Em 2016, havia 31 megacidades no mundo, incluindo duas no Brasil, com populações superiores a 10 milhões de habitantes. As paisagens urbanas são dominadas por elementos culturais como casas, ruas e avenidas, mas variam conforme aspectos naturais, culturais, atividades econômicas, idade das construções, tamanho da cidade e fatores socioeconômicos.
Em 2016, havia 31 megacidades em todo o mundo, incluindo duas cidades brasileiras.
As megacidades são os centros urbanos com população de 10 milhões de habitantes ou mais.
Diversidade das paisagens urbanas
Aspectos naturais
Aspectos socioeconômicos
Aspectos culturais
Idade de construções
Tamanho da cidade
Atividades econômicas
Se, por um lado, o predomínio de elementos criados ou modificados pela ação humana é uma característica das cidades, por outro, as paisagens urbanas podem variar de acordo com diversos fatores.
Nas paisagens urbanas (paisagens das cidades) predominam elementos culturais de diversos tipos, como casas, ruas, avenidas, praças, estabelecimentos comerciais e redes de transporte.
As cidades globais
Esses centros urbanos abrigam as sedes de bancos, indústrias e empresas multinacionais ou transacionais, além de grande número de habitantes de diversas origens. No Brasil, São Paulo é considerada uma cidade global.
Além de polos financeiros e industriais, as cidades globais são cidades cosmopolitas, centros de produção de conhecimento e de criação de tendências que influenciam outras cidades ao redor do mundo.
As metrópoles
Nos espaços em conurbação, as cidades centrais são conhecidas como metrópoles e possuem grande influência nos municípios do entorno. As metrópoles formam com esses municípios as chamadas áreas ou regiões metropolitanas.
Ao redor de cidades que representam importantes polos financeiros, industriais e culturais podem se formar grandes áreas urbanas, compostas de diversas cidades que se conectam espacialmente, formando apenas uma mancha urbana. Esse fenômeno é denominado conurbação.
As cidades
No Brasil, as primeiras cidades se desenvolveram a partir de povoados formados no período colonial, após a chegada dos portugueses, no século XVI.
Cidades são locais de aglomeração de pessoas e de construções.