por Ana Carolina Penafort hace 3 años
282
Ver más
Type in the name of your organization and press Enter.
You will need credible forecasts of profitability and strategic benefits if you are proposing investment in your business.
Apesar do BIM ser um banco de dados de informação da construção civil que é construído a partir de modelos tridimensionais, ainda necessita de entregas em 2D, como segue baixo:
Open BIM - Interoperabilidade
Interoperabilidade é a habilidade que dois ou mais sistemas ou componentes possuem de trocar informações e utilizar as informações que foram trocadas sem restrições de acesso. É quando as informações que uma equipe produz podem ser lidas e compreendidas por todos, independente da ferramenta que as equipes usem. Por exemplo, um modelo BIM pode ser visualizado por todos caso seja usado um formato interoperável.
Uma única linguagem para ser compreendida por todos os softwares.
BCF
é um formato de arquivo aberto que permite que diversos programas compartilhem comentários sobre o modelo, screenshot, notas, imagens, etc. comunicando problemas baseados em modelos dentro do modelo IFC a fim de garantir uma melhor comunicação entre os vários grupos que participam da realização de um projeto.
Os arquivos BFC normalmente são possíveis em softwares de colaboração e coordenação BIM e/ou em ferramentas que possuam essa característica dentro do CDE. Isso facilita ainda mais a integração e a comunicação entre as equipes de projeto e coordenação.
O BCF é um formato proposto por várias empresas de software em 2009 e visa ser um padrão aberto capaz de garantir fluxos de comunicação entre os diferentes softwares BIM based.
O BCF, na verdade, permite uma forma de comunicação distinta do modelo digital em formato IFC, que pode ser integrada no mesmo para facilitar a coordenação das diferentes equipes num processo de projeto.
O BCF é um arquivo comprimido que prevê uma pasta para cada interferência/inconsistência detectada. Nesta pasta existem 3 tipos de arquivos responsáveis pela transmissão de todas as informações úteis para definir de forma unívoca o problema detectado.
Snapshot
Imagens do problema detectado ligadas aos pontos de vista definidos no modelo digital.
Viewpoint
Pontos de vista que enquadram o problema detectado diretamente no modelo digital. Podem ser inúmeros e podem ser ligados aos comentários incluídos no Markup.
Markup
Um arquivo que inclui informações textuais referentes ao arquivo IFC com o modelo, ao autor do relatório, aos atores envolvidos e aos comentários necessários para resolver o problema.
Your profit and loss (or income) forecasts should detail where, when and how profitability will be achieved.
Add a highlight from your Profit and Loss forecast.
Consider making forecasts for year 1, year 2 and year 3 of your plan.
IFC
Ifc Site
Relacionado ao local de construção.
Mais informações:
https://standards.buildingsmart.org/IFC/RELEASE/IFC2x/ADD1/HTML/ifcproductextension/lexical/ifcsite.html
Ifc Space
Representa uma área ou volume delimitado real ou teoricamente.
Mais informações:
https://standards.buildingsmart.org/IFC/RELEASE/IFC2x3/FINAL/HTML/ifcproductextension/lexical/ifcspace.htm
Ifc Building
Relacionado a um edifício, ou conjunto de edifícios.
Mais informações:
https://standards.buildingsmart.org/IFC/RELEASE/IFC4_1/FINAL/HTML/schema/ifcproductextension/lexical/ifcbuilding.htm
Ifc Classification
É usada para organizar objetos em uma classe ou categoria.
Mais informações:
https://standards.buildingsmart.org/IFC/RELEASE/IFC2x3/TC1/HTML/ifcexternalreferenceresource/lexical/ifcclassification.htm
Ifc Material Layer
Relacionado às camadas de materiais de uma parede, por exemplo.
Mais informações:
https://standards.buildingsmart.org/IFC/RELEASE/IFC2x2/FINAL/HTML/ifcmaterialresource/lexical/ifcmateriallayer.html
Ifc Owner History
Define todas as informações relacionadas ao histórico e à identificação.
Mais informações:
https://standards.buildingsmart.org/IFC/RELEASE/IFC2x3/TC1/HTML/ifcutilityresource/lexical/ifcownerhistory.htm
Ifc Building Storey
Relacionado à definição de pavimentos.
Mais informações:
https://standards.buildingsmart.org/IFC/RELEASE/IFC2x3/TC1/HTML/ifcproductextension/lexical/ifcbuildingstorey.htm
How will your balance sheet change as a result of this initiative?
Add a key point from the balance sheet forecast.
Formatos Proprietários
Formatos proprietários de intercâmbios de informações servem apenas e unicamente ao propósito para os quais foram desenvolvidos, não funcionando, portanto, para a interação com nenhum outro sistema.
Os intercâmbios de informações realizados através de formatos proprietários geralmente são de alta qualidade, ou seja, não ocorrem perdas de dados, ou inconsistências, porque não precisam considerar cenários ou configurações externas e desconhecidas.
São exemplos de formatos proprietários o DXF (Data eXchange Format), o 3DS (3DStudio), RVT (Revit) definidos pela Autodesk, o SAT definido pela Spatial Technology e o STL para esterolitografia, etc.
Modelo de Uso, Operação e Manutenção
Modelos BIM podem ser criados com a finalidade específica de servir como referência e repositório de informações para os processos de gestão e operação de uma edificação e também para o gerenciamento da sua manutenção.
Podem ser desenvolvidos após a construção, utilizando informações do as-built. Para esses casos, o ideal é que sejam utilizados objetos 3D BIM específicos (e não genéricos), para que realmente correspondam aos componentes e sistemas reais que integram a edificação.
Modelos dedicados a apoiar a operação e a manutenção podem até ser mais simples que aqueles desenvolvidos
para a construção, eliminando e ´limpando´ informações que não seriam mais necessárias e incluindo outras, como ´tags´ de identificação dos principais equipamentos, zoneamentos e divisões de sistemas específicos, de maneira que reflitam critérios de ocupação e responsabilidades (exemplo: nomes de áreas funcionais de uma determinada empresa, centros de custos – para a alocação de custos de manutenção, etc.).
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Modelo de Produção ou Construção e Canteiro de Obras
Os modelos BIM desenvolvidos especificamente para a produção são utilizados para o estudo do canteiro
de obras e para a simulação de todos os recursos que, embora não sejam incorporados ao ‘objeto
construído’, são essenciais para viabilizar a sua construção, considerando os métodos construtivos definidos
para o empreendimento.
As informações deste modelo BIM são úteis também para definir e orientar a fabricação e a montagem de
componentes e sistemas que compõem uma edificação.
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Modelo para Construção de Canteiro
Modelo para Fabricação e/ou Construção
Modelos de Orçamento
Os modelos BIM desenvolvidos para extração de quantitativos e orçamentos BIM auxiliam no desenvolvimento do planejamento orçamentário do empreendimento e seu respectivo avanço financeiro de acordo com o avanço físico.
É preciso realizar relações entre os objetos e componentes BIM com um banco de dados de informações, seja público ou privado, de preços de serviços e insumos de construção civil para que seja realizado um orçamento assertivo.
Para que isso aconteça, é necessário que sejam realizadas diretrizes de modelagem para construção do modelo BIM adequado ao objetivo final orçamentário.
Especificação para Compra
Extração de Quantitativos
Estimativa de Custos
Modelos de Planejamento
Os modelos BIM desenvolvidos especificamente para planejar a fase de construção são utilizados para estudar a divisão das etapas construtivas, auxiliar no dimensionamento das equipes e realizar o chamado planejamento 4D de uma obra. Muitos softwares possibilitam animações, em que se pode visualizar, de forma natural e intuitiva, todo o encadeamento das atividades programadas, verificando as regras de precedência e dependência entre elas.
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Simulação de Etapas de Obra
Modelo Federado
Constituído por diversos arquivos compatíveis entre si (no caso do OpenBIM, no formato IFC, mas pode ser um modelo federado composto por arquivos de formato proprietário).
Para visualização, análise e coordenação Formato proprietário ou IFC.
Modelo de Coordenação
Destinado para análise das informações presentes nos IFC's dos modelos de cada disciplina, pelo responsável do projeto, gerente e/ou coordenador BIM, coordenador de projeto, investidor e cliente. Formato proprietário ou IFC.
Visualização 3D
Análises de interferências e/ou coordenação dos projetos
Modelo Base
Fornecido pelo arquiteto, sendo constituído da mesma geometria do seu modelo autoral, sem as informações de documentação e com informações como classificação, nomenclatura e outros metadados. É utilizado como referencia para que outras disciplinas desenvolvam seus projetos e para validação pela coordenação BIM. Formato proprietário ou IFC.
Modelo Autoral
É aquele que um projetista, seja arquiteto ou de outra disciplina, utiliza para o desenvolvimento de seu trabalho e para a elaboração da documentação de sua especialidade. É propriedade do projetista e não será entregue ao contratante do projeto, a menos que haja cláusula contratual expressa sobre esse ponto para documentação e quantitativos. Seu formato é o formato proprietário, nativo do software de modelagem.
Análises de Sustentabilidade
Modelos de Análises de Fluidos
Modelos de insolação e sombreamento
Modelos luminotécnicos
Modelos de níveis de emissão de CO2
Modelos de ventilação natural
Estudos térmicos e termodinâmicos
Análises Energéticas (simulações do consumo de energia)
Análises Estruturais
1. Modelo BIM, com os objetos organizados e agrupados conforme a lista de subsistemas construtivos especificados, de forma que seja possível ‘filtrar’ e escolher vistas que mostrem especifica e separadamente cada um dos
subsistemas listados.
2. Lista de materiais específicos, gerada a partir do modelo BIM, para cada um dos subsistemas construtivos listados e organizados de acordo com as correspondentes especificações, não apenas dos materiais, mas também das técnicas construtivas que serão utilizadas na construção.
Fonte: Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Superestrutura
Concreto Armado - In Loco
Estrutura Metálica
Fundações
1. Modelo BIM, com os objetos organizados
e agrupados conforme a lista de subsistemas
construtivos especificados, de forma
que seja possível ‘filtrar’ e escolher vistas
que mostrem específica e separadamente
cada um dos mesmos subsistemas listados.
2. Lista de materiais específicos, gerada a
partir do modelo BIM, para cada um dos
subsistemas construtivos listados e organizados
de acordo com as correspondentes
especificações, não apenas dos materiais,
mas também das técnicas construtivas
previamente definidas.
Fonte: Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
1. Modelo BIM, com os objetos organizados
e agrupados conforme a lista de subsistemas
construtivos especificados, de forma
que seja possível ‘filtrar’ e escolher vistas
para mostrarem específica e separadamente
cada um dos mesmos subsistemas
listados.
2. Lista de materiais específicos, gerada a
partir do modelo BIM, para cada um dos
subsistemas construtivos listados e organizados
de acordo com as correspondentes
especificações, não apenas dos materiais,
mas também das técnicas construtivas que
serão utilizadas na construção.
Fonte: Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Modelo de Análises de Viabilidade e Concepção do Projeto
Modelo indicado nos processos inicias do projeto onde ainda precisam ser realizados estudos que viabilizem ou não a sua implementação.
Estudo de massas (análises de potencial construtivo)
Do local de implantação (análises de cortes e aterros)
Como serão realizadas a comunicação e as trocas de informações (se haverá ou não um servidor BIM, qual será o sistema operacional utilizado, de que forma serão realizadas as conexões, logins, logs, etc.).
It must be clear to investors what you are asking for, when you need it and when & how it will be repaid - in short, what value they will get for their investment.
Add highlights of the return or repayment plan for investors. Consider:
Add a sum-up of how this investment will be spent. Include:
É necessário que se estabeleça um ambiente comum de compartilhamento de informação e dados.
Add a summary of how much is required and when.
Deverá ser feito um levantamento do custo de horas utilizadas para cada etapa do ciclo de vida e seu respectivo valor financeiro.
Incluindo as informações geométricas e não-geométricas no componente BIM e de atribuição de arquivos proprietários ou IFC's.
A informação deverá ser acrescentada pelos responsáveis de acordo com a etapa do ciclo de vida.
As informações deverão ser acrescentadas de acordo com a etapa do ciclo de vida ou objetivo BIM.
Nos softwares BIM de acordo com o uso e objetivo pré-determinado.
O foco dos processos BIM é a elaboração, armazenamento e comunicação de informação assertiva e útil através de modelos tridimensionais BIM.
Informação do Modelo BIM Digitalizado
Como será avaliada a progressão do desenvolvimento dos trabalhos previstos (métricas para avaliação da progressão das modelagens e definição de etapas, metas e marcos que deverão ser realizados, alcançados e atingidos por cada uma das disciplinas)
Alinhamento
Treinamento CDE
The question that investors will ask is How will you turn your forecasts into reality?
Having identified your product or service, and the demand for it in the market, how will you reach that market?
Describe exactly what customers will buy, how they will buy it, how it will be provided or delivered, and how it will be supported after purchase.
Think about:
What campaigns are you planning to publicize your product or service? Examples include:
List the ways that you can reach your market segments. Examples include:
Add a description of your market research.
What market research have you done to identify the best routes to market for your particular segment?
How will the operations of your organization need to change, to support this plan?
Investors will need to know that you will also have the capabilities to deliver it, sustain it and scale it up.
Add a supplier or partner.
Add a development project.
What new processes will you need to establish? Do you need to change existing processes?
Processes include:
Add a process.
What new equipment and tools will you need? Will you replace old ones, or extend your capacity?
Add capital equipment.
Em resumo, a utilização do BIM pode proporcionar, de acordo com a fase de andamento do projeto, as
seguintes melhorias.
Na fase de uso e operação, a adoção BIM pode proporcionar:
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Em resumo, a utilização do BIM pode proporcionar, de acordo com a fase de andamento do projeto, as
seguintes melhorias.
Na fase de início de uso e ocupação (start up), a adoção BIM pode proporcionar:
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Em resumo, a utilização do BIM pode proporcionar, de acordo com a fase de andamento do projeto, as
seguintes melhorias.
Na fase de construção, a adoção BIM pode proporcionar:
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Em resumo, a utilização do BIM pode proporcionar, de acordo com a fase de andamento do projeto, as
seguintes melhorias.
Na fase de cotação, aquisição e contração (Procurement), a adoção BIM pode proporcionar:
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Em resumo, a utilização do BIM pode proporcionar, de acordo com a fase de andamento do projeto, as
seguintes melhorias.
Na fase de projeto, a adoção BIM pode proporcionar:
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Em resumo, a utilização do BIM pode proporcionar, de acordo com a fase de andamento do projeto, as
seguintes melhorias.
Fase preliminar à elaboração do projeto:
Mais informações:
Volume 1 - Fundamentos BIM – Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Add staff, knowledge or skills.
If you win the investment or support that you need, where will you start?
Embora existam diversos sistemas de classificação da informação (Masterformat, Uniformat, Omniclass),
não é comum a utilização deles na indústria da construção civil brasileira. A maioria das empresas opta
por sistemas próprios que foram adaptados a partir de referências criadas com o propósito único de organizar
orçamentos e planejamentos de construções.
A Comissão Especial de Estudos (CEE) 134 da ABNT está desenvolvendo a Norma ABNT NBR-15965, que consiste num sistema de classificação das informações para a indústria da construção civil. Essa norma foi planejada para ser desenvolvida em sete partes. Quatro delas já foram publicadas (em abril de 2016), e uma está em andamento para ser submetida ao período de consulta nacional, restando, portanto, apenas duas partes que ainda estão sendo trabalhadas.
A NBR-15965 será a primeira Norma BIM brasileira e está sendo desenvolvida utilizando como documento-
-base as 15 tabelas da Omniclass (USA – www.omniclass.org).
Embora ainda não tenha sido completamente desenvolvida e publicada, a Norma ABNT NBR 15965 deverá ser utilizada para a classificação das informações durante todo o desenvolvimento do projeto.
A coordenação da CEE 134 fornecerá as versões de trabalho (ainda “drafts”) mais recentes das tabelas que
ainda não foram publicadas.
Treze (13) tabelas da ABNT NBR 15965 deverão ser consultadas e utilizadas para a classificação e codificação
das informações nas fases do desenvolvimento dos projetos.
As composições de custos deverão utilizar a combinação dos códigos das seguintes tabelas:
• 3R – Resultados da construção (exemplo: porta de madeira interna envernizada)
• 1S – Serviços (exemplo: empreitada – ou seja, a composição de custos não consideraria mão de
obra própria)
• 2C – Produtos [ou componentes] (exemplo: folha de porta de madeira para verniz, batente de madeira
maciça, dobradiças de latão 3.1/2”, fechadura tipo tambor)
• 2Q – Equipamentos (exemplo: furadeira elétrica manual)
• 2N – Funções (exemplo: supervisor)
• 1D – Disciplinas (exemplo: marcenaria)
• Para a codifição das informações dos cronogramas e demais documentos utilizados no planejamento,
além das tabelas especificamente listadas para utilização nos orçamentos, também deverá
ser utilizada a tabela:
• 1S – Fases (exemplo: projeto executivo)
* Os sistemas de classificação da informação serão aprofundados e mais bem detalhados na seção 3.1.3 –
Padronização e codificação, mais adiante, neste Volume.
Fonte:
Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Codificação dos Elementos e Componentes BIM
Definir, ajustar e documentar o processo de desenvolvimento de estimativas de custos e orçamentos da edificação e/ou instalação que será construída como com base em quantidades extraídas de modelos autorais BIM.
Fonte: Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Definir, ajustar e documentar processo de extração de quantidades dos modelos BIM autorais.
Fonte: Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Objetivos da Coordenação de Projetos BIM e suas diretrizes:
Definir, ajustar e documentar processo para coordenação dos projetos multidisciplinares, eliminando interferências
entre susbsistemas construtivos.
Definir, ajustar e documentar processo de validação de modelos, análises de conformidade com códigos de
construções e obras.
Definir, ajustar e documentar processo de extração de quantidades dos modelos BIM autorais
Definir, ajustar e documentar o processo de desenvolvimento de estimativas de custos e orçamentos da edificação e/ou instalação que será construída como com base em quantidades extraídas de modelos autorais BIM.
Desenvolver competências e capacitar a equipe interna na realização de processsos BIM
Desenvolver competências e capacitar a equipe interna na realização de processsos BIM
Desenvolver competências e capacitar prestadores de serviços na realização de processos BIM.
Fonte: Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
O Code checking consiste na verificação das inconsistências de informações e regras. Essas incongruências podem ser referentes a:
É a identificação automática de interferências geométricas e funcionais entre os objetos que compõem um modelo. Os relatórios das interferências identificadas em um modelo BIM em desenvolvimento podem ser extraídos automaticamente e compartilhados com as equipes
responsáveis por cada uma das diferentes disciplinas.
Além de apresentarem a localização da interferência, alguns softwares também as classificam como: leves, moderadas ou críticas.
Fonte: Caderno de apresentação de projetos em BIM - Governo do Paraná
Time Clash
Time clash: elementos que podem se colidir ao longo do tempo, e que devem ser colocados antes de outros, durante a construção ou o uso do edifício.
Soft Clash
Soft clash: os elementos não respeitam uma distância mínima exigida em relação a outro elemento ou sistema, pois invadem o respetivo espaço necessário para montagem ou manutenção.
Hard Clash
Hard clash: elementos que ocupam o mesmo espaço, por exemplo uma viga ou um pilar que atravessam uma janela. Nesse caso, é necessário voltar a modelar um ou mais modelos digitais comparados.
Dependendo da etapa do ciclo de vida da construção e os objetivos BIM definidos deverá ser realizado um trabalho de análise qualitativa do modelo (Model checking).
O investidor, cliente, coordenador BIM e/ou contratante poderá utilizar quaisquer softwares de checagem disponíveis no mercado, afim de validar os produtos entregáveis. A forma de validação a ser utilizada deverá constar no Plano de Execução BIM que deverá ser feito no início do projeto.
Vamos supor que temos um modelo no formato IFC que devemos submeter à atividades de clash detection (detecção de interferências) ou code checking (verificação de regras).
Antes de começar, é necessário verificar se o arquivo proprietário ou IFC está correto do ponto de vista formal e que não apresente defeitos geométricos e/ou informativos.
Ou seja, a finalidade é assegurar a consistência das informações, observando-se aspectos como adoção do ponto de origem 3D convencionado, por exemplo: (0,0,0) e identificações das alterações feitas desde a última revisão, se as definições gerais de IFC estão adequadas, unidades de medida, etc
Seria, no entanto, mais interessante dispor de softwares que permitam fazer as avaliações preliminares necessárias, com os recursos seguintes, a seguir:
Verificação de Componentes BIM
Focadas na conformidade dos componentes e seu uso no modelo como por exemplo, requisitos específicos de cada uso adotado no empreendimento ou instalação. Pode ser total ou parcialmente automatizada, além de aliada a recursos como associação com planilhas ou à utilização de aplicativos voltados à coordenação de projetos, necessitando-se criar um pacote de regras adequado, se não estiver disponível.
Criação de relações
O processo de verificação pode ser facilitado alterando as relações, por exemplo criando uma hierarquia entre entidades ou estabelecendo uma correspondência entre elementos de acordo com os valores dos seus parâmetros.
Inclusão/correção de informações
Possibilidade de adicionar informações às entidades ou de corrigir eventuais informações erradas. Isso acelerara o fluxo de criação de um modelo digital federado.
Caso um dado requerido não esteja incluído no modelo IFC, é impossível obter o valor numérico ou alfanumérico a ser verificado e submetido ao Rule set (conjunto de regras) de verificação.
Redefinição pontual da geometria
Possibilidade de redefinir de forma pontual a geometria de um elemento exportado no formato IFC, sem dever voltar a modelar todo o modelo digital.
Trata-se, então, de redefinições pontuais e não da possibilidade de voltar a modelar totalmente a entidade, pois nesse caso serão utilizados os softwares de autoria BIM
Definir, ajustar e documentar diretrizes de modelagem para o desenvolvimento dos modelos BIM autorais
para as disciplinas de arquitetura, estruturas (inclusive fundações), e complementares como: instalações hidráulicas, instalações elétricas, climatização, mecânica, tubulação, etc.
Fonte: Volume 3 - Colaboração e Integração BIM. Coletânea Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras, 2016.
Detecção e Alarme e Combate a Incêndio
Mecânica
Gases
CFTV e Alarme
Cabeamento estruturado
SPDA
Tubulação
Copie e cole a url no seu navegador para abrir o arquivo com as diretrizes:
Orçamento
Planejamento
Deverá ser elaborado o modelo digital do terreno que coordenará e orientará os projetos de arquitetura, urbanismo, infraestrutura e demais disciplinas que estejam vinculadas às informações de topografia.
O projeto topográfico deverá ser modelado como uma disciplina isolada e estará integrado às demais disciplinas do projeto, devendo ser elaborado de forma a garantir sua perfeita implantação e estar de acordo com suas coordenadas geográficas previamente determinadas
pelo levantamento planialtimétrico.
Ademais, os volumes de corte e aterro deverão ser extraídos do modelo digital.
Fonte: Caderno de apresentação de projetos em BIM - Governo do Paraná
Não fornecido
Todas as disciplinas do projeto que serão modeladas deverão seguir o mesmo ponto de referência dentro de seus respectivos softwares nativos, a fim de que, ao serem sobrepostas em um único arquivo, estas encontrem-se com a mesma localização espacial. Para tal, utilizar-se-ão as coordenadas 0,0,0 para os eixos X, Y e Z como referência padrão para todas as disciplinas ou um ponto de referência pré-estabelecido de acordo com a disciplina de arquitetura ou outro ponto de comum acordo entre todos os envolvidos.
Além das coordenadas globais utilizadas no projeto (0,0,0 nos eixos X, Y e Z), também serão utilizadas coordenadas geográficas referentes à localização espacial do terreno, baseando-se no levantamento topográfico previamente realizado. Para tal, o terreno deverá ser georeferenciado dentro do software nativo, com sua respectiva latitude, longitude e altitude em relação ao nível do mar, além da definição de seu Norte geográfico, a fim possibilitar a
exportação de tal informação para outros softwares e gerar estudos reais de insolação para o projeto.
Fonte: Caderno de apresentação de projetos em BIM - Governo do Paraná
IFC de Estrutura
No setor da construção, a NBR 9050, conhecida como norma de acessibilidade, traz critérios e parâmetros para instalação de equipamentos e adaptação de espaços, de forma que se tornem acessíveis para todas as pessoas.
Link para leitura completa da Norma:
https://www.caurn.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15-Acessibilidade-emenda-1_-03-08-2020.pdf
A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.
Guia para Arquitetos sobre a NBR 15575:
https://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/2_guia_normas_final.pdf
Pamela Silveira
E-mail: pamela@urbanabim.com
Telefone: (51) 99262-3772
Maria Augusta Dettmer
E-mail: engenharia@genteincorporadora.com.br
Telefone: (51) 98017-0105
Rodrigo Serpa
E-mail: projetos@emdastudio.com
Telefone: (11) 99997-7880
Investors will ask: how well do you know your customers and your market? Your business plan should show that you are targeting your market by well-defined segments and are focused on creating value for customers.
Os projetos a serem desenvolvidos em BIM devem ter uma nomenclatura específica.
Os modelos serão carregados no Ambiente Comum de Dados (CDE) deverão ter a seguinte nomenclatura conforme abaixo:
EMPRESA_PROJETO_ETAPA_ddd_XXX_REV.0
EMPRESA= Consórcio e/ou Empresa e/ou Instituição
PROJETO = Nome do Projeto
ETAPA= Etapa do Projeto
ddd = Disciplina como segue:
ARQ para Arquitetura
EST para Estrutura
MEC para Mecânica
TUB para Tubulação
ELE para Elétrica
SPDA para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas
CAB para Cabeamento Estruturado
HID para Hidrossanitário
CLI para Climatização
CFTV para Circuito Interno de TV e Alarme
GAS para gases
SDAI para Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio
PLA para Planejamento 4D
XXX como segue:
Sequência de 3 dígitos numéricos.
Série 001 a 100 – Modelos Tridimensionais. Arquivos .dwg; .ifc; e .arquivo proprietário;
Série 101 a 200 – Planejamentos 4D. Arquivos .(software de planejamento utilizado);
Série 201 a 300 – Takeoffs de Quantidades. Arquivos .(software de extração de quantidades utilizado);
Série 301 a 400 – Planilhas de Quantidades. Arquivos .xlsx e .xls
Revisão= 1, 2, 3... - No caso dos modelos e arquivos BIM a medida que forem sendo modificados:
AP = Emissão. Não faz parte do nome do arquivo, mas faz parte dos dados para cadastro no CDE.
(EMPRESA_PROJETO_ETAPA_DISCIPLINA_XXX_REV.0
Add some key points about the industry you are working in.
As Built
PE
AP
EP
EV
LOD 300
Elementos de um modelo podem ser representados graficamente como um sistema específico.
Objeto ou montagem com tamanhos, formas, quantidades e orientações também específicos.
Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos.
LOD 200
Elementos de um modelo podem ser representados graficamente como um sistema genérico.
Objeto ou montagem com tamanhos, formas, quantidades e orientações aproximadas.
Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos.
LOD 500
LOD 500
A representação gráfica dos elementos de um modelo são verificadas em campo, em termos de tamanho,
formas, localização, quantidades e orientações.
Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos.
LOD 400
LOD 400
Elementos de um modelo podem ser representados graficamente como um sistema específico.
Objeto ou montagem com tamanhos, formas, quantidades, orientações com informações detalhadas sobre fabricação, montagem e instalação.
Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos.
LOD 350
LOD 350
Elementos de um modelo podem ser representados graficamente como um sistema específico.
Objeto ou montagem com tamanhos, formas, quantidades, orientações e interfaces com outros sistemas também específicos.
Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos.
LOD 300
LOD 300
Elementos de um modelo podem ser representados graficamente como um sistema específico.
Objeto ou montagem com tamanhos, formas, quantidades e orientações também específicos.
Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos.
LOD 200
LOD 200
Elementos de um modelo podem ser representados graficamente como um sistema genérico.
Objeto ou montagem com tamanhos, formas, quantidades e orientações aproximadas.
Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos.
LOD 100
LOD 100
Elementos de um modelo podem ser representados graficamente por um símbolo ou outra representação
genérica.
Informações relacionadas aos elementos do modelo (ex. custo/m2 , Ton Resfriamento, etc) podem ser derivadas
de outros elementos.
Descrição das etapas, momento da finalização de cada uma delas, o que é disponibilizado pelas equipes e o cronograma das modelagens e coordenação BIM.
Quais fases do ciclo de vida do empreendimento serão abrangidas pelos fluxos de trabalhos BIM e quais as ferramentas (softwares) serão utilizados no projeto, assim como suas respectivas versões.
Describe the vision and the opportunity that the plan is based on.
The investor's question you answer here is Where are you headed, and why?
Qual a infraestrutura mais adequada para atender às necessidades do projeto?
Google Drive
Acesso apenas a pessoas autorizadas
Arquivos de projeto. DWG, proprietário, IFC
Placa de vídeo
Memória
Processador
Windows 10
How will your facilities need to change to implement your plan?
Will you need new premises or changes to existing premises?
Add a facility.
Projeto
Clash detection
US BIM Clash
Validação e Integração
US BIM Viewer
BIM Collab Zoom
Design
Modelagem
Softwares
Add a key point about the opportunity that you are pursuing.
TQS
Revit
Complementares
Climatização
Hidrossanitário
Elétrica
Solução desenvolvida especificamente para BIM, que permite o desenvolvimento de modelos com
recursos para modelagem (arquitetônica, estrutural, sistemas prediais), anotação, documentação (layout
e impressão), levantamento de quantitativos, geração de legendas e tabelas, geração de câmeras e renderizações e geração de passeios interativos (“walkthroughs”).
Possui capacidade de Associação Bidirecional: uma alteração em um ponto específico é uma alteração
global. Neste software, todas as informações de modelos são armazenadas em um único banco de dados coordenado. As revisões e alterações efetuadas nas informações são automaticamente atualizadas em
todo o modelo, reduzindo significativamente a quantidade de erros e omissões.
Esses componentes oferecem um sistema gráfico aberto para considerações de design e criação de formas, ao mesmo tempo em que fornecem a oportunidade de ajustar e expressar a intenção de design em níveis cada vez mais detalhados. Use componentes paramétricos para as montagens mais elaboradas, como trabalho de marcenaria e equipamentos, e também para as peças de construção mais elementares, como paredes e colunas.
O melhor de tudo é que nenhuma codificação ou linguagem de tabela é necessária.
Versão 202_
Processos BIM
Mapa de processos
HEFLO
Acesso interno equipe Coordenação Be in
Colaboração
CDE
Trimble Connect
Gestão de tarefa
Pipefy
Acesso interno equipe Be in
Construmanager
Equipe da Be in não tem acesso
Trello
Provide your investors with a clear picture of your business: how it is structured, who owns it, who runs it, and how it is doing so far?
Não apenas em construções muito complexas, mas também em partes específicas de edificações como shopping centers ou hospitais podem existir regiões com grande concentração de diferentes tipos de subsistemas.
Por exemplo, em um hospital, além das instalações normais de conforto (ar condicionado, ventilação e exaustão), é comum a necessidade de gases, água quente, sistemas de monitoramento e controle, sistemas de segurança e alarme, etc.
Para essas partes críticas, muito ‘poluídas’ de instalações, não basta que se resolvam os conflitos físicos (coordenação geométrica). É preciso também estudar e definir a sequência da montagem porque, em alguns casos, tal sequenciamento é vital para viabilizar a construção, tamanha a falta de flexibilidade.
Esta é a definição de ‘construtibilidade’ – existe uma sequência ótima de montagem para qualquer conjunto
de instalações ou edificação. Combinando recursos BIM, como a construção virtual (Virtual Design & Construction),
a identificação automática de interferências (clash detection) e o planejamento 4D, podem-se realizar
simulações e análises da construtibilidade com um nível sem precedentes de confiança e precisão.
Mais informações:
GUIA 3 – BIM na Quantificação, Orçamentação, Planejamento e Gstão de serviços da construção. Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, 2017.
Add some information about your current profitability.
For example:
Add some information about the current shareholding.
How much have the current owners invested in the business?
Inserir informação ou utilizar programas de modelagem que já insiram informações necessárias para análises estruturais, forças, tensões exercidas, etc.
Add some information about the capital finance situation at your company.
Modelar o terreno, com as coordenadas geográficas e topográficas específicas, prédios existentes, entorno, se for o caso.
Os componentes tem que tem seus materiais e especificações atribuídos.
O modelo tem que atender à necessidades de quem elabora a EAP de execução da obra, modelo os componentes de acordo com a necessidade.
Add some information about the regulatory environment that affects your company. Apart from company law, what other regulations apply to your sector? Consider:
Although the executive summary appears first in the document, it is easier to complete it last, when you can summarise and prioritize the key points in your plan.
Quantas e quais serão as equipes de trabalho envolvidas
Quais os papéis e responsabilidades de cada membro das equipes de trabalho desenvolvidas
E qual o contato de cada participante do projeto
Cliente
Coordenação BIM
BIM Manager
Gerente BIM:
Nome:
Contato:
O (A) BIM Manager é o gerente de processos digitalizados.
Ele cuida da organização de processos digitais, assim como da supervisão e da coordenação geral dos contratos de construção em andamento e dos recursos humanos especializados envolvidos no processo BIM.
O (A) BIM Manager gerencia, de fato, todos os contratos BIM e interage principalmente com outros dois profissionais: o BIM Especialista e o (a) BIM Coordenador (a).
Também deve possuir uma preparação adequada para tomar, de forma autônoma, decisões finais. Embora nem sempre seja tecnicamente proficiente nos softwares utilizados pelo seu grupo de trabalho, o BIM Manager deve, de qualquer forma, possuir conhecimentos práticos em alguns softwares que lhe permitam estar totalmente envolvido no processo de gerenciamento e criação de padrões e documentação.
As tarefas do BIM Manager são muitas. Resumindo, ele (a):
Fonte: https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
Coordenador (a) BIM
Coordenador (a) BIM:
Nome:
Contato:
O (A) BIM Coordenador (a) é o coordenador (a) dos fluxos de informações referentes a contratos de construção. Ele (a) trabalha a nível de cada contrato, de acordo com as instruções do (a) BIM Manager. Caso o contrato possua um alto grau de complexidade e multidisciplinaridade, é possível prever mais BIM Coordenadores.
Ele (a) é o que garante a eficiência e eficácia dos processos digitalizados da organização e cuida, principalmente, de verificar a exatidão e consistência do modelo BIM.
Em particular, suas tarefas são:
Fonte: https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
BIM Especialista: Terraplenagem e GIS
Especialista da disciplina:
Nome:
Contato:
Projetistas:
Nome:
Contato:
Modeladores:
Nome:
Contato:
Ele (a) é o operador (a) avançado (a) do gerenciamento e da modelagem informativa.
Atua com referência a contratos de construção individuais, usando uma ferramenta de autoria BIM. Em outras palavras, ele cuida da modelagem de arquitetura, estrutura, instalações, entre outros, e possui habilidades disciplinares especializadas que lhe permitem colaborar ativamente com os projetistas ou até atuar ele mesmo como projetista.
Também possui uma preparação que lhe permite integrar sua atividade nos fluxos de trabalho digital previstos pelo (a) BIM Coordenador (a), incluindo o apoio para a elaboração de um plano de gestão da informação.
Além disso, o BIM Especialista analisa os principais conteúdos das especificações de informação e do plano de gestão da informação, de forma a atuar de acordo com os mesmos, e realiza algumas verificações preliminares no modelo.
Em particular, suas tarefas são:
Adaptado da Fonte: https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
BIM Especialista: Orçamento
Especialista da disciplina:
Nome:
Contato:
Projetistas:
Nome:
Contato:
Modeladores:
Nome:
Contato:
Ele (a) é o operador (a) avançado (a) do gerenciamento e da modelagem informativa para o orçamento do projeto.
Atua com referência a contratos de construção individuais, usando uma ferramenta de autoria BIM. Em outras palavras, ele cuida do orçamento e/ou extração de quantitativos e/ou especificações de compras, entre outras habilidades disciplinares especializadas que lhe permitem colaborar ativamente com os projetistas, coordenadores e gerentes ou até atuar ele mesmo como projetista orçamentista.
Também possui uma preparação que lhe permite integrar sua atividade nos fluxos de trabalho digital previstos pelo (a) BIM Coordenador (a), incluindo o apoio para a elaboração de um plano de gestão da informação.
Além disso, o BIM Especialista em orçamento analisa os principais conteúdos das especificações de informação e do plano de gestão da informação, de forma a atuar de acordo com os mesmos, e realiza algumas verificações preliminares no modelo.
Em particular, suas tarefas são:
É bom lembrar que os profissionais BIM envolvidos no processo digital podem desenvolver mais de uma função. Portanto, um mesmo profissional pode desenvolver o papel de BIM Especialista, BIM Coordenador (a) ou BIM Manager para o mesmo contrato de construção.
Adaptado da Fonte: https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
BIM Especialista: Planejamento
Especialista da disciplina:
Nome:
Contato:
Projetistas:
Nome:
Contato:
Modeladores:
Nome:
Contato:
Ele (a) é o operador (a) avançado (a) do gerenciamento e da modelagem informativa para o planejamento do projeto.
Atua com referência a contratos de construção individuais, usando uma ferramenta de autoria BIM. Em outras palavras, ele cuida do planejamento e/ou simulação de etapas de obra e canteiro, entre outras habilidades disciplinares especializadas que lhe permitem colaborar ativamente com os projetistas, coordenadores e gerentes ou até atuar ele mesmo como projetista de planejamento.
Também possui uma preparação que lhe permite integrar sua atividade nos fluxos de trabalho digital previstos pelo (a) BIM Coordenador (a), incluindo o apoio para a elaboração de um plano de gestão da informação.
Além disso, o BIM Especialista em planejamento analisa os principais conteúdos das especificações de informação e do plano de gestão da informação, de forma a atuar de acordo com os mesmos, e realiza algumas verificações preliminares no modelo.
Em particular, suas tarefas são:
É bom lembrar que os profissionais BIM envolvidos no processo digital podem desenvolver mais de uma função. Portanto, um mesmo profissional pode desenvolver o papel de BIM Especialista, BIM Coordenador (a) ou BIM Manager para o mesmo contrato de construção.
Adaptado da Fonte: https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
BIM Especialista: Complementares - MEP
BIM Especialista: Detecção e Alarme e Combate a Incêndio
BIM Especialista: Mecânica
BIM Especialista: Gases
BIM Especialista: CFTV e Alarme
BIM Especialista: Cabeamento estruturado
BIM Especialista: Climatização
BIM Especialista: SPDA
BIM Especialista: Tubulação
BIM Especialista: Hidrossanitário
BIM Especialista: Elétrica
BIM Especialista: Estrutura
BIM Especialista: Arquitetura
Especialista da disciplina:
Nome:
Contato:
Projetistas:
Nome:
Contato:
Modeladores:
Nome:
Contato:
Ele (a) é o operador (a) avançado (a) do gerenciamento e da modelagem informativa.
Atua com referência a contratos de construção individuais, usando uma ferramenta de autoria BIM. Em outras palavras, ele cuida da modelagem de arquitetura, estrutura, instalações, entre outros, e possui habilidades disciplinares especializadas que lhe permitem colaborar ativamente com os projetistas ou até atuar ele mesmo como projetista.
Também possui uma preparação que lhe permite integrar sua atividade nos fluxos de trabalho digital previstos pelo (a) BIM Coordenador (a), incluindo o apoio para a elaboração de um plano de gestão da informação.
Além disso, o BIM Especialista analisa os principais conteúdos das especificações de informação e do plano de gestão da informação, de forma a atuar de acordo com os mesmos, e realiza algumas verificações preliminares no modelo.
Em particular, suas tarefas são:
É bom lembrar que os profissionais BIM envolvidos no processo digital podem desenvolver mais de uma função. Portanto, um mesmo profissional pode desenvolver o papel de BIM Especialista, BIM Coordenador (a) ou BIM Manager para o mesmo contrato de construção.
Fonte: https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
Coordenação de Projeto
Gestor (a) de Projeto
Gerente BIM:
Nome:
Contato:
O (A) Gestor (a) de Projeto é o gerente de processos de projeto.
Ele cuida da organização de processos de projeto, assim como da supervisão e da coordenação geral dos contratos de construção em andamento e dos recursos humanos especializados envolvidos no processo de projeto.
O (A) Gestor (a) de Projeto gerencia, de fato, todos os contratos do projeto e interage principalmente com outros dois profissionais: os Projetistas e o (a) Coordenador (a) de Projeto.
Também deve possuir uma preparação adequada para tomar, de forma autônoma, decisões finais.
As tarefas do (a) Gestor (a) de Projetos são muitas. Resumindo, ele (a):
Adaptado das Fontes:
OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS EM BIM
ARAUJO, Anna Paula de (1) Instituto IDD - Pós Graduação em Gestão Colaborativa de Projetos – Ênfase BIM, contato: (41) 99359560, e-mail: araujo.anna@gmail.com; CUNHA, Fernanda Ferreira da (2) Instituto IDD - Pós Graduação em Gestão Colaborativa de Projetos – Ênfase BIM, contato: (41) 88200541, e-mail: fernanda@fcunha.arq.br
https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
Coordenador de Projeto
Coordenador (a) de Projeto:
Nome:
Contato:
FABRÍCIO e MELHADO (2002) relatam que a coordenação de projetos deve trabalhar com as diversas frentes de projeto paralelamente, criando meios de comunicação efetivos entre estes, garantindo que as soluções técnicas desenvolvidas pelos projetistas de diferentes especialidades sejam adequadas e compatíveis entre si, visando obter como resultado final um produto mais racionalizado e completo, com menor ou nenhuma necessidade de correções e modificações durante a execução.
Ele (a) trabalha a nível de cada contrato, de acordo com as instruções do (a) Gestor (a) de Projeto. Caso o contrato possua um alto grau de complexidade e multidisciplinaridade, é possível prever mais Coordenadores de projeto.
Ele (a) é o que garante a eficiência e eficácia dos processos de projeto, os requisitos técnicos e normativos e cuida, principalmente, de verificar a exatidão e consistência das informações de projeto elaboradas.
Em particular, suas tarefas são:
Adaptado das Fontes:
OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS EM BIM
ARAUJO, Anna Paula de (1) Instituto IDD - Pós Graduação em Gestão Colaborativa de Projetos – Ênfase BIM, contato: (41) 99359560, e-mail: araujo.anna@gmail.com; CUNHA, Fernanda Ferreira da (2) Instituto IDD - Pós Graduação em Gestão Colaborativa de Projetos – Ênfase BIM, contato: (41) 88200541, e-mail: fernanda@fcunha.arq.br
https://biblus.accasoftware.com/ptb/profissionais-bim-manager-specialist-e-coordinator/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_content=%23+183+-+Building+Information+Modeling%2C+Model%2C+Management%3A+3+M+do+BIM+%7C+Profissionais+BIM%3A+Manager%2C+Specialist+e+Coordinator+%7C+Biblioteca+Objetos+BIM&utm_campaign=BibLus-PTB183
Projetistas
Complementares - MEP
Estrutura
Arquitetura
Coordenador (a):
Nome:
Contato:
Projetistas:
Nome:
Contato:
Instituição Pública
Construtora
Incorporadora
List the financial aid and other support that you are seeking, so that you can take advantage of this opportunity.
Exemplo:
Contrato em modalidade ECM para gerenciamento da construção de:
Engenharia de detalhamento basico e executivo do empreendimento em BIM, com prazo contratual de 18meses.
Add the key points about the track record of your team and your capabilities.
Summarise the value and the difference that your organization aims to create. Mission statements are more useful if they describe the difference that you want to make to your customer's lives, rather than what you want to achieve personally. Your mission statement should directly influence strategic decisions.
Your business plan is a commercially sensitive document and you may wish to add a confidentiality statement (or non-disclosure agreement) at the front of the document.
Type in or attach your statement of confidentiality
Gerenciamento das Informações BIM
Planejamento, Controle e Qualidade BIM
Procedimentos de Colaboração
Processo e Fluxo de trabalho
Reuniões, avaliação de qualidade do modelo, avaliação de conflitos
Diretrizes de Modelagem
Padrões de nomenclatura, informações que tem que ter, formatos de entrega
Papéis nas equipes
Matriz de Responsabilidade
Etapas, marcos de entrega, entregáveis e cronograma BIM
Ferramentas de projeto e colaboração
Definição de ferramentas de modelagem, CDE, gestão de tarefas, hardware e outros recursos adicionais
Usos e Objetivos BIM
Informações do Projeto