O metabolismo energético é crucial para a manutenção das funções celulares, sendo dividido em catabolismo e anabolismo. O catabolismo envolve reações exotérmicas que quebram moléculas complexas em moléculas menores, liberando energia.
Conjunto das reações exotérmicas das células e que formam moléculas menores e mais simples
As moléculas de ATP e ADT
ADP
Muito parecida com a molécula de ATP, por tanto na ADP apresenta apenas 2 fosfatos. ADP menor quantidade de energia comparado ao ATP.
ATP
Formada pela união de uma molécula de adenina, com uma molécula do açúcar ribose e três radicais de fosfato inorgânico. Comum na célula a presença de íons fosfatos livres. Maior quantidade de energia que o ADP.
Papel do ATP
A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam. Responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento. O papel do ATP não é apenas funcionar como uma moeda de energia, pois também é capaz de doar um grupo fosfato para outras moléculas
Anabolismo
Conjunto das reações endotérmicas que ocorrem nas células formadas por moléculas complexas.
Reações de oxirredução
Agente redutor
substancia que provoca a redução
Agente oxidante
substancia que provoca a oxidação
Reação de oxirredução
Transferência de elétrons
Redução
ganho de elétrons
Oxidação
perda de elétrons
Reações de oxirredução e metabolismo celular
Catabolismo aeróbico
É formado por varias reações químicas que conduzem a obtenção de moléculas de ATP, que poderão ser utilizadas em outros processos que necessitam de energia. A energia que não é armazenada é dissipada na forma de calor.
Todas as transformações moleculares nas quais ocorre liberação de energia são de oxidação. Nesse processo ocorre a degradação oxidava, oque implica a redução de outras.
Durante o metabolismo celular ocorrem varias reações redox, nas quais os átomos de hidrogênio, são transferidos de uma molécula para outra. Os átomos de hidrogênios liberados na reação, são acompanhados de grande quantidade de energia armazenada na molécula.