
Mere som dette
af Fernanda de Oliveira
af Laia Vargas
af Maria Areias
af jade do amaral dornelles santa maria
A disciplina Métodos e Técnicas de Ensino de Ciências foi retirada do currículo do curso
A disciplina/área tendo como nome “Instrumentação”, termo que remete à época em que foi proposta, pois era o auge das tendências tecnicistas no ensino, deveria conduzir à concepção de instrumento, ou seja, meios para ensinar.
A disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências foi incluída no currículo do curso em virtude de exigências legais em 1976, mas é em 1978 que surge uma proposta teoricamente embasada para sua inclusão no currículo. A proposta da Prof.ª Dr.ª Elisabeth da Conceição Santos era uma proposta original e inovadora para a época e foi aplicada experimentalmente.
Em 1978 a Didática das Ciências surge no currículo retratando a falta de clareza sobre sua natureza, ou seja, se é uma disciplina acadêmica ou uma área. Apesar de ter sido proposta como área, foi perpetuada como disciplina acadêmica no currículo, mantendo-se com a nomenclatura de Instrumentação para o Ensino de Ciências.
Atualmente, mesmo com uma produção acadêmica consistente, a Didática das Ciências permanece no curso de Licenciatura em Ciências Naturais camuflada como Instrumentação para o Ensino de Ciências. Com seus saberes diluídos em disciplinas como a Prática de Ensino, a instituição perpetuou a disciplina acadêmica Instrumentação para o Ensino de Ciências aumentando, gradativamente, sua presença no currículo, mas preservando alguns aspectos da proposta original, demonstrando a necessidade de seus saberes na formação docente.
Em um primeiro momento, a Didática das Ciências é concebida como uma empresa racional e, posteriormente, com estatuto de Ciência, ou seja, a Ciência de ensinar Ciências (BADILLO, 2004).
Conforme Ferreira & Moreira (2001, p. 2), “[...] na pequena produção histórica, no que se refere ao Ensino de Ciências, é pouco o diálogo com as teorias e autores do currículo, especialmente com a história das disciplinas escolares”.