Categorías: Todo - cadeia - produtividade - logística - distribuição

por Abigail Dantas hace 7 años

280

Logística

A gestão eficiente do fluxo de bens e serviços determina a qualidade logística de uma empresa, refletindo seus esforços em transações pré, durante e pós-processo. Indicadores como qualidade, velocidade, confiança, flexibilidade e custos são essenciais para medir a produtividade.

Logística

Logística

Unitização/Equipamentos de Movimentação

Acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança à carga, eliminando seu manuseio direto.
Dispositivos de unitização de cargas - D.U.C: Reúne certa quantidade de embalagens de transporte em uma unidade. Tipos de D.U.C: Paletes; Contêineres ou cofres de cargas; Lingas

Produto Logístico

O produto considerado é um bem físico. Dependendo do usuário do produto, o projeto do sistema logístico deveria refletir diferentes padrões de uso.
Formação de preço para fretes: C.I.F; F.O.B; Preço regional; Nivelamento de frete; Preço por ponto base.
Características do produto: Quociente peso-volume; Quociente valor-peso; Substituibilidade; De Risco.
Classificação ABC: Tipo A:Poucos/Vitais; Tipo B: Intermediário; Tipo C: Muitos/ Triviais.
Tipos de produto de Consumo: De conveniência; De comparação; De especialidade. Tipos de produto industrial: Matérias-prima; Insumos Administrativos.

Nível de Serviço

É a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da firma.
Indicadores de produtividade: Qualidade; Velocidade; Confiança; Flexibilidade; Custos.
Fatores relacionados a transação: Elementos de pre-transação Elementos de transação Elementos de pós-transação

Administração de Materiais

Movimentação de bens para o abastecimento da empresa, bem como eventuais retorno de materiais aos fornecedores.
Cadeia de Suprimentos

Alinhar todas as atividades de produção, armazenamento e transporte de forma sincronizada visando a obtenção na redução de custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido.

Fluxo de Bens

Seleção de fornecedores/Colocação de pedidos

Programa de Montagem

Peças: Críticas: Baixa disponibilidade/Alto valor/ Sob encomenda Não Críticas: Alta disponibilidade/Baixo valor/ Para estoque

Suprimento: Estoque/Produção

Distribução Fisíca

O Objetivo é o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.
Custos Logísticos: Compensação de Custos: Custos das atividades entram em conflito econômico entre si. Custo Total: Os custos conflitantes devem ser examinados coletivamente e balanceados no ótimo. Sistema Total: Considera todos os fatores afetados de alguma forma pelos efeitos da decisão tomada.
Níveis Estratégicos: Estratégico: Como será o sistema de distribuição? Tático: Como utilizar o sistema da melhor maneira? Operacional: Vamos fazer as mercadorias sair?
Estratégias de entrega: Entrega Direta: Fabrica/Cliente; Entrega Direta: Vendedor/ Cliente; Entrega Direta: Depósito/Cliente.
Perfil Dos Consumidores: Usuário Final:Consumo próprio Compra:Pequena quantidade/Alta frequência Usuário Intermediário: Revenda/Compra: Grande quantidade/ Baixa Frequência Usuário Industrial:Consumo próprio Compra:Grande quantidade/Baixa frequência
Relação com: Marketing: Criar a demanda; Produção: Fornecer a cadeia de distribuição.