af Marcílio Freitas 7 år siden
199
Mere som dette
Noções de realimentação, informação ,programação, regulação , controle, sistemas complexos...
Norbert Wiener nascido em 26 de novembro de 1894, em Columbia (Missouri) foi um matemático estadunidense, conhecido como o fundador da cibernética.
1948
O seu grande interesse por assuntos que iam desde a Filosofia à Neurologia revelaram-se em 1948, quando publicou o livro intitulado Cibernética.
Neste livro, Wiener baseou a sua investigação sobre sistemas anti-aéreos que antecipavam a rota dos aviões inimigos através da interpretação de imagens de radar.
Wiener também explorou as similaridades entre o cérebro humano e os modernos computadores, capazes de associação, escolha e decisão.
II Guerra Mundial
Quando começou a Segunda Guerra Mundial, ele ofereceu seus serviços ao governo norte-americano e passou a trabalhar com problemas matemáticos referentes a uma arma apontada para um alvo móvel.
MIT
Durante muitos anos, ele trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde estudou a nova física probabilística e concentrou-se no estudo estatístico do movimento das partículas elementares
em um líquido (o fenômeno conhecido como movimento browniano).
18 anos
Recebeu o doutorado em lógica aos 18 anos de idade.
14 anos
Graduou-se em matemática aos 14 anos
Uma das coisas que marcam a cibercultura é uma atitude de contracultura americana nos anos 1970, que se opõe ao poder tecnocrático.
A Cibercultura surge com os impactos socioculturais da microinformática.
As tecnologias marcam profundamente a sociedade através dos modos de produção e consumo, das formas de comunicação e da normalização da vida social.
Mitologias Programadas
Essas Mitologias programadas são estratégias de transformação cultural que visam acelerar a mudança tecnológica e reforçar a ideia da técnica como meio legítimo de manipulação do mundo.
Objetos de consumo
Para analisar a tecnologia é necessário entender suas representações, ou seja, as inovações tecnológicas postas como objetos de consumo.
Em 1969 surge a ARPANET, mãe da atual internet. Criada por Licklider e alguns pesquisadores para reunir pessoas através da comunicação mediada por computadores.Na ocasião eles afirmaram: O que as comunidades interativas on-line serão? Na maioria dos campos elas consistirão em membros separados geograficamente,as vezes agrupados em pequenas agregações, as vezes trabalhando individualmente. Elas serão comunidades não de localidade comum, mais de interesse comum.
Em 1963 Ivan Sutherland cria Sketchpad, um software onde o usuário atua diretamente sobre a tela do monitor com uma Light pen.
Esse programa abriu o campo da computação gráfica e apresentou invenções como o cursor as janelas e os reconhecimentos gestuais.
A microinformática é uma invenção de radicais californianos que lutavam contra a centralização de informações pela casta científica, econômica, industrial e militar.
A microinformática vai acentuar a democratização do acesso a informação.O radicalismo que deu origem a isso, misturava esoterismo zen, ecologia e ficção científica.
Apropriação Social
A sociedade não é passiva de inovações tecnológicas e o aparecimento da micro informática é um caso que mostra a apropriação social das tecnologias indo além da sua função econômica ou eficiência técnica.
Espectralidade
Conceito desenvolvido por Marc Guillaume para entender os novos mecanismos postos em prática pelas tecnologias microeletrônicas.
Tecnologias e sociedade
Tático
Uso no cotidiano
Retórico
Discursos publicitários, media, poder público.
Estratégico
Empresas e governos.
Apropriação simbólica
Na microinformática a relação entre o campo social e as novas tecnologias é constituída de apropriação simbólica onde adicionam-se delírios, esperanças e invenções quotidianas à funcionalidade técnica. Esta apropriação desvia ou prolonga os usos de maneira inesperada e desenvolve práticas sociais enraizadas no imaginário comum.
Desafios da informatização
A democratização dos computadores traz à tona uma discussão sobre os desafios da informatização das sociedades contemporâneas.Estes passam a servir coo ferramentas de criação prazer e comunicação.
A formação da microinformática deve-se ao desenvolvimento de domínios científicos a partir dos anos 40: a cibernética, a inteligência artificial, a teoria da auto-organização e de sistemas, a tecnologia da comunicação em massa (rádio e telefone) e a telemática.
Vannevar Bush, coordenador das Forças Armadas Americanas inventa uma Meta máquina para ajudar os cientistas no armazenamento de informações de suas pesquisas, o "Memex".
WYSYWYG (What you see is what you get - O que você vê é o que você tem) uma interface criada por Doug Engelbart e sua equipe do Stanford Research Institute (SRI).
Em 1972 a revista People computer company cria um banco de dados eletrônico urbano acessível a e útil a toda comunidade de São Francisco.
Em 1973 surge um novo projeto chamado Community memory que visa a utilização de uma rede distribuída em toda São Francisco tentando estabelecer uma democracia direta, sem controle social e participativa.
Em 1975 surge o primeiro microcomputador com o nome de "Altair", produzido pela empresa americana MITS (Micro Instrumentation
Telemetry Systems). O produto era vendido como um kit, que completo (com monitores discos e impressora) podia chegar ao valor de 5 mil dólares.
Em 1984 surge o modelo Macintosh da Apple, que simbolizado por uma maçã mordida promete ser interativo convival e democrático.
Surge em 1977 na garagem de Steve Jobs, fruto de uma parceria dele com Stephen Wozniak, o Apple II.