von Vítor Gomes Vor 6 Jahren
282
Mehr dazu
São aquelas relacionadas às diferenças de temperamento, motivação, persistência, entre outros, que envolvem a capacidade de colocar-se e persistir em atividades de progressiva complexidade.
Influenciam a capacidade de o individuo colocar-se em processos proximais ativos: habilidades, experiências, inteligência.
Disposições comportamentais que movem os processos proximais e mantém suas operações, oferecendo mais probabilidades para influenciar o desenvolvimento futuro. Agem como um estímulo imediato em direção à outra pessoa, como por exemplo, a curiosidade e a capacidade de resposta tendo em vista fatores tais como a idade, cor da pele, aparência, física, entre outros.
Os processos proximais operam num tempo. São mecanismos primários produtores do desenvolvimento humano. Variam em função da pessoa em desenvolvimento.
Contexto de estrutura mais ampla, e compõe-se de todos os padrões globais do micro, meso e exossistema, que parte parte das culturas, crenças, valores, e costumes dominantes na sociedade, juntamente com os sistemas sociais, políticos e económicos.
Consiste na aliança entre dois ou mais contextos. Entretanto, diferentemente, o indivíduo em desenvolvimento não se encontra nele inserido.
Consiste na interação entre dois ou mais microssistemas, em que a pessoa em desenvolvimento participa e cujas interações podem ser promotoras ou inibidoras do desenvolvimento.
Considerado como o centro gravitacional do ser biopsicossocial, é um ambiente no qual os papéis, as atividades e as interações face a face acontecem.
Exemplos de microssistemas:
Caracteriza-se por qualquer evento ou condição fora do organismo que pode influenciar ou ser influenciado pela pessoa em desenvolvimento, e apresenta-se em quatro subsistemas socialmente organizados, que ajudam a amparar e nortear o ser em crescimento.
Tempo (Cronossistema)
Entende-se como o desenvolvimento no sentido histórico, ou em outras palavras, como ocorrem as mudanças nos eventos no decorrer dos tempos, devido às pressões sofridas pela pessoa em desenvolvimento.
Fenómeno de constâncias e mudanças na do ser humano em desenvolvimento, no decorrer de sua existência.
"(...) Recebe destaque como o principal mecanismo responsável pelo desenvolvimento, e tem a ver com as interações recíprocas que acontecem de maneira gradativa, em termos de complexidade, entre o sujeito e as pessoas, objetos e símbolos presentes no seu ambiente imediato". (Bronfenbrenner & Morris, 2006)
O desenvolvimento é dependente de quatro dimensões que interagem entre si, sendo estas denominadas de "Modelo PPCT" - Processo, Pessoa, Contexto e Tempo.