Kategorien: Alle - mobilidade - clima - desigualdade - sustentabilidade

von Giovani Barbosa Vor 3 Jahren

406

Problemas Ambientais Urbanos Giovani Souto e Gustavo Breier 71

O fenômeno das ilhas de calor é um problema climático comum em grandes cidades, causado pela alta concentração de asfalto, concreto e outras superfícies que retêm calor. Soluções incluem o plantio de árvores, criação de espaços verdes, uso de materiais reflexivos em construções e telhados ecológicos.

Problemas Ambientais Urbanos Giovani Souto e Gustavo Breier 71

Finish

Problemas Ambientais Urbanos Giovani Souto e Gustavo Breier 71

Entende-se aqui por uso e ocupação do solo urbano, o reflexo do processo de ocupação do território determinado por condicionantes naturais e sociais, que produzem efeitos diversos na paisagem e no ambiente.

O que podemos fazer para melhorar a qualidade do solo É Consumir alimentos sustentáveis, reciclar corretamente pilhas e baterias, fazer compostagem caseira ou doar medicamentos nos lugares existentes para este fim.
Long-term goal

A impermeabilização do solo é a perda ou retirada da capacidade do solo de absorver água.Até da cobertura do solo para construções como casas e prédios. Quando isso acontece, seja com o cimento ou outro material, dizemos que o solo urbano foi impermeabilizado.

O que podemos fazer para evitar a impermeabilização do solo é Limites anuais para controlar a ocupação do solo,eficiência dos planos diretores para um crescimento urbano planejado, criação de Cinturões Verdes, revitalização de antigos terrenos e construções.
Reason

Ilhas de calor consistem no fenômeno climático que acontece principalmente nas grandes cidades. Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto

Um jeito de contornar as ilhas de calor é Plantio de árvores e criação de novos espaços verdes nas cidades, como parques e bosques,Adoção de materiais reflexivos em prédios e edifícios, bem como a utilização de telhados ecológicos.
Responsibility

Os problemas da mobilidade urbana são Trânsito, estresse, tempo perdido, acidentes. É possível listar os problemas que a má gestão da mobilidade urbana acarreta na vida dos moradores das regiões metropolitanas das cidades brasileiras.

Outra forma de melhorar a mobilidade urbana é reduzir a quantidade de carros nas ruas. Como mencionamos, muitas pessoas acabam subutilizando seus carros, que poderiam levar mais passageiros.

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.

Uma forma de combater essa segregação é a sociedade civil se organizar e reivindicar seus direitos, previstos na Constituição Federal. Do contrário, esse processo só tende a se agravar.

A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida

como acabar com desigualdade social:,Equilibrar o sistema tributário, Promover a oferta de trabalho, Revogar a Emenda do Teto de Gastos, Enfrentar a Discriminação Contra as Mulheres, Tributar lucros, dividendos e heranças, Combater a concentração de terras, Investir em Saúde e Educação, Melhor qualidade do gasto público.

A gentrificação corresponde ao processo de modificação do espaço urbano, em que áreas periféricas são remodeladas e transformadas em espaços nobres ou comerciais.

O jeito de mudarmos o processo de gentrificação é Para frear pelo menos o preço dos aluguéis em bairros que corriam risco de gentrificação