von Graciele Karina Beauty Vor 1 Jahr
145
Mehr dazu
Tomamos consciência do ambiente e da vida ao nosso redor, por meio da sensação. Esse Sistema é a estrutura total envolvida na sensação, incluindo os órgãos dos sentidos e seus receptores, neurônios sensoriais aferentes e áreas sensoriais no córtex cerebral nas quais esses tratos terminam.
Existem sistemas separados para cada um dos sentidos como: sistema auditivo; sistema gustativo; sistema olfatório; sistema somatossensorial; sistema visual; sistema vestibular.
Termorreceptivos – os receptores percebem a variação da temperatura ambiente (frio e calor) e constituem parte do sistema sensorial somático.
Quimiorreceptivos – receptores de detecção de substâncias químicas. Ex: sistema gustativo e parte do sistema somático (detecta substâncias químicas entre outros).
Mecanorreceptivos - os receptores possuem mecanismos específicos para percepção da energia mecânica. Ex: sistema auditivo, vestibular, parte do sensorial somático (percepção do toque e pressão na pele, comprimento muscular, tensão nos vasos e vísceras ou posição articular)
Nocirreceptivos – detectam estímulos mecânicos, químicos e térmicos causam sensação de dor
Fotorreceptivos – os receptores detectam energia eletromagnética na faixa visível, constituem o sistema visual.
Participam indiretamente da transmissão dos sinais elétricos, nutrindo e protegendo os neurônios.
SNC
Células de oligodendrócitos, microglia, astrócitos e células ependimárias.
SNP
Células de Schwann e as satélite (que são células de Schwann mas não mielinizadoras)
SINAPSE
é o local de transmissão de impulsos nervosos elétricos entre duas células nervosas (neurônios) ou entre um neurônio e uma glândula ou célula muscular (efetor).
Na porção distal de axônio, ocorre o sinal elétrico que pode permitir a secreção de uma molécula química mensageira. Os sinais elétricos no SNC, passam diretamente de um neurônio para o outro por meio de junções comunicantes que conectam as duas células do SNC. E o local especializado no qual o terminal axonal encontra a sua célula alvo (outro neurônio,célula glandular ou muscular).
Sinapses químicas( a maioria das sinapses) = a célula pré-sináptica transmite sinais químicos que se dispresam através da fenda sináptica e ligam-se a um receptor de membrana localizado na célula pós-sináptica. Sinapses elétricas = a célula pré-sináptica e póssináptica são conectadas por meio de junções comunicantes as quais possibilitam que correntes elétricas passem diretamente de uma célula à outra.
A partir do estimulo da sinapse, a vesícula da membrana libera o neurotransmissor no líquido extracelular. Estes neurotransmissores são substâncias produzidas no corpo celular do neurônio, reservadas nas vesículas, transportadas por microtúbulos e armazenadas no botão axonal.
1) neurotransmissores: substâncias parácrinas, que agem nas células ao lado 2) neuromoduladores: substâncias parácrinas que agem em outras células 3) neuro-hormônios: substâncias que agem no sangue.
Promovem excitação, elevando o metabolismo ou causando inibição, reduzindo o metabolismo celular. alguns exemplos entre os principais neurotransmissores podemos citar:
Endorfina - tem mefeito analgésico, é liberada após atividades físicas, estresse e atividades prazerosas.
Glutamato –tem efeito excitatório, atua na aprendizagem e memória.
Glicina – é inibitória do SNC
Óxido nítrico (NO) – promove alterações na excitabilidade do neurônio, promove vasodilatação.
Serotonina – age como inibidora das vias de dor, auxilia no controle do humor e pode provocar sono
Dopamina – é de modo geral inibitória, responsável por respostas emocionais
Acetilcolina A acetilcolina (ACh) – tem ação excitatória, está presente na junção neuromuscular ou placa motora porém, no coração, tem efeito inibitório (pelo nervo vago) nas terminações parassimpáticas