A linguagem pode ser categorizada em diferentes funções, cada uma com um foco específico que determina como a mensagem é transmitida e interpretada. A função emotiva, por exemplo, centra-se no emissor e expressa sentimentos pessoais, frequentemente encontrada em poesias e autobiografias.
Foco no código: o código volta-se para si mesmo.Auto-explicativo, ênfase na matéria construtivada mensagem.ex: dicionário, gramática, poesia que fala sobre poesia.
Poética
Foco na mensagem: "como se fala".Estética do texto, subjetividade, figuras delinguagem, destaque à organização das palavras.ex: textos literários (como poemas) e publicitários.
Fática
Foco no canal: a ponte de comunicação.Estabelecer contato, testar ou chamar aatenção para o canal.ex: oi? alô? né? ok? certo? está entendendo?
Referencial / Denotativa
Foco na 3ª p.: o contexto (do que se fala).Impessoalidade, objetividade, ênfase noconteúdo.ex: textos jornalísticos e científicos.
Conativa / Apelativa
Foco na 2ª p.: o receptor.Persuasão, uso de imperativo.ex: textos publicitários, discursospolíticos, horóscopos, auto-ajuda.
Emotiva / Expressiva
Foco na 1ª p.s.: o emissor.Ênfase no sentimento do "eu".ex: poesia e texto líricos,autobiografia, cartas de amor.