O comércio é essencial para o mercado, baseado na compra e venda de mercadorias, envolvendo vendedores e consumidores. A evolução do sistema monetário começou devido à instabilidade do escambo, levando ao uso de metais moldados como moeda no século VII e, mais tarde, à introdução do papel-moeda no século XVII.
O comércio é um componente do mercado que se baseia na ação de compra e venda de mercadoria, pode se dizer que sempre que acontece a tal ação e venda, está ocorrendo um comércio
Para o funcionamento do comércio são necessários pessoas envolvidas, o vendedor que tem o produto e representa a oferta, e o consumidor que está disposto a pagar um preço por aquilo que procura.
Surgimento do sistema monetário;
O sistema monetário surgiu pela instabilidade do sistema de escambo e com isso surgiu a ideia de um sistema monetário .
No século VII, alguns metais começaram a ser moldados e utilizados como moeda de troca. Desde então, muitas modificações aconteceram até os dias atuais.
Na idade moderna, durante o século XVII, o papel substituiu a maior parte das moedas cunhadas manualmente e é o sistema usado hoje.
Mercado como tema principal;
Mercado como conceito econômico
Aborda as relações comerciais de um determinado contexto, local e época, por exemplo, quando usamos no dia a dia a expressão “o mercado está aquecido”.
Mercado como espaço de trocas
Como pontos de compra e vendas de produtos, podendo ser espaços on-line ou físicos, por exemplo, o supermercado perto de casa.
Escambo, seus critérios, sua importância e suas dificuldades;
Consistia na prática de troca dos tempos antigos quando não existia sistema de cédulas e as formas de pagamento de hoje. A troca era feita entre bens materiais e o"preço" das coisas estava ligado à necessidade e ao valor cultural que atribuíam aos objetos e no caso de serviços, atividades.
A maior importância era movimentar a economia da época o que era fundamental
Já a maior dificuldade era a instabilidade de valores e disponibilidade dos produtos, pois os valores variavam de acordo com alguns fatores, dentre eles haviam alguns bens eram mais difíceis de serem divididos e muita coisa era perecível, impedindo que houvesse estoque.
Economia e cultura
A economia depende do que é produzido, distribuído e consumido por pessoas de acordo com o território em que se encontram.
A variedade de moedas que existem pelo mundo é um exemplo das diferentes características que moldam as sociedades, de como a economia tem impacto na cultura e como a cultura gera necessidades e desenha a economia. Tanto notas quanto moedas carregam imagens e frases que indicam aspectos políticos, sociais, culturais, geográficos e até mesmo crenças ou vieses de determinada cultura.
Economia compartilhada
A economia compartilhada está presente na história da humanidade com base na troca ou venda de objetos. Hoje em dia, foi adaptada para o mundo digital e ganhou popularidade com as plataformas online, onde se compartilham informações e opiniões de clientes sobre produtos e serviços, impactando diretamente as relações humanas e mercadológicas entre usuários e marcas. Um bom exemplo é a Netflix, que inovou nas maneiras de vender suas assinaturas, disponibilizando planos com vantagens específicas e permitindo, inclusive, que várias pessoas acessem e dividam os custos da mesma conta na plataforma, captando ainda mais usuários.
Capitalismo
Metas e objetivos
Com o desenvolvimento do sistema capitalista, os segmentos sociais que conseguem usufruir as três bases ( citadas ao lado ) e concentram mais poder aquisitivo e ganham posições de destaque no modelo econômico.
Atualmente, a produção é voltada para os excedentes, visando a venda e o lucro. Os fluxos de mercado tanto no Brasil como na maior parte do mundo são baseados no poder aquisitivo das pessoas.