por Ivan Leal hace 10 años
207
Ver más
O objetivo direto da otimização é aumentar o tráfego (as visitas) ao site. O objetivo indireto, são as conversões.
Fatores vinculados aos links de entrada:
- Qualidade
- Quantidade
- Proximidade temática
- Variedade de fontes
A web social aporta tráfego, referências e credibilidade à página.
Tumbir
Google+
TypePad
WordPress
Blogger
As características do servidor, incluindo aspectos de CMS podem ter uma influência muito grande no SEO. Os tipos de URL geradas, a velocidade de download e a existência ou não de barreiras técnicas para a indexação dos sites são fatores importantes para os buscadores.
A configuração do servidor poderá ajudar ou prejudicar o posicionamento. Por exemplo, a existência de um arquivo robots.txt ou sitemaps, assim como a declaração de idioma da página, a DTD, etc
A antiguidade e histórico de boas práticas de um domínio é um fator reconhecido por buscadores como o Google.
Ferramentas
Protocolo
A URL de um site aparece atualmente como o fator mais importante de posicionamento. Isto não inclui somente o nome de domínio, mas também os diretórios do site que formam a parte da sua URL, como: www.meusite.com.br/qualquernome/index.htm
O sistema de marcação e a estrutura do site, bem como o sistema de denominação das páginas (URLs) são componentes chaves internos do SEO.
Exemplo:
<a href="http://www.imdb.com" title="Internet Movie Database">IMDB</a>
Atributo title
Exemplo:
<a href="http://www.imdb.com" title="Internet Movie Database">IMDB</a>
Pagerank Sculpting
Matt Cuts
Search Engine land
Texto âncora
Exemplo:
<a href="livros.htm" title="Livros sobre Internet">Livros</a>
O conteúdo visível se refere ao conteúdo que o navegador mostra. Portanto, é o conteúdo que os internautas vêem em forma de texto e elementos multimídia.
O conteúdo invisível é formado pelos componentes do código fonte que não são mostrados porém, são interpretados pelos navegadores e pelos buscadores.
As atualizações frequentes e o uso de materiais multimídia ajudam ao posicionamento do site.
Conteúdo próprio e original, ou seja, não provenientes de outros sites ou de outros documentos publicados.
Relações Semânticas
Formatos
Internacionalização
Idiomas
Palavras Chaves
Ao contrário do conteúdo visível, que o navegador mostra aos usuários, o conteúdo invisível está orientado aos buscadores e aos agentes de usuário (como os leitores de tela). Está formado pelos componentes do código fonte que não são mostrados, mas são interpretados pelos navegadores e pelos buscadores. Neste grupo, se incluem os labels com valores semânticos e os metadados.
Metadados
Schema.org
Atributo Title
Atributo Alt
Title
Meta
Description
Keywords
Robôs
Google robots
Meta Robots Tag 101
Código Fonte
Marcado semântico
Padrões
CSS
HTML
O conteúdo visível está orientado aos usuários do site
Atualizações
Um conteúdo que vá sendo atualizado, principalmente com adição de de mais conteúdo, é mais relevante para os buscadores.
Multimídia
Os materiais multimídia ajudam no posicionamentos porém, sempre que não substituam o conteúdo textual (por exemplo, o objetivo do site ou o nome da empresa) e sempre que cada elemento multimídia vá associado a seus metadados (por exemplo, o atributo alt nas imagens) e nomes de arquivos significativos (por exemplo, aurora_boreal.jpg e não 0017b88.jpg)
Textual
Os mecanismos de busca não entendem as imagens, nem os sons e nem vídeos e tem dificuldades com o conteúdo em Flash. Apesar dos materiais multimídia ajudarem a posicionar um site, os buscadores somente entendem o assunto de uma página a partir do conteúdo textual e dos metadados (que também são textos).