Kategorien: Alle

von Luq Games Vor 2 Jahren

165

Artéria carótida externa

A artéria carótida externa é fundamental para o fornecimento sanguíneo a várias estruturas da cabeça e pescoço. Entre suas ramificações, temos a artéria maxilar que supre a dura-máter craniana, estruturas profundas da face, mandíbula e músculos da mastigação.

Artéria carótida externa

Artéria carótida externa

Artéria lingual

A. profunda da língua
A. sublingual
Ramos supra-hioideos
Segundo ramo da ACE, originando- se num plano acima ou ao nível do osso hioide

Artéria auricular posterior

NA artéria auricular posterior (P) cursa posteriormente ao meato acústico externo e ao processo mastoide, separando as duas estruturas. Ela fornece suprimento sanguíneo à musculatura adjacente, à glândula parótida, ao nervo facial (NC VII), à orelha e ao escalpo.

Artéria temporal superficial:

A artéria temporal superficial (S) supre apenas a região temporal do couro cabeludo, pois é o ramo terminal menor e não possui ramos ou ramos adicionais nomeados.

Artéria occipital

A artéria occipital (O) fornece suprimento sanguíneo à região posterior do escalpo e sulcos da base do crânio, ao longo de seu trajeto. Inicialmente ela passa posterior ao ventre posterior do músculo digástrico

Artéria facial

Parte facial
Artéria angular
Ramonasallateral
Artéria labial superior
Artéria labial inferior
Parte cervical
Artéria submentual
Ramos glandulares
Ramo tonsilar
Artéria palatina ascendente
Origem próxima ao ângulo da mandíbula

Artéria maxilar

Pterigopalatina
Pterigoidea
Mandibular
Ramos se destinam à dura-máter craniana, às estruturas profundas da face, ao palato, à mandíbula, às maxilas, aos dentes, aos músculosdamastigaçãoeàATM.

Artéria Tiroide superior

A artéria tireóidea superior (S) é a origem da artéria laríngea superior, que fornece suprimento sanguíneo à laringe. A artéria principal é responsável ainda pelo suprimento sanguíneo da glândula tireoide, dos músculos infra-hióideos e do músculo esternocleidomastóideo.

Artéria faríngea ascendente

A artéria faríngea ascendente (A) cursa superiormente ao longo da faringe, enquanto se ramifica para a faringe, os músculos pré-vertebrais, o ouvido médio e as meninges cranianas