Categorías: Todo - produção - planejamento

por Gabriella Pagel hace 5 años

118

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 2

A administração de produção envolve diversas estratégias e conceitos fundamentais para otimizar a produção e atender às demandas do mercado. Um dos métodos utilizados é o "assemble to order"

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 2

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

Empowerment

Exemplo: quando uma pessoa ou um grupo tinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido.

É um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes".

Lead Time

Exemplo: Compras: o tempo entre a solicitação de matéria-prima/produto ao fornecedor e a sua entrega na empresa influenciam diretamente no tempo de entrega ao consumidor final. Quando previsto incorretamente, esse tempo afeta a performance do negócio e sua imagem diante do consumidor. .
Significa “prazo de entrega”. É o período entre o começo de uma atividade, desde o momento em que é colocado na empresa, até o seu término, quando o produto é entregue ao cliente. Na atualidade, a maioria das empresas possui como objetivo diminuir cada vez mais o lead time, chegando ao ponto de ser zero.

Enginnering Make To Order

Exemplo: Vestido de Noiva. Dependência de uma encomenda personalizada de um consumidor final.
Engenharia sob Encomenda

Make To Order

Exemplo: Carro Personalizado. Produtos feitos a partir do compromisso de compra do consumidor final.
Produção sob Encomenda

Assemble to order

Exemplo: Pizzaria. Produtos cujos componentes já estejam preparados para um compromisso de compra.
Montagem sob Encomenda

MRP (Material Requirement Planning)

Exemplo: calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes.

Manufatura

Exemplo: Trabalho de Costureiras
É um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Manufatura significa obra feita à mão, é produzir com trabalho manual.

Comakership

Exemplo: um desconto especial que o fornecedor concede ao seu cliente, devido a sua parceria nas negociações.
Entre cliente e fornecedor procura-se desenvolver um clima de confiança mútua onde ambos saem ganhando, gerando desta forma uma parceria entre eles. Quando essa parceria atinge elevado grau de evolução, gerando confiança mútua, participação, fornecimento com qualidade assegurada, etc., dá-se a ela o nome de comakership. Ou seja, relacionamento cliente-fornecedor.

Reengenharia

Exemplo: quando a organização está enfrentando momentos de crise; quando não está em crise, mas deseja evitar prováveis problemas no futuro; ou quando deseja potencializar o seu desempenho, sem a necessidade de haver previsões de crises futuras.
É um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.

Tercerização

Exemplo: Limpeza, segurança, transporte, logística
São atividades mais rotineiras, de menor valor percebido, aquelas geralmente mais distantes hierarquicamente.

Outsourcing

Exemplo: controle financeiro, força de vendas, sistemas de informação, prospecção e T.I.
É um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

Kanban

Exemplo: A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.
É um termo de origem japonesa e significa “cartão” ou “sinalização”. Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série.

Tempo de Ciclo

Exemplo: uma linha deve produzir 800 peças em 6 horas de trabalho. Neste caso, o tempo de ciclo será de 6 horas x 60 minutos / 800 = 0,45 minuto/peça, ou seja, a cada 0,45 minuto a linha deverá produzir uma peça para que se alcance a produção de 800 peças no final do dia.
É o tempo necessário para a execução de uma peça, ou seja, o tempo transcorrido entre a repetição do início ao fim da operação.

Takt Time

Exemplo: uma fábrica trabalha 8 horas/dia (480 minutos) e a demanda do mercado é de 120 unidades/dia. Desta forma, o takt time é de 4 minutos (480/120). Sabemos que um ritmo de produção mais rápido gera estoque, enquanto que um ritmo mais lento cria a necessidade de aceleração do processo, gerando perdas.
É o tempo em que se deve produzir uma peça ou produto, baseado no ritmo de vendas, para atender a demanda dos clientes.

Make To Stock

Exemplo: Supermercado. Produtos de consumo produzidos sem compromisso de compra.
Produção para Estoque

Lean Manufacturing

Exemplo: Sistema Toyota de Produção.
É uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade.

Sensemaking

Exemplo: invenção, interpretações, descobertas.
Significa “criação de sentido”, ou seja, geração de significados que possam ser valiosos para os indivíduos e, consequentemente, para as organizações.

Trade-Off

Exemplo: O carro que é mais pesado tem mais estabilidade e segurança, mas perde velocidade e consome mais combustível. Assim, um aspecto positivo é perdido mas outros são adquiridos.
É uma expressão em inglês que significa o ato de escolher uma coisa em detrimento de outra e muitas vezes é traduzida como "perde-e-ganha".

MRP II (Manufacturing Resource Planning)

Exemplo: a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários e os recursos financeiros.
Além das quantidades e momentos de aquisição ou fabricação de cada item, são calculados e planejados os recursos a serem utilizados.

Benchmarking

Exemplo: A empresa Xerox, por exemplo, é considerada pioneira por ter, na década de 1970, desmontado equipamentos das concorrentes para entender por que eram mais baratas.
É um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. É um importante instrumento de gestão das empresas pois é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

Oferta

Exemplo: Ofertas de Mercado, promoções.
É o ato de oferecer, doar algo; um oferecimento; a ação de oferecer alguma coisa por um preço determinado, com desconto.

Gargalos

Exemplo: uma indústria produz 1000 peças por hora de um determinado produto, porém o setor de embalagem é capaz de embalar apenas 800 peças por hora. Teremos um gargalo, uma vez que a linha de produção não poderá trabalhar com sua capacidade total, pois o setor seguinte não é capaz de embalar todas as peças.
São todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção.

Demanda

Exemplo: A empresa BBX tem uma demanda de 500 peças do produto A e 800 peças do produto C, para a próxima terça-feira.
É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado.

Sazonalidade

Exemplo: na compra de frutas e alimentos que não estão disponíveis naquela época do ano.
Adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época.

Just In Time

Exemplo: A Toyota produz apenas o que o mercado solicita.
É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.